Filmes do diretor UGO GIORGETTI estão disponíveis no VIDEO ON DEMAND


Projeto da Distribuidora O2 Play contempla a história do cinema brasileiro

Filmografia poderá ser acessada  a partir de 27 de julho nas plataformas iTunes, Google Play e Vimeo

 

Quase toda a filmografia do diretor e roteirista paulistano Ugo Giorgetti poderá ser acessada pela primeira vez no digital a partir de 27 de julho pelo iTunes, Google Play e Vimeo. Quebrando a Cara (1977-1986), Jogo Duro (1985), Festa (1989), Sábado (1994), Boleiros - Era Uma Vez o Futebol (1998), O Príncipe (2002), Boleiros 2 – Vencedores e Vencidos (2006), Solo (2009), Paredes Nuas (2009), Cara ou Coroa (2012), A Cidade Imaginária(2014) e Uma Noite em Sampa (2016) são os títulos organizados pela distribuidora O2 Play, que estarão disponíveis no Video On Demand.

 

O projeto é o primeiro de uma série de diretores e talentos do cinema brasileiro que a O2 Play vai recuperar e trazer para o VOD. Igor Kupstas, diretor da distribuidora, considera que esta janela é um grande benefício para o mercado de cinema, já que o digital não tem limite da mídia física: "Antes, para encontrar um filme de um grande diretor como o Ugo, seria necessário recorrer a uma locadora especial, um sebo, ou mesmo arriscar uma reprise na TV.  Agora, esses filmes estão em uma casa permanente, que pode ser acessada de qualquer lugar do Brasil, em diversos aparelhos.

 

O principal objetivo do projeto é levar a história do cinema brasileiro para o futuro.  A distribuidora está negociando com alguns diretores, mas depende da qualidade dos materiais originais dos filmes, às vezes muito prejudicada. Em setembro será a vez do cineasta Toni Venturi e, a partir de 2017, pretende lançar um diretor por mês.

 

"É uma honra e um orgulho dar a oportunidade de toda uma nova geração de cinéfilos conhecer a obra de um artista como o Ugo", diz Igor Kupstas, diretor da O2 Play.

 

Para Paulo Morelli, diretor da O2 Filmes, "o Ugo é um dos grandes cineastas paulistas. Faz filmes pequenos de produção e instigantes. Tira leite de pedra e com um humor crítico nos dá uma visão amarga e saborosa do Brasil. Sábado é uma obra prima".

 


 

 

UGO GIORGETTI

Começou como diretor de filmes publicitários para televisão, passando também pelas principais agências do país. Nos anos 1970, dirigiu o único curta-metragem da sua carreira, Campos elísios (1973), sobre o bairro paulistano de mesmo nome. Em seguida dirigiu o média-metragem Prédio Martineli (1975). Além dos filmes já citados, dirigiu também México - A Última Olimpíada Livre (2011), Pizza (2005),Variações sobre um quarteto de cordas – A música de Johannes Oelsner (2004) e Uma outra cidade: Poesia e vida em São Paulo nos anos 60 (2001), todos exibidos na tv.

 

O2 PLAY

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes, e faz parte do grupo O2, que tem como sócios também o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro.

Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar o VOD, o Video on Demand, com plataformas como o iTunes, Google Play, Netflix, NOW, CLARO VÍDEOS e Vimeo, sendo pioneira em curadoria mundial no iTunes com a seção FERNANDO MEIRELLES RECOMENDA.

A O2 Play lançou em cinema filmes como CIDADE CINZA (2013), com os grafiteiros OsGêmeos, LATITUDES (2014), romance com Alice Braga e Daniel de Oliveira que foi parte de um inovador projeto transmídia, JUNHO - O MÊS QUE ABALOU O BRASIL (2014), documentário da Folha de S.Paulo, primeiro filme a chegar aos cinemas e em VOD na mesma data, A LEI DA ÁGUA (2015), documentário de André D'Elia com produção de Fernando Meirelles, A BRUTA FLOR DO QUERER (2016), vencedor de 2 prêmios em Gramado, UMA NOITE EM SAMPA (2016), de Ugo Giorgetti, PESCADORES DE PÉROLAS (2015), ópera com direção de Fernando Meirelles, e ENTRE NÓS (2014), A NOITE DA VIRADA (2014) e ZOOM (2016), estes de produção da O2 Filmes em co-distribuição com a Paris Filmes.Entre os próximos lançamentos da O2 Play em cinema estão PARATODOS, documentário sobre atletas paralímpicos, TRAVESSIA, filme com Chico Diaz e Caio Castro, e EXODUS, documentário de Hank Levine com produção da O2 Filmes.

A O2 PLAY realiza a distribuição digital e encoding para dezenas de títulos e séries, além de vendas para TV e mercado internacional. Tivemos seis longas escolhidos pela Apple dentre "Os Melhores Filmes do Ano" entre 2014 e 2015.

 


 

 

QUEBRANDO A CARA (1977 - 1986, documentário) – Melhor Montagem no Festival de Brasília

Roteiro e Direção: Ugo Giorgetti

A saga da família Zumbano-Jofre pelos ringues de São Paulo, cidade que surge através de cada personagem como se ela mesma fosse um deles, além da história de Éder Jofre, duas vezes campeão mundial de boxe, com registros de algumas de suas lutas mais famosas; uma verdadeira análise da vontade de vencer através do esporte e das dificuldades inerentes.

 

JOGO DURO (1985, drama)

Roteiro e Direção: Ugo Giorgetti

Elenco: Antonio Fagundes, Cininha de Paula, Paulo Betti, Cleide Yáconis, Eliane Giardini, Humberto Magnani

Pacaembu, um dos bairros mais ricos de São Paulo. Uma mulher e sua filha vivem clandestinamente numa grande e desocupada casa. A posse desta mulher é disputada por dois homens nas mesmas condições sociais dela: um guarda particular e um empregado, que uma firma imobiliária instala na casa. Não demora muito para que eles entrem em conflito.

 

FESTA (1985, comédia) - Melhor Filme no Festival de Gramado

Direção e Roteiro: Ugo Giorgetti

Elenco: Antonio Abujamra, Adriano Stuart, Jorge Mautner, Otávio Augusto, Ney Latorraca, Iara Jamra, José Lewgoy, Patrícia Pillar

Um tocador de gaita, um jogador de sinuca e o velho assistente deste são contratados para animar uma festa numa mansão. Eles ficam aguardando um chamado no salão de jogos da casa, sem serem admitidos ao andar superior, onde acontece a festa. Durante a espera eles discutem sua situação e têm contato com garçons e empregados, todos dirigidos por um mordomo autoritário.

 

SÁBADO (1994, comédia)

Direção e Roteiro: Ugo Giorgetti

Elenco: Giulia Gam, Otávio Augusto, Mariana Lima, Maria Padilha, Jô Soares, Tom Zé, André Abujamra, Decio Pignatari, Vandi Doriatiotto

Sábado na cidade de São Paulo. Uma equipe de publicidade ocupa o saguão do antigo Edifício das Américas, no centro da cidade, para a gravação de um comercial. Mas um elevador quebrado obriga equipe e moradores a dividirem o mesmo espaço. Desse convívio forçado surgem pequenos incidentes que tornam este sábado diferente de qualquer outro.

 

BOLEIROS – ERA UMA VEZ O FUTEBOL (1998, comédia dramática)

Direção e Roteiro: Ugo Giorgetti

Elenco: Lima Duarte, Otávio Augusto, Rogério Cardoso, Flavio Migliaccio, Adriano Stuart, Denise Fraga, João Acaiabe

O filme faz um retrato dos chamados ''Boleiros'', veteranos do esporte. Em um bar de São Paulo, como acontece em quase todas as tardes, um grupo de ex-jogadores de futebol se reúne para relembrar antigas glórias e histórias curiosas do tempo em que ainda eram jogadores profissionais.

 

O PRÍNCIPE (2002, drama)

Direção e Roteiro: Ugo Giorgetti

Elenco: Eduardo Tornaghi, Bruna Lombardi, Ricardo Blat, Ewerton de Castro, Nydia Licia, Otávio Augusto, Ligia Cortez, Adriano Stuart

Gustavo é um intelectual de meia idade, que vive em Paris há mais de 20 anos. Ele leva uma vidinha pacata no exílio, feita de conferências, palestras, traduções e artigos para publicações especializadas de pouca tiragem, mas de muito prestígio. Durante todo esse tempo Gustavo não tinha feito nenhuma visita ao Brasil, mas a fragilidade da mãe e a doença de um sobrinho o obrigam a voltar.  Os sentimentos, sensações, acontecimentos e descobertas sobre uma cidade que deixou há mais de vinte anos e que se transforma velozmente, faz com que Gustavo perceba, pouco a pouco, que está revisitando fantasmas, revolvendo ruínas e tentando resgatar um passado que ele sabe ser um sonho impossível.

 

BOLEIROS 2 – VENCEDORES E VENCIDOS (2006, comédia dramática)

Roteiro e Direção: Ugo Giorgetti

Elenco: Lima Duarte, Otávio Augusto, Paulo Miklos, Cassio Gabus Mendes, Denise Fraga, Flavio Migliaccio, Petrônio Gontijo, Adriano Stuart

O bar do Aurélio, reduto de boleiros famosos, está prestes a ser reinaugurado e acaba de ganhar um novo sócio, o herói do penta Marquinhos. O futebol é o tema central das conversas, que são resumidas em três histórias: a do falso argentino Rafael Benitez; do misterioso Nestor, que retornou recentemente do México e quer convencer a todos que foi um grande jogador; e do assistente-técnico Barbosa, que tinha várias ideias na cabeça mas jamais conseguiu colocá-las em prática numa partida de futebol.

 

SOLO (2009, drama)

Roteiro e Direção: Ugo Giorgetti

Elenco: Antonio Abujamra

Um homem fala de um mundo que não mais lhe pertence e que não mais entende. É alguém que caminha da solidão para as trevas. Embora com humor, sarcasmo e permanente ironia,  ele fala de perplexidade e desespero. É o testemunho de um homem na última meia idade, de boa família, de um bairro nobre e uma reflexão sobre morar em São Paulo, cidade que frequentemente é vista como um pesadelo.

 

PAREDES NUAS (2009, drama)

Roteiro e Direção: Ugo Giorgetti

Elenco: Andrea Tedesco, Angelo Brandini,  Domingos Montagner, Juliana Galdino e Luiz Damasceno

Um rico patrono das artes, homem de grande sucesso social e econômico é preso numa dessas ações desencadeadas de vez em quando pela Polícia Federal. As acusações são as de sempre: gerência temerária, evasão fiscal, formação de quadrilha, etc,etc. Na sala de sua casa, quatro personagens - o motorista, a governanta, o advogado e a esposa - discutem o desdobramento da prisão do empresário e, por meio desse fato, procuram entender suas próprias vidas.

 

CARA OU COROA (2012, drama)

Roteiro e Direção: Ugo Giorgetti

Elenco: Emílio de Mello, Geraldo Rodrigues, Julia Ianina, Walmor Chagas, Otávio Augusto, Juliana Galdino, Andrea Tedesco

São Paulo, inverno de 1971. João Pedro é um diretor de teatro que está bastante atarefado com uma nova peça. Nas folgas do trabalho e durante os ensaios, ele recebe ocasionalmente a visita de um integrante do Partido Comunista, que não compreende as opções estéticas e políticas da peça, parcialmente financiada pelo partido. Paralelamente, seu irmão Getúlio e a namorada Lilian, ambos idealistas, decidem colaborar com a resistência à ditadura militar, abrigando dois fugitivos. Eles decidem escondê-los na casa do avô de Lilian, um militar da reserva.

 

A CIDADE IMAGINÁRIA (2014, drama)

Roteiro e Direção: Ugo Giorgetti

Elenco: Helio Cícero, Suzana Alves, Duda Mamberti, Ligia Cortez, Luti Angelelli, Cris Rocha, Marcos de Andrade, Naomi Scholling, Flavio Tolezani, Gabriela Westphal, Andrea Tedesco

Um retrato dos imigrantes italianos que desembarcaram em São Paulo nas últimas décadas do século 19. Dúvidas, indagações, hesitações, medos e angústias geradas pelo desconhecido que os aguarda ao alvorecer do dia. Pessoas que saíram de suas terras com pouco ou nenhum esclarecimento do que iam encontrar no novo país, de camponeses iletrados aos primeiros anarquistas, aventureiros, cantoras de ópera à procura de novas oportunidades. Quem eram essas pessoas que chegavam ao Brasil, e o que sabiam ou pensavam da terra na qual seu futuro iria se desenvolver?

 

UMA NOITE EM SAMPA (2016, comédia)

Roteiro e Direção: Ugo Giorgetti

Elenco: Flavia Garrafa, Roney Facchini, Otávio Augusto, André Correa, Flávio Tolezane, Cris Couto, Agnes Zuliani, Fernanda Viacava, Andrea TedescoCarol Portes, Suzana Alves, Thaia Perez, Cris Rocha, Stella Tobar, Thiago Amaral, Siomara Schröder , Francisco Bretas, Sergio Mastropasqua, Angelo Brandini, Lutti Angelelli.

A tragicômica situação pela qual um grupo passa após a sessão de teatro ficará marcada pra sempre em suas mentes. O ônibus que os levaria de volta para suas casas está trancado e sem o motorista. O que fazer? Perdidos na noite de São Paulo, desorganizados, paralisados e dependentes dos seus próprios medos, os passageiros se limitam a ficar à espera de alguma coisa, algum desconhecido milagre que os liberte daquela situação.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado