João Silvério Trevisan fala sobre transgressão na literatura em episódio inédito da série Super Libris


 

O escritor trata do tema no dia 11/7, segunda, às 21h, no SescTV



Foto: Piu Dip.

 

Escritor, cineasta, ativista e pesquisador, João Silvério Trevisan conversa sobre transgressão na literatura e como ela atua no momento da criação, em episódio inédito da série Super Libris. Com direção do tambémescritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, o episódio vai ao ar no dia 11/7, segunda, às 21hno SescTV (assista também em sesctv.org.br/avivo).

 

Para Trevisan, a transgressão pode ser vista como uma rebelião moral, política ou comportamental, que ocorre com uma pessoa em função da própria individualidade e experiência enquanto indivíduo.  "Quando você transgride, naturalmente quebra fronteiras e regras e corre riscos", expõe. Para ele, há uma redundância quando se fala em literatura transgressiva, pois acredita que toda literatura supõe uma transgressão. "No sentido de que estou falando de literatura inventiva, criativa, de literatura de fato", esclarece.

 

Trevisan cita o poeta Gregório de Matos (1636 – 1696) como um transgressor na literatura. Por seu espírito crítico e sua poesia lírica, satírica, erótica e também religiosa, Matos ficou conhecido como o Boca do Inferno.  "Ele nos deixou um cabedal de transgressão extraordinário", revela.

 

O escritor também comenta sobre a relação entre forma, conteúdo e transgressão na literatura; sobre ser professor e trabalhar com transgressão; sobre se há alguma situação sociocultural que favoreça a transgressão na literatura; sobre o melhor local para haver transgressão; e sobre transgressão na propaganda.

 

Trevisan participa ainda dos quadros Pé de Página, no qual responde sobre onde, como e porque escreve, e do Primeira Impressão, em que sugere o livro Confissões de uma Máscara, de Yukio Mishima. O episódio traz também os quadros: Orelhas, sobre os escritores Kimitake Hiraoka, do Japão, e Gustave Flaubert, da França; Prefácio, com Dolores Prades, consultora na área editorial de literatura para crianças e jovens, que indica Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll; Quarta Capa, com a tradutora Marcia Bodanzki, que comenta sobre o romance O Jogo da Amarelinha, de Júlio Cortázar; e Pitolomeus, que apresenta a Biblioteca Tosho Kan, na Colônia Pinhal, localizada na cidade de São Miguel Arcanjo, no interior de São Paulo.

Portal

Super Libris conta com um portal na internet, o superlibris.sesctv.org.br, que disponibiliza todos os episódios da série; as 52 entrevistas com autores; e todos os quadros, já editados separadamente para facilitar a consulta.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado