Documentário inédito da TV Aparecida mostra descaso do poder público, polêmica de Belo Monte e a disputa por terras no Xingu, PA


Após mostrar a realidade que envolve a exploração sexual infantil na Ilha de Marajó, a invasão de empresas em propriedades de moradores rurais no norte de Minas Gerais, a luta dos movimentos sociais por terras em Goiás através da reforma agrária, a TV Aparecida exibe neste domingo, (05), dia mundial do Meio Ambiente, a difícil realidade vivida pelo povo do Xingu, estado do Pará, no documentário "Desafios da Igreja – Xingu", às 19h30.

 

A repórter Talita Galvão acompanhou a rotina de Dom Erwin Kräutler, bispo jurado de morte, na batalha para defender o povo da região que, aos poucos, vem perdendo espaço para a polêmica construção de Belo Monte, a terceira maior hidrelétrica do país, onde, de acordo com os moradores e seus defensores, é responsável por destruir e violar os direitos humanos e ambientais da população do Xingu. 

Confira trechos do documentário – Clique aqui

Historicamente esquecida pelo poder público a região se depara assustadoramente com a pobreza, um dos grandes desafios da Igreja Católica que enfrenta grandes distâncias, entre as mais de 800 comunidades, entre elas, urbanas e ribeirinhas para ajudar a população.

Outro grande desafio encontrado pela Igreja é a disputa de terras na floresta amazônica, onde mesmo após a repercussão da morte da Irmã Dorethy Stang, missionária americana, sangue de inocentes e trabalhadores continua sendo derramado, nessa disputa desigual entre pequenos agricultores, grileiros, fazendeiros e madeireiros.

"Diante de tanta exploração e violação de direitos a esperança desse povo simples, sofrido, mas cheios de fé, sempre se fez presente em uma igreja que nunca desistiu de ir em busca da justiça", afirma Dom Erwin, que que anda escoltado 24 horas do seu dia, por não se calar perante as injustiças dos homens. 

"Há mais de 50 anos, o bispo é a voz deste povo e, luta incansavelmente pela floresta, pelo rio, pelos indígenas e por todo povo do Xingu. Mesmo agora como emérito, ou seja, aposentado, vai continuar a lutar por aqueles que ele chama de irmãos. Nesta reportagem, muitos telespectadores vão conhecer problemas que nem imaginam mas, acontecem por todos os cantos do país e, no caso deste documentário, destacamos a região norte" destaca emocionadamente Talita.

O objetivo da TV Aparecida é mostrar os desafios e a atuação da Igreja Católica pelo Brasil e ajudá-la através das denúncias, chamar a atenção das autoridades governamentais, cobrando-as para a solução dos problemas. 

O especial Desafios da Igreja: Xingu, vai ao ar no dia 05 de junho, às 19h30!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado