Programas da GloboNews colocam os direitos da mulher no foco da discussão


 

Na semana em que o estupro coletivo à jovem de 16 anos no Rio de Janeiro chocou o país, a GloboNews coloca o tema em discussão e dedica parte de sua grade de programação a essa reflexão. Nesta terça-feira, dia 31, às 21h30, Carlos Monforte discute com convidados sobre as políticas de proteção às mulheres, a cultura da impunidade e do machismo em uma edição extraordinária do 'GloboNews Política'.

 

Na quarta-feira, dia 1º de junho, às 23h, o 'Arquivo N' relembra o Caso Araceli, uma menina de 8 anos que foi estuprada e morta em Vitória em 1973. Apesar dos três principais suspeitos terem sido condenados, acabaram absolvidos no último julgamento, em um caso que teve diversas reviravoltas e algumas mortes ao longo das investigações. Uma CPI chegou a ser instalada para ajudar a desvendar o crime, sem sucesso. Hoje, depois de 43 anos, o crime já prescreveu. O programa entrevistou o jornalista José Louzeiro, autor do romance-reportagem "Aracelli, meu amor", censurado na época pelo governo militar. A data da trágica morte da menina (18 de maio) se transformou em símbolo do combate à exploração sexual infantil e inspirou a criação do Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, através de lei sancionada pelo Congresso Nacional em 2000.

 

Na quinta-feira, dia 2 de junho, às 23h, Mário Sérgio Conti recebe a cineasta Tata Amaral para falar ao vivo, em seu programa 'Diálogos', sobre o seu novo filme 'Trago Comigo', que estreia em junho. Ativista pelos direitos humanos, Tata trata no novo longa-metragem das sequelas da ditadura civil-militar brasileira na vida de seus personagens. Na entrevista à GloboNews, ela fala ainda sobre feminismo e do papel do Ministério da Cultura.

 

No domingo, dia 5 de junho, às 20h30, o 'GloboNews Especial' fala sobre a cultura do estupro no Brasil. De acordo com os casos registrados oficialmente, no país há um estupro a cada 11 minutos mas, de acordo com especialistas, o número pode ser até dez vezes maior já que muitas vezes os casos não chegam às delegacias. Além de ouvir vítimas e criminosos, o programa discute o assunto com especialistas e advogados. Mostra, ainda, a mobilização de mulheres em todo o país em protesto ao estupro coletivo que ocorreu no dia 21 em uma favela do Rio de Janeiro e, discute que tipo de política pública pode mudar esta realidade.


Enviado com MailTrack

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado