Dino Rocha & Grupo apresentam ritmos tradicionais no Mato Grosso do Sul


 

Chamamés, marchinhas e rasqueados compõem o repertório do trio em show exibido pelo SescTV, no dia 25/6, sábado, às 19h3


Foto: Gambhira Photo Art.


SescTV exibe show inédito com Dino Rocha, sanfoneiro que é considerado o rei do chamamé brasileiro, em dois episódios da série Sonora Brasil. Acompanhado por seu filho Tico Rocha e pelo paraguaio Hugo César, ambos nos violões, o músico toca repertório de chamamés, marchinhas e rasqueados, ritmos tradicionais no Mato Grosso do Sul, onde Rocha nasceu. Os episódios são exibidos na sequência, no dia 25/6, sábado, às 19h30 (parte 1) e às 20h (parte 2), e podem ser assistidos também em http://sesctv.sescsp.org.br/avivo. A série tem direção para TV de Romi Atarashi.

Dino Rocha, que já se apresentou por todo o País, começou a tocar acordeon aos nove anos de idade. Em 1973 gravou seu primeiro disco com o ritmo que o consagrou. "Estou até hoje no chamamé, mas é aquele chamamé tradicional, aquele chamamé que é melodioso", comenta.

Originário da província de Corrientes, na Argentina, o chamamé também é apreciado em países como o Paraguai e o Brasil, principalmente nos estados do Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Sul. De acordo com Tico Rocha, o ritmo agrada pessoas de diferentes idades nas fazendas onde eles tocam. "Tem todo um cerco familiar", diz.

No show, Dino Rocha & Grupo apresentam composições de chamamés, como Amélia e Cambacuà, ambas da tradição oral do Paraguai; e Gaivota Panantaneira e Caraipiano, estas de autoria do sanfoneiro. Além disso, o trio toca rasqueados brasileiros, como O Passo da Ema, de Rezendinho, e Siriema do Mato Grosso, de Mário Zan e Nhô Pai; marchinhas, como Curitibana, de Tonico, Tinoco e Perigoso, e Baile das Crianças, de autoria de Dino Rocha; dentre outras músicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado