Lima Duarte estreia a segunda temporada do Persona em Foco

Programa da TV Cultura traz depoimentos de Regina Duarte, Maitê Proença, Laura Cardoso, Lauro César Muniz, Luiz Gustavo, Ary Toledo, entre outros. Vai ao ar  na terça-feira (5/7), às 23h30


São Paulo, 28 de junho de 2016
 – Lima Duarte é o convidado de estreia da segunda temporada do Persona em Foco, programa da TV Cultura que também comemora seu primeiro aniversário. Seu foco é o resgate da história de atores, diretores e autores que solidificaram os pilares das artes cênicas do Brasil. A primeira edição desta nova fase vai ao ar na próximaterça-feira (5/7), às 23h30, com apresentação de Atílio Bari.

Na entrevista, Lima Duarte, aos 86 anos, conta passagens de seus 68 anos de carreira. Foram 127 trabalhos realizados e vários papéis emblemáticos que entraram para a história do teatro, televisão e cinema brasileiros. Estão como entrevistadores o produtor Mauro Giafrancesco e o crítico Jefferson Del Rio.

 

Lima relembra sua infância no povoado de Nossa Senhora da Purificação do Desemboque e Santíssimo Sacramento, em Minas Gerais. Ele conta que sua mãe enfrentou vários preconceitos, pois queria ser atriz, era epilética e espírita. "Levaram-na para um centro espírita em Sacramento para ser tratada dos acessos epiléticos. Ela virou espírita e começou a trabalhar no teatrinho". Ele conta que entrou para as artes quando começou a fazer teatro com ela, no centro espírita. E não esquece  de um  momento marcante na peça A ladra. "Minha mãe era a ladra e eu o filho da ladra. Teve um momento que eu olhei para a ladra e não era mais a ladra me olhando, e sim minha mãe,  que via seu filho crescendo e tornando-se ator. Foi um momento lindo. Esse olhar tem me conduzindo e me trouxe até aqui". 

O ator, cujo nome verdadeiro é Ariclenes Venâncio Martins, explica que foi Oduvaldo Vianna que lhe deu a oportunidade como ator de radionovela, mas foi a mãe que deu o nome artístico. "Sugeriu Lima Duarte, nome do seu guia de luz".

Sobre sua carreira no Teatro de Arena, Lima ressalta a importância do dramaturgo Chico de Assis. "EU quero confessar uma coisa. Eu não existo. Lima Duarte é uma invenção de Chico de Assis. Chico de Assis é uma pessoa que amei com loucura e devaneio". 

De sua atuação na televisão, ele fala dos trabalhos como ator e diretor na TV Tupi, em  O Direito de Nascer e Beto Rockfeller; depois, já na Globo, dirigiu O  Bofe (1972). Como ator, seu trabalho foi firmado quando interpretou Zeca Diabo, em O Bem Amado.  Também  está viva na sua memória a criação de Sinhozinho Malta, em Roque Santeiro, e o personagem Sassá Mutema, em Salvador da Pátria. "Como boia fria, ele tocava nas flores e elas cresciam. Quando ele se torna senador da República, ele toca nas flores e elas morrem".

Esta edição conta com depoimentos de diversos atores como Regina DuarteLaura Cardoso, Lauro César MunizLuiz Gustavo, Ary Toledo e Maitê Proença. Esta lembra que o ator se emocionou ao saber que seu pai havia se matado e, durante uma gravação, diz: "Ele não conseguia lembrar as palavras e fazia grunhidos. E a cena foi ao ar. Mesmo sem palavras, ele consegue veicular todo sentimento humano. Ele é esta pessoa densa",

Para os próximos programas, estão na lista dos homenageados Aracy BalabanianMaria Adelaide Amaral Othon Bastos, entre outros. 

Em 2015, o Persona Em Foco reuniu mais de 300 artistas consagrados, entre eles Regina Duarte, Beatriz Segall, Antônio Fagundes, Antunes Filho, Eva Wilma e Mauro Mendonça. Eles participaram como convidados, entrevistadores e depoentes nos 26 programas inéditos produzidos pela emissora.  

Analy Alvarez, coordenadora de dramaturgia e criadora do programa, conta que  o sucesso do programa é resultado de seus diferenciais: os convidados são entrevistados por amigos, há depoimentos de profissionais e amigos, e a plateia também é composta por jovens atores. "A plateia é fundamental no programa".  

Persona em Foco tem roteiros de Analy e Marcus Cardelíquio e ainda é enriquecido por vídeos históricos, fotos e material de arquivos pessoais dos biografados.

Persona Em Foco – Segunda Temporada

Estreia: Lima Duarte

Dia 5/7 – 23h30


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado