Benjamim Taubkin e Ivan Vilela participam de dois programas inéditos no SescTV

 

O pianista e o violeiro são atrações em documentário e em show no dia 7/8, domingo, a partir das 21h


Foto: Divulgação.

 

Teclas e cordas se harmonizam no encontro de dois importantes nomes da música instrumental: o pianista Benjamim Taubkin e o violeiro Ivan Vilela. Os músicos, que também são compositores e arranjadores, participam de episódio da sériePassagem de Som, onde falam sobre suas trajetórias profissionais e estilos musicais, e de show da sérieInstrumental Sesc Brasil, com composições próprias e também de Milton Nascimento. Inéditos, os programas serão exibidos no dia 7/8, domingo, a partir das 21h, com direção geral de Max Alvim.

 

Passagem de Som mostra que Vilela iniciou sua carreira tocando piano; a viola veio depois, aos 30 anos de idade. Pesquisador da cultura e da música populares, em especial as de Minas Gerais, estado onde nasceu, ele também é professor da Escola de Comunicação e Artes – Eca – da Universidade de São Paulo. O músico diz que é interessante ter a viola, instrumento ligado às expressões do povo, entrando pela porta da frente de uma escola representativa no universo acadêmico brasileiro.  

 

Paulistano, Benjamim Taubkin começou a trabalhar organizando concertos aos 16 anos de idade. Aos 18, iniciou os estudos de piano, tocando a princípio em espaços de dança contemporânea. Em sua trajetória profissional já se apresentou em diversos países, produziu mais de 130 discos e dirigiu aproximadamente 500 concertos. Uma de suas principais característica é inserir sonoridades de diferentes povos em composições contemporâneas e brasileiras.

 

A produção do programa Passagem de Som leva Vilela até a casa de Taubkin, onde o pianista mostra sua coleção de instrumentos oriundos de diversos lugares por onde passou. Na capital paulista, ambos visitam a livrara Zaccara e Vilela fala sobre sua paixão por livros, herdada de seu pai. A produção acompanha, ainda, o ensaio do duo para o show da série Instrumental Sesc Brasil, exibido na sequência. No espetáculo, composições transitam pela música urbana e do interior do Brasil, como Castelos dos Mouros e Sertão, de Ivan Vilela; e Caipira Encontro, de Benjamim Taubkin. O repertório traz, também, obras de Milton Nascimento, como A Lua Girou eMilagre dos Peixes, esta em parceria com Fernando Brant.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado