Literatura policial é tema de programa inédito no SescTV


 

O escritor Luiz Alfredo Garcia-Roza aborda o tema no dia 1/8, segunda, às 21h



Foto: Piu Dip

 

Criador do icônico personagem delegado Espinosa, o escritor carioca Luiz Alfredo Garcia-Roza fala sobre literatura policial em episódio inédito O Culpado não É mais o Mordomo, da série Super Libris. O programa será exibido no dia 1/8, segunda, às 21h, no SescTV (assista também em sesctv.org.br/avivo), com direção do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero.

 

Nascido em 1936 e formado em filosofia e psicologia, Garcia-Roza é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e escreveu alguns livros na sua área de formação. Aos 60 anos, o escritor abandonou a carreira acadêmica para se dedicar à literatura policial de ficção. Sua primeira obra no estilo literário, O Silêncio da Chuva, que apresenta o delegado Espinosa como personagem principal, lhe rendeu o Prêmio Jabuti de 1997.

 

Na entrevista, Garcia-Roza destaca a estrutura clássica do romance policial e acredita que a obra Édipo Rei, de Sófocles, escrita por volta de 427 a.c., seja o modelo mais antigo desse tipo de texto. "No final do século 19, o Edgar Allan Poe, de certa forma, retoma e dá uma nova roupagem à tragédia grega", comenta. "Não a tragédia enquanto tal, mas a estrutura dela", explica.

 

Ao ser questionado se o romance policial é mais ativo do que outras vertentes da literatura, Garcia-Roza diz que o leitor de literatura em geral se deixa levar pelo fluxo da narrativa, enquanto que no romance policial isso não acontece. "Você é colocado dentro do romance como um investigador também e às vezes supera o detetive", expõe.

 

O escritor fala ainda sobre os precursores da literatura policial, como Agatha Christie, Edgar Allan Poe, Dashiell Hammett, Raymond Chandler e Cornell Woolrich; sobre o grau de dificuldade de ter um personagem central para diversos livros; sobre a adaptação de romances policiais para o cinema; e sobre a literatura policial ser ou não subliteratura.

 

Garcia-Roza participa também dos quadros Pé de Página, no qual responde sobre onde, como e porque escreve, e do Primeira Impressão, em que sugere o livro O Talentoso Ripley, de Patrícia Highsmith. O episódio traz ainda os quadros: Orelhas, sobre o escritor Arthur Conan, autor das histórias de Sherlock Holmes, e Edgar Allan Poe; Prefácio, com Cristiane Tavares, mestre em literatura e crítica literária, que indica o romance policial O Gênio do Crime, de João Carlos Marinho; Quarta Capa, com a vogler Michelle Borges, que comenta sobre o livro O Misterioso Caso de Styles, de Aghata Christie; e Ptolomeus, sobre a Biblioteca Paulo Setúbal, localizada na capital paulista, especializada em literatura policial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado