Caso Ana Hickmann: Síndrome da Adoração à Celebridade

 

Psicólogo e escritor, Alexandre Bez fala sobre os fatores comportamentais que levaram a perseguição da apresentadora e modelo em caso recente

 

Imagem: Reprodução/Record

 

O ataque do intitulado "Fã" ocorreu unicamente por ele ser portador de uma patologia de ordem mental do tipo perseguição obsessiva, denominada de "Síndrome da Adoração à Celebridade".

 

O perseguidor obsessivo sempre está atento a todas as informações que saem na mídia e/ou postadas nas redes sociais pela própria celebridade. Tanto as notícias pertinentes ao âmbito pessoal, como as de cunho profissional.  Quanto mais em evidência estiver a celebridade maior será a obsessão dessa pessoa.

 

Há alguns fatores que ajudam a identificar o perseguidor, como: empatia exagerada, mega identificação, descontrole pessoal, fatores sexuais reprimidos e severa impotência sexual. No caso citado acima o perseguidor é o da "Erotomania", o portador dessa síndrome estabelece um vínculo ficcional íntimo e unilateral com a pessoa de seu desejo, porém funcional e real apenas para ele.  "Por achar que a celebridade está o traindo, precisa eliminá-la. As postagens e/ou notícias da mídia, ele entende que são sinais que a celebridade está mandando a ele e como não é correspondido na realidade, vê uma traição mesmo nunca tendo algum tipo de relacionamento com a vítima, porque em seu precário aparelho mental esse relacionamento existe", afirma o psicólogo e escritor, Alexandre Bez.

 

Vale ressaltar que a síndrome é de conotação psicótica, portanto não há cura e nem reversibilidade. Segundo Bez, é recomendável para as vítimas de casos assim, sessões de psicoterapia e análise pessoal, que auxiliam no stress pós-traumático e transtornos de ansiedade, e também ajuda a não os desenvolve-los.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado