A literatura proletária e comunitária são temas de episódio inédito da série Super Libris

 

O autor Roniwalter Jatobá discute as questões, no dia 18/7, segunda, às 21h, no SescTV


Roniwalter Jatobá. Foto: Piu Dip.

 

SescTV apresenta Operários do Mundo, Escrevei!, episódio inédito da série Super Libris, dirigida pelo escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero. No programa, o escritor mineiro Roniwalter Jatobá apresenta um panorama sobre a literatura operária no Brasil. A exibição será no dia 18/7, segunda, às 21h, e pode ser assistida também em sesctv.org.br/avivo.

 

Jatobá acredita que para escrever sobre o operário é necessário ter contato com essa classe. "Literatura operária é aquela que vem de alguém que teve uma experiência profunda no meio operário", diz. O autor trabalhou em uma fábrica, mas saiu para iniciar sua carreira como escritor. Quando sua saída aconteceu, muitas pessoas suspeitaram que ele fosse um infiltrado na fábrica. "As pessoas não sabiam do meu itinerário migrante para chegar até São Paulo", comenta.

 

Indagado sobre seus leitores, Jatobá lamenta que sejam poucos os trabalhadores que leem suas obras. "Uma das grandes frustações da minha vida foi com minha mãe, analfabeta, que tinha um filho escritor e nunca leu um livro meu." Ele comenta que uma das experiências mais marcantes que viveu foi quando um colega seu propôs ler trechos de seus contos em um programa de rádio, e assim, os operários puderam ouvir suas histórias fora dos livros.

 

Jatobá participa ainda dos quadros Pé de Página, no qual responde sobre onde, como e porque escreve, e do Primeira Impressão, em que sugere o livroCrônicas Antológicas, de Lourenço Diaféria. O episódio traz também os quadros: Orelhas, sobre o dramaturgo alemão Bertold Brechte o escritor inglês Charles Dickens; Prefácio, com a consultora editorial Dolores Prades, que indica a obra infantil Greve!, de Catarina Sobral; Quarta Capa, com o vlogler San Adam, que comenta sobre 1984, de George Orwell; ePtolomeus, com o ator Carlos Roberto Telles, que fala sobre a primeira biblioteca comunitária a receber doações de livros encontrados nos lixos, a Vila das Torres, localizada em Curitiba, no Paraná.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado