Especial sobre animais em extinção na programação em homenagem ao Sir David Attenborough dia 17 de maio, no BBC Earth



 

Em "Attenborough's Ark", naturalista apresenta animais
exóticos que devem ser salvos da extinção

Nesta terça-feira, 17 de maio, às 22 horas, o BBC Earth segue com a programação especial em homenagem ao naturalista britânico Sir David Attenborough, que completou 90 anos dia 8 de maio. Durante todo mês, o canal exibe os principais trabalhos dele que, há mais de 60 anos, apresenta a vida selvagem em produções originais da BBC.

A programação especial do dia 17 de maio começa, às 22 horas, com Attenborough's Ark, programa em que o naturalista escolhe dez animais pouco conhecidos que ele gostaria de salvar de uma possível extinção. Às 23 horas, Sir David apresentaAttenborough's Fabulous Frogs, especial que mostra momentos do ciclo de vida de diversas espécies de sapos e rãs, com filmagens especiais e imagens dos arquivos da BBC. Às 23h55, vão ao ar dois episódios de Attenborough's Natural Curiosities. O primeiro mostra hipopótamos e macacos que manipulam substâncias para evitar e curar doenças. O segundo programa investiga pulgas capazes de longos saltos e felinos que alcançam velocidades impressionantes.

Nas próximas semanas, os fãs das séries clássicas e das superproduções recentes poderão rever seus programas favoritos, como Zoo Quest in Colour, Attenborough and the Giant Dinosaur e Attenborough's Natural Curiosities.

A programação especial termina na terça-feira, dia 31 de maio, às 22 horas, com o especial inédito Attenborough at 90. Conduzido pela apresentadora Kirsty Young, o programa é uma grande entrevista com o naturalista, que conta para uma plateia sobre os bastidores dos programas e relembra momentos importantes de sua carreira.

Sinopses da programação do dia 17 de maio:

Às 22 horas
Attenborough's Ark (2012)

Attenborough, inspirado na passagem bíblica da Arca de Noé, seleciona os dez animais que ele salvaria da extinção. O critério para definir quais são os escolhidos é definido pela sigla em inglês EDGE (Evolutionarily Distinct and Globally Endangered), ou seja, Evolutivamente Distinto e Mundialmente Ameaçado. Trata-se de seres com características peculiares e que existem em apenas algumas áreas do planeta. 

O especial apresenta espécies como o proteu, anfíbio cego que habita águas subterrâneas, vive apenas em locais sem luz e é encontrado em cavernas na Europa. Também o solenodonte, mamífero de algumas regiões da América Central e que possui um veneno injetado nas vitimas por meio dos dentes. Além do sapo de Darwin, da América do Sul, cujo macho agrupa os girinos na bolsa vocal até que eles atinjam o formato adulto.

O naturalista revela algumas características que os tornam especiais e também apresenta o trabalho de biólogos que têm como principal objetivo realizar estudos e ações que ajudem a preservar as espécies.

Às 23 horas
Attenborough's Natural Frogs 

Neste especial, Sir David mostra-se apaixonado por sapos e rãs, animais representados por mais de 5 mil espécies na natureza. E apresenta curiosidades que envolvem o ciclo de vida destes seres em momentos como a alimentação e a reprodução.

Attenborough mostra, por exemplo, um macho de um sapo encontrado no Panamá, que acena com as patas dianteiras para as possíveis parceiras. Se elas respondem também acenando, o casal é formado. Já quanto à alimentação, estes anfíbios são exímios caçadores e alimentam-se preferencialmente de insetos. Alguns possuem o hábito do canibalismo e há relatos científicos de um sapo pré-histórico que comia até mamíferos e alguns dinossauros.

O programa também explica que as rãs possuem uma grande capacidade de adaptação aos ambientes. Um exemplar do deserto australiano consegue viver longos períodos embaixo da terra, onde há umidade, para não morrer desidratado. Para suportar o inverno, uma espécie da América do Norte congela-se, mas consegue manter vivas suas células e volta a se descongelar quando a estação fria acaba.

Às 23h55
Attenborough's Natural Curiosities- Dois episódios 

Com uma carreira de mais 60 anos apresentando os programas de história natural da BBC, Sir David Attenborough já conheceu as mais extraordinárias criaturas da natureza. Algumas, porém, continuam a intrigá-lo por sua biologia curiosa e aspectos de seu comportamento. A série Attenborough's Natural Curiosities é focada nestes animais.

O episódio que vai ao ar primeiro mostra que alguns animais possuem dons medicinais. É o caso dos hipopótamos. Eles produzem um suor vermelho, parecido com sangue, que funciona como protetor solar e ajuda a combater infecções. Os macacos-pregos são outro exemplo e esfregam em seus corpos plantas que servem como repelente de insetos.     

No segundo episódio, Attenborough apresenta dois animais capazes de feitos impressionantes. O naturalista explica como a pulga consegue saltar a distâncias dezenas de vezes maiores que o tamanho de seu corpo. E como felinos conhecidos pela velocidade podem correr acima dos 110 quilômetros por hora, como o guepardo.

Sir David Attenborough 

Nascido em 8 de maio de 1926, o naturalista britânico é o principal representante dos programas de história natural da BBC há mais de 60 anos. Com sua voz calma, ensina os espectadores a admirarem os animais, trazendo informações precisas sobre cada espécie e a vida na natureza selvagem.

Sir David Attenborough formou-se em Ciências Naturais pela Universidade de Cambridge. Desde 1952, trabalha para a BBC, e foi com o programa Zoo Quest, de 1954, que lançou o formato de viagem nos programas de natureza. O sucesso de Zoo Quest foi tamanho que influenciou a criação da Unidade de História Natural da BBC, em 1957.

Conheça a programação completa de homenagens:

●Terça-feira, 24 de maio
22:00- Zoo Quest in Colour – Primeiro episódio 
23:00- Zoo Quest in Colour – Segundo e último episódio
Programa pioneiro em que Sir David Attenborough lançou o formato de viagem nos programas de natureza em 1954

23:55- Attenborough's Natural Curiosities- Dois episódios

●Terça-feira, 31 de maio
22:00- Attenborough at 90 
Especial inédito uma retrospectiva da carreira de Sir Attenborough, com imagens das principais produções e curiosidades que ele conta sobre os bastidores dos programas.

23:00- Attenborough and the Giant Dinosaur- Primeiro episódio 
Dois anos de pesquisas em ossadas encontradas na Argentina, confirmaram a descoberta do maior dinossauro que já existiu na Terra.

23:55- Attenborough's Natural Curiosities- Terceira temporada – Dois episódios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado