ESPN ESTREIA CURTAS REALIZADOS NA QUINTA EDIÇÃO DO PROJETO MEMÓRIA DO ESPORTE OLÍMPICO BRASILEIRO


Os sete títulos serão exibidos sempre às quartas-feira, em horário nobre, de junho a agosto

Ao resgatar a trajetória de importantes atletas, os filmes contemplam modalidades que foram destaque em eventos olímpicos, como o remo, a natação, o atletismo, o vôlei,  o judô, o taekwondo e o polo aquático  

 


A quinta edição do Memória do Esporte Olímpico Brasileiro tem sete documentários: A Luta de Um Homem Sófala da luta de Diogo Silva dentro e fora dos tatames; A praia de  Atlantadestaca o protagonismo feminino de quatro atletasBuck- O Monstro da Lagoa é sobre o treinador Guilherme Eirado Silva, do Flamengo; Cruz, Barbosa e Guimarães - A potência dos 800conta a história dos amigos e atletas Joaquim Cruz, Zequinha Barbosa e Agberto Guimarães;  João Gonçalves – Um Heroi Desconhecidonarra a trajetória do grande esportista que foi nadador, jogador de polo aquático e técnico de judôPiedade, Piedade,resgata os melhores momentos da nadadora brasileira Piedade Coutinho, a mais bem colocada em olimpíadas e   Sarah – Menina de Ouro, registra a história da primeira campeã olímpica brasileira de judô Os filmes serão exibidos no canal ESPN, de 22 de junho a 08 de agosto (ver programação a seguir).

 

Realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, o Memória do Esporte Olímpico Brasileiro tem patrocínio de Petrobras, EBRASIL Energia (Centrais Elétricas de Pernambuco – Epesa) e ESPN Brasil, com apoio da Secretaria do Audiovisual do MINC, Cinemateca Brasileira e da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPITV). O projeto chega à edição brasileira dos Jogos Olímpicos com mais de 40 títulos. Esse importante acervo audiovisual olímpico estreia neste mês na ESPN e posteriormente será objeto de exibição em mostras especiais e TV aberta, além de ter DVDs distribuídos em escolas e bibliotecas públicas.

 

Idealizadores – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o Instituto de Políticas Relacionais completou, em 2015, onze anos de existência. Criado em março de 2004 pelas assistentes sociais Daniela Greeb (diretora geral) e Vanessa Labigalini (diretora de projetos e comunicação), o Relacionais nasceu da necessidade de se construir uma estrutura para dar continuidade ao Movimento Ética e Cidadania: Psicodrama da Cidade (2001), afim de  Identificar necessidades das comunidades, órgãos públicos e empresas privadas e transformá-las em projetos e programas culturais sociais dos diferentes públicos em todo país para  disseminação  e  democratização dos direitos humanos. Entre os 18 projetos desenvolvidos pelo IPR, constam o Tô na Rede (propõe melhorar e aumentar o engajamento das bibliotecas públicas com a comunidade por meio de TIC e metodologia participativa, com patrocínio do Programa Global Libraries da Bill & Melinda Gates Foundation), o Empreendedor Local (em parceria com a Unesco e a Prefeitura de São Paulo), o Brasil: Nunca Mais Digital (digitalização de 1 milhão de páginas, e disponibilização de documentos sobre torturas e outras violações dos direitos humanos durante a ditadura) e o Ancestralidade Africana no Brasil – Memória dos Pontos de Leitura. www.relacionais.org.br

 

Memória do Esporte Olímpico Brasileiro - Ano V

Programação na ESPN


Junho


Data: 22/6, quarta-feira

Horário: 20h

Filme: Buck- O Monstro da Lagoa

Sinopse: Guilherme Eirado Silva, o Buck, do remo, do Flamengo e da seleção brasileira foi um treinador revolucionário. Em 33 anos como técnico do Flamengo, foi 30 vezes campeão carioca. Foi 20 vezes técnico da seleção brasileira, e seus atletas trouxeram sete (7) medalhas de ouro, dez (10) de prata e três (3) de bronze em Jogos Pan-Americanos, e um histórico quarto (4º) lugar nas sete (7) Olimpíadas em que participou.

Diretores: Marcos de Araujo Ribeiro e Helena Lara Resende

Produtora: TV Imaginária ( co-produção)

Personagem: Guilherme Eirado, o Buck (Treinador)

Modalidade: Remo

Duração: 26 min


 

Data: 29/6, quarta-feira

Horário: 19h30

Filme:  A Luta de Um Homem Só

Sinopse: Um filme sobre a luta, dentro e fora dos tatames, protagonizada por Diogo Silva com o objetivo de conquistar, para além de medalhas, um cenário mais justo no Taekwondo no Brasil. 

O filme retrata o momento atual vivido pelo atleta e sua performance como lutador de Taekwondo, em paralelo à recapitulação de uma carreira recheada de medalhas e conflitos com a confederação que a administra.

Diretor: John John Valle

Produtora: Zola ( co-produção)

Personagem: Diogo Silva

Modalidade: Taekwondo

Duração: 26 min

 

Julho


Data: 06/7, quarta-feira

Horário: 19h30

FilmeSarah – Menina de Ouro

Sinopse: O documentário Sarah – Menina de Ouro, registra a história da primeira campeã olímpica brasileira de judô. A narrativa tem um olhar poético e ficcional em contraste com a representação da realidade.  Através da perspectiva da atleta piauiense, temos conhecimento, dentre outras importantes conquistas do esporte brasileiro, de uma batalha pelo ouro olímpico carregada de significados. Dos treinos com meninos, na infância, ao inédito ouro feminino, Sarah Menezes nos mostra conflitos de sua conquista.

Diretor: Vinicius Gonçalves Vasconcelos

Produtora:B&T Audiovisual ( co-produção)

Personagem: Sarah Menezes

Modalidade: Judô

Duração: 26 min 


 

 

Data: 13/7, quarta-feira

Horário: 20h

FilmePiedade, Piedade

Sinopse: A história de Piedade Coutinho, a mais bem colocada nadadora brasileira em Olimpíadas, e que esteve nas edições de 1936, 1948 e 1952.

Diretor: José Roberto Torero

Produtora: Canal I ( co-produção)

Personagem: Piedade Coutinho

Modalidade: Natação

Duração: 26 min



Data: 20/7, quarta-feira

Horário: 20h

Filme: A praia de Atlanta

Sinopse: Atlanta, 1996: o vôlei de praia estreia nas Olimpíadas, pronto para mostrar sua cara no cenário internacional. No pódio feminino, só se vê verde e amarelo. Em primeiro lugar, as estrelas Jackie Silva e Sandra Pires. Em segundo, as guerreiras Mônica Rodrigues e Adriana Samuel. Mais do que corpos seminus, a cara do vôlei de praia é brasileira! O documentário conta a história das quatro medalhistas da geração que desbravou o vôlei de praia do amador ao profissional, destacando o protagonismo feminino nessa história.

Diretora Roberta Bonoldi

Produtora: Roberta Bonoldi

Modalidade: vôlei de praia

Duração: 26 min 



Data: 27/7, quarta-feira

Horário: 19h30

Filme: JOÃO GONÇALVES – Um Heroi Desconhecido

Sinopse: O filme conta a trajetória de João Gonçalves Filho, um dos grandes esportistas brasileiros muito pouco conhecido pelas pessoas em geral. João participou de 7 olimpíadas como nadador, foi jogador de pólo aquático e técnico de judô, onde formou uma das gerações mais vitoriosas. O documentário resgata a memória deste atleta e busca entender como um homem com uma história tão rica tem um reconhecimento tão pequeno em seu próprio país.

Diretor: Toni Venturi

Produtora: Olhar imaginário

Modalidades: polo aquático, técnico, judô, natação

Duração: 26 min

 

Agosto

 

Data: 03/8, quarta-feira

Horário: 21h00

Filme: Cruz, Barbosa e Guimarães - A potência dos 800

Sinopse: O filme CRUZ, BARBOSA E GUIMARÃES - A POTÊNCIA DOS 800 conta a história olímpica de Joaquim Cruz, Zequinha Barbosa e Agberto Guimarães, três dos maiores atletas brasileiros de todos os tempos, e a carreira deles na prova dos 800 metros, uma das mais tradicionais do Atletismo nos Jogos Olímpicos. Vitórias e derrotas se entrelaçam na jornada desses três atletas, que treinaram juntos e experimentaram trajetórias diferenciadas e complementares.

Diretor: Rubens Rewald

Produtora: Confeitaria de Cinema

Modalidade: Atletismo

Duração: 26 min


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado