‘Profissão Repórter’ abre espaço à discussão sobre a cultura do estupro

 

Equipes do programa abordam casos recentes de violência contra a mulher que chocaram o país

 

Nas últimas semanas, um assunto tomou conta dos jornais, da televisão, da internet, das conversas e das ruas do Brasil. O caso de estupro coletivo de uma menor de idade, no Rio de janeiro, mobilizou o país em torno do assédio sexual contra as mulheres. O 'Profissão Repórter' desta quarta-feira, dia 15, retoma o assunto e encontra relatos de agressões contra mulheres por todos os lados.

 

O repórter Guilherme Belarmino acompanha, no Rio, a cobertura jornalística do caso da adolescente de 16 anos estuprada por vários homens no Morro da Barão e visita a instituição que ofereceu ajuda a ela contra a dependência química. Lá, outras garotas relatam que também já sofreram abuso quando estavam sob o efeito de drogas.

 

Na mesma semana em que o caso tornou-se público, uma adolescente da cidade de Bom Jesus, no Piauí, também foi violentada por um grupo de homens. O repórter Victor Ferreira encontra os acusados do crime e conversa com a menina vítima da violência. Inconsciente por conta do consumo de bebida alcoólica, ela foi encontrada nua e amordaçada com a própria roupa no canteiro de uma obra.

 

O surgimento desses casos levou à mobilização das mulheres em várias cidades brasileiras e as repórteres Mayara Teixeira e Eliane Scardovelli acompanham a principal delas, que aconteceu em São Paulo. A dupla mostra ainda o que as mulheres chamam de "cultura do estupro". Em uma festa  sertaneja, a reportagem mostrou o comportamento masculino que as jovens reprovam. No transporte público lotado, impressiona a quantidade de relatos de assédio e a memória de abusos cometidos na infância.

O 'Profissão Repórter' vai ao ar às quartas-feiras, depois do futebol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado