SP-Arte/Foto chega à sua 10ª edição e consolida uma nova era na fotografia nacional no Brasil e no exterior|


Criada em 2007 a partir da SP-Arte -- Feira Internacional de São Paulo que inseriu a capital paulista e o Brasil no calendário internacional das artes --, a SP-Arte/Foto consolidou-se rapidamente como a principal feira de fotografia do circuito brasileiro, ao estabelecer e retomar tendências no mercado da fotografia. Essa história chega a sua 10ª edição, no JK Iguatemi, entre os dias 24 e 28 de agosto, trazendo as principais galerias do setor no país.

 

Em 2016, a feira traz as galerias estreantes Andrea Rehder, Biographica, Blau Projects, Luciana Caravello e Pinakotheke. Também marcam presença no evento espaços como Casa Triângulo, FASS, Gávea, Luciana Brito, Millan e Vermelho, com os principais nomes modernos e contemporâneos do Brasil e do mundo; as galerias Babel, Lume e Portas Vilaseca, focados na contemporaneidade; Fólio e Schoeler, com destaque para fotolivros.

 

A Feira

Ao longo dos últimos dez anos, a fotografia se expandiu para diversas plataformas e suportes e se firmou como a linguagem preponderante na vida contemporânea. Nesse movimento, a SP-Arte/Foto abriu espaço para as galerias e fotógrafos que trabalham a linguagem fotográfica de maneira criativa, com novas formas de impressão e diálogos, e trouxe novamente à cena os principais nomes e escolas do modernismo brasileiro, como o Foto Cine Clube Bandeirante. "Eram nomes e linguagens fundamentais da história da arte e da fotografia brasileira que a SP-Arte/Foto apresentou à uma nova geração e ao mundo, como pudemos ver recentemente com a aquisição de obras de fotógrafos brasileiros pelo MoMA", afirma Fernanda Feitosa, diretora da Feira.

 

A curadora de fotografia do Musem of Modern Art – MoMA, Sarah Meister, veio ao Brasil no ano passado a convite da Feira de fotografia. "Esse diálogo entre o Brasil e o mundo foi a nossa grande conquista nos últimos anos da SP-Arte/Foto e é o nosso desafio para as próximas edições", afirma Fernanda que, no entanto, pretende manter a Feira focada em galerias nacionais.

 

"A SP-Arte/Foto encontrou seu formato ideal. A razão de sua qualidade reside justamente na diversidade que ela traz num seleto grupo de galerias selecionadas."

Além do espaço dado à fotografia moderna e contemporânea, aos formatos clássicos e às novas linguagens, a Feira notabilizou-se também por ser pioneira em abrir espaço ao mercado de fotolivros, em ascensão nos últimos anos.

 

Ao longo dessa trajetória, a SP-Arte/Foto já recebeu, ao todo, cerca de 80 mil pessoas em suas nove edições até o momento. A lista de notáveis nomes do cenário nacional e internacional da fotografia que passaram pelo evento é extensa: de artistas como Claudia Andujar, Caio Reisewitz, Hildegard Rosenthal, Miguel Rio Branco e Rochelle Costi a curadores e profissionais como Jean-Luc Monterosso (Maison Européenne de la Photographie), Mark Lubell (Magnum Photos), Peter MacGill (Pace/MacGill), Shoair Mavlian (Tate Modern), passando por artistas internacionais como Elliott Erwitt, José Manuel Ballester, Martin Parr, além de pesquisadores, críticos, jornalistas e entusiastas da fotografia.

 

A SP-Arte/Foto contou ainda com mostras individuais criadas especialmente para o evento. Em 2008, Fragmentos do Modernismo na Fotografia Brasileira, para a Galeria Bergamin, teve curadoria de Iatã Cannabrava; em 2013, Paulo, José e Ademar | 3 modernos, com curadoria dividida entre Cannabrava e Isabel Amado, trouxe fotografias vintage dos anos 1950 e 1960 no Brasil; em 2014, a individual de João Castilho fez parteda série contemplada pela Bolsa de Fotografia ZUM; e em 2008 e 2015, a galleria FASS destacou trabalhos de Jean Manzon, pioneiro do fotojornalismo.

 

Em suas mais recentes edições, a Feira buscou expandir seus limites e renovar sua experiência com o público por meio de diferentes iniciativas. Os lançamentos de livros destacaram artistas como Bob Wolfenson, Claudia Jaguaribe, Cassio Vasconcelos, German Lorca e Pedro Martinelli; as séries de debates trouxeram, a partir de 2010, nomes como Cristiano Mascaro, Denise Gadelha, Giselle Beiguelman, João Farkas e Sergio Burgi; e o Circuito JK Iguatemi inaugurou, em 2015, exposições de obras de galerias participantes em lojas, além de cardápios e descontos exclusivos em restaurantes do shopping durante a semana da Feira.

 

 

 

 

Galerias

 

Andrea Rehder [São Paulo]; Arte 57 [São Paulo]; ArtEEdições [São Paulo]; Babel [São Paulo]; Baró [São Paulo]; Biographica [São Paulo]; Blau Projects [São Paulo]; Bolsa de Arte [Porto Alegre e São Paulo]; Casa Triângulo [São Paulo]; DAN Contemporânea [São Paulo]; FASS [São Paulo]; Fólio [São Paulo]; Fotospot [São Paulo]; Gávea [Rio de Janeiro]; Leme [São Paulo];Luciana Brito [São Paulo]; Luciana Caravello [Rio de Janeiro]; Lume [São Paulo]; Marcelo Guarnieri [Ribeirão Preto, São Paulo e Rio de Janeiro]; Mario Cohen [São Paulo]; Millan [São Paulo]; Pinakotheke [Rio de Janeiro e São Paulo]; Portas Vilaseca [Rio de Janeiro]; Room 8 [São Paulo]; Schoeler [São Paulo]; SIM [Curitiba]; Vermelho [São Paulo]; Zipper [São Paulo].

 

SP-Arte/Foto/2016

 

Preview: 24de agosto

Datas abertas ao público

25, 26 e 27 de agosto – das 13h às 21h

28 de agosto – das 11h às 19h

Local: Shopping JK - Avenida Juscelino Kubitschek, 2041

Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado