Luiz Melodia abre o "Globo de Ouro Palco VIVA Samba" com o clássico "A Voz do Morro"

Com estreia em 11 de julho, especial é comandado por Taís Araújo e Cauã Reymond e reúne a nata do samba e grandes nomes da música brasileira

A partir de 11 de julho, às 21h, o VIVA vai celebrar o centenário do samba, gênero musical mais genuinamente brasileiro, com a terceira edição do "Globo de Ouro Palco VIVA".

Em seis programas inéditos, a história do samba será comemorada com interpretações de mais de 50 artistas, de todas as gerações. Os números musicais vão desde clássicos como "Pelo Telefone", primeiro samba registrado, até hits contemporâneos e antológicos sambas-enredo, além de promover encontros especiais. O programa tem apresentação da dupla Tais Araújo e Cauã Reymond, e será exibido de segunda a sábado, às 21h.

Desta vez, a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, é palco do especial, que foi gravado em abril.

Os artistas que se apresentam no "Globo de Ouro Palco VIVA Samba" são: Alcione, Alice Caymmi, Anitta, Arlindo Cruz, Áurea Martins, Baby do Brasil, Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Dudu Nobre, Elza Soares, Erasmo Carlos, Fernanda Abreu, Ferrugem, Frejat, Fundo de Quintal, João Cavalcanti, Jorge Aragão, Leandro Sapucahy, Luiz Melodia, Mãeana, Marcos Valle & Azymuth, Maria Gadú, Maria Rita, Mariene de Castro, Martinho da Vila, Mart'nália, Molejo, Moyseis Marques, Orquestra Imperial, Pedro Luís, Pedro Miranda, Péricles, Preta Gil, Revelação, Roberta Sá, Sandra de Sá, Serjão Loroza, Sorriso Maroto, Teresa Cristina, Thiaguinho, Velha Guarda da Portela, Wilson das Neves, Xande de Pilares, Zeca Pagodinho e Zélia Duncan.

O hot site do "Globo de Ouro Palco VIVA Samba" (www.globodeourosamba.com.br) reúne fotos e vídeos dos apresentadores e dos convidados, curiosidades sobre suas participações, além do line up de todas os números musicais. E quem quiser se aventurar e soltar a voz, pode mostrar seu talento através de vídeos gravados pelo aplicativo Smule. Entre os artistas que entraram na brincadeira, Sorriso Maroto e Péricles. A página também disponibiliza uma lista do Spotify com vários sucessos que serão exibidos na atração.

O programa é uma produção do VIVA com a Gege Produções. A direção geral é de Leticia Muhana, a direção artística de Patrícia Guimarães e a direção musical de Berna Ceppas. Beth Ritto e João Pimentel (Janjão) assinam o roteiro.



_______

VIVAVIVAVIVAVIVA
VIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVA
VIVAVIVAVIVAVIVA

Segunda-feira - dia 11 de julho: de Zé Ketti a Beth Carvalho

Comemorar os 100 anos do samba é, também, reverenciar grandes artistas que fizeram história. Um deles é Zé Ketti, que é lembrado por Luiz Melodia com o clássico "A Voz do Morro". "Quando resolvi gravar essa canção, vi que tinha a ver com o lugar onde nasci (Morro do São Carlos, Rio de Janeiro). Fala muito do que vivi e o que represento para a música. É um samba bem representativo para mim. Zé Ketti não é prato feito, é pão com mel.".

"Ele começou no Exaltasamba, grupo de pagode do ABC Paulista, um dos mais populares do país", comenta Cauã Reymond, fazendo mistério para anunciar a próxima atração. "Com voz marcante e suingue inconfundível, ele se tornou símbolo do pagode romântico", diz Tais. Péricles sobe ao palco para a dobradinha "Luz do Desejo" e "Desliga e Vem". Depois é a vez de Mart'nália soltar a voz e colocar o público para dançar com "Sem Compromisso". "Para mim, samba é além do trabalho, um prazer. É família. É um conjunto. Me sinto muito bem!", comenta a artista, ao descrever a importância do gênero musical em sua vida.

"Aquarela Brasileira", de Silas de Oliveira, é o próximo destaque do especial, na voz de Arlindo Cruz e Fernanda Abreu. O samba-enredo da Império Serrano, em 1964, foi reeditado em 2004. "É super bacana participar do programa. Acho fundamental comemorar os 100 anos do samba", diz Fernanda.

"Filho de peixe, peixinho é. Ele herdou o talento e o timbre do pai", descreve Cauã, ao chamar Diogo Nogueira para se apresentar com "Mineira", em homenagem ao pai, João Nogueira. A sequência fica por conta de Roberta Sá, que canta "Quem Te Viu, Quem Te Vê", de Chico Buarque.

A madrinha do samba Beth Carvalho encerra a primeira edição com sucessos eternizados como "Vou Festejar" e "Coisinha do Pai". O número traz, ainda, uma reverência de Beth a Cartola com a emocionante "As Rosas Não Falam". "Samba é poesia, resistência, ritmo, melodia. Principalmente a melodia de um povo", define Beth.

VIVAVIVAVIVAVIVA
VIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVA
VIVAVIVAVIVAVIVA

Terça-feira - dia 12 de julho: Bambas além das gerações

O segundo dia traz a irreverência e o carisma de Zeca Pagodinho, que faz um pout-pourri de "Verdade"/ "Faixa Amarela"/ "Vai Vadiar". "Pagode não é ritmo, é encontro de sambistas", diz o artista. Depois, é a vez do Revelação. Liderado por Davi Pereira, o tradicional grupo apresenta uma dobradinha com os sucessos "Deixa Acontecer" e "Na Velocidade da Luz".

Preta Gil chega com sua alegria para prestar uma homenagem ao pai, Gilberto Gil, com "Aquele Abraço". "Acho que é a musica de um baiano que ama o Rio. E eternizou. Ela sempre vai ser o cartão-postal da cidade. Quem nunca falou 'o Rio de Janeiro continua lindo?'". Em seguida, Alcione domina o palco com sua voz na canção "Menina dos Olhos de Oyá".

"Todo Menino é um Rei", de Roberto Ribeiro, é interpretada por Leandro Sapucahy. O artista lembra a época em que assistia o "Globo de Ouro" e conta que ficava ansioso para ver os músicos: "Era sempre uma expectativa muito grande para mim. Aos 12 anos, eu já era percussionista. Sou apaixonado pelo samba. A minha geração teve a sorte de poder curtir Roberto, Dicró, João Nogueira.". Já Maria Gadú representa um hit de Adoniran Barbosa: "Trem das Onze". "Lembro a primeira vez que ouvi essa música. É um clássico paulistano, da minha terra. Ele é, declaradamente, um dos meus maiores ídolos. Acho que o samba está em tudo. Besta de quem não assume isso.".

Um trio de peso fecha a segunda noite em grande estilo. Xande de Pilares se junta a duas referências do samba: Wilson das Neves e Áurea Martins. Os versos de "O Samba É Meu Dom" embalam a apresentação. "Só tenho que agradecer ao samba, a Deus. Samba é, primeiro, estado de espírito. São várias coisas. Resumindo, é Deus no céu e samba na Terra", diz Xande.

VIVAVIVAVIVAVIVA
VIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVA
VIVAVIVAVIVAVIVA

Quarta-feira - dia 13 de julho: Martinho da Vila e Anitta estão entre os destaques do dia

Um dos nomes mais consagrados do samba inicia a edição de quarta: Martinho da Vila. Segundo ele, "Feitiço da Vila", "Disritmia" e "Casa de Bamba" - músicas que ele canta no especial - são importantíssimas em sua carreira. "Para mim, o samba foi uma transformação. Quando comecei a fazer samba, saí do anonimato para o conhecimento. Fiquei conhecido no mundo do samba", diz Martinho.

Em seguida, o grupo Sorriso Maroto embala a plateia com a romântica "Um Metro e 65". O vocalista Bruno Cardoso descreve a emoção de gravar o programa: "É uma honra fazermos parte de um grupo tão seleto para essa celebração aos 100 anos do samba. Nós, que temos de 18 para 19 anos, já estarmos inseridos nesse segmento, é demais. Fico feliz em ver a representatividade que o Sorriso tem para o público mais novo. Simboliza a continuidade do gênero.".

A cantora Ana Cláudia Lomelino, mais conhecida como Mãeana, também participa do programa, dando voz ao primeiro samba registrado no Brasil, "Pelo Telefone". O próximo número mostra o dueto de Zélia Duncan e Pedro Luís com "É Hoje", da União da Ilha, um dos mais conhecidos e regravados sambas da história do Carnaval.

E já que o assunto é clássico, Dudu Nobre integra o time de artistas do "Globo de Ouro Palco VIVA Samba" com a animada "A Grande Família". "Acho que o samba é a raiz da nossa música. Forró também. São os que têm mais identidade brasileira. Com certeza, todo mundo tem um carinho e um samba na cabeça.". Na sequência, Marcos Valle & Azymuth cantam "Samba de Verão".

Convidada para homenagear Dona Ivone Lara com "Sonho Meu", Anitta encerra os shows da noite e declara que ama samba. "Sempre bom se reinventar, é bom quando canto ritmos que não estou acostumada. Sobretudo músicas de Dona Ivone, que são lendárias e fazem história. Foi incrível! Adoraria fazer um show com ela.".

VIVAVIVAVIVAVIVA
VIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVA
VIVAVIVAVIVAVIVA

Quinta-feira - dia 14 de julho: A versatilidade do gênero

Arlindo Cruz é o primeiro a se apresentar na edição de quinta-feira. O bamba dá voz a uma das canções mais emblemáticas de sua carreira: "Meu Lugar". Durante sua participação, Arlindo declara o que o gênero significa para ele: "É um montão de coisa, mas, resumindo, é minha vida!".

O pagode também é destaque no especial. Um dos ícones dos anos 1990, o grupo Molejo sobe ao palco do programa para cantar a famosa "Dança da Vassoura". Em seguida, Teresa Cristina reverencia Nelson do Cavaquinho com "Folhas Secas" e Cartola com "O Sol Nascerá". "Estou muito feliz de cantar essas músicas. A única coisa que me preocupa um pouco é que sou Portela. Acho que esses compositores estão acima das bandeiras. O samba ganha!", brinca Teresa, ao falar sobre os sambistas mangueirenses. O próximo convidado é Serjão Loroza, que lembra o campeonato da Imperatriz Leopoldinense, em 1989, com "Liberdade, Liberdade! Abre as Asas Sobre Nós". "O samba está no DNA do brasileiro. Mais ainda, no do artista e do músico brasileiro. Quase que identidade. Tanto que, qualquer tipo de música tem um quê de samba.". Depois é a vez de três sambistas da nova geração se reunirem no especial para cantar "Juízo Final". São eles Pedro Miranda, Moyseis Marques e João Cavalcanti.

Sandra de Sá domina o palco da Cidade das Artes, sacudindo o público com "Enredo do Meu Samba", de Dona Ivone Lara e Jorge Aragão. A canção foi tema de abertura da novela "Partido Alto", em 1984, também interpretada por Sandra. "Fiquei tão feliz em participar desse programa, que se não tivesse horário para viajar, erraria mais a letra para ficar mais tempo no palco.". E os versos "Quem não gosta de samba, bom sujeito não é", de Dorival Caymmi, são lembrados pela voz de Alice Caymmi, que representa o avô com a famosa "Samba da Minha Terra".

"Sempre tive o sonho de cantar com o Zeca Pagodinho. Ainda estou sem entender o que aconteceu no palco", declara Maria Rita, logo após o dueto com o artista. Os dois cantam a conhecida "Conselho".

VIVAVIVAVIVAVIVA
VIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVA
VIVAVIVAVIVAVIVA

Sexta-feira - dia 15 de julho: Da nata do samba à nova geração

Thiaguinho abre a edição. O cantor representa a nova geração do samba com os sucessos "Livre Pra Voar" e "Tá Vendo Aquela Lua". "As duas marcaram minha vida. 'Livre Pra Voar' foi a primeira que me deu a sensação de sucesso. Todo o lugar que eu ia, as pessoas cantavam. E 'Tá Vendo Aquela Lua', desde que comecei a cantar, não parei!". O músico ainda definiu a importância de seus ídolos em sua formação: "Só faço música hoje em dia porque cresci ouvindo os pagodes dos anos 1990. E, hoje, tenho a honra de ser amigo deles!". Na sequência, Jorge Aragão revive os tempos do Fundo de Quintal e se junta ao grupo no pout-pourri "Do Fundo do Nosso Quintal"/"Na Batucada dos Nossos Tantãs"/ "Coisa de Pele". A apresentação conta com a participação do saudoso vocalista Mário Sérgio, que faleceu um mês após a gravação do especial.

Frejat sobe ao palco em seguida para cantar "Malandragem Dá Um Tempo", de Bezerra da Silva. "É um privilégio fazer essa homenagem ao samba. Tenho uma história com essa música, que tem um lugar muito especial no meu coração. Quando o Barão Vermelho gravou, virei amigo do Bezerra. Cheguei a fazer show dele, nos dávamos muito bem", comenta o roqueiro. A Orquestra Imperial se apresenta com "Devagar com a Louça". Entre os integrantes do grupo, o diretor musical do programa, Berna Ceppas; Moreno Veloso; Emanuelle Araújo; e Nina Becker.

Portelense de coração, Roberta Sá se emociona ao gravar com a Velha Guarda da escola. "Quando Monarco pegou na minha mão, eu estava gelada. É muito tocante para mim cantar com eles.". Eles se apresentam com "Onde a Dor Não Tem Razão" e "Lenço". Fernanda Abreu também volta ao programa. Desta vez, com o single "Veneno na Lata".

Para encerrar os números musicais de sexta-feira, Elza Soares entra com sua voz inconfundível para cantar "Com que Roupa", de Noel Rosa. "Tenho uma coisa muito boa dentro do samba, abri caminhos para muita gente. Até então, o mercado para mulher era muito ruim. A mulher não tinha muita abertura, e peitei. Graças a Deus, com minha voz, fiquei maravilhosamente bem no samba. Não me considero sambista, sou cantora de samba.".

VIVAVIVAVIVAVIVA
VIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVAVIVA
VIVAVIVAVIVAVIVA

Sábado - dia 16 de julho: Mistura que dá samba

Canções de Paulinho da Viola ganham destaque na voz de Maria Rita, com opout-pourri "Coração Leviano"/ "Foi um Rio que Passou em Minha Vida/ "Timoneiro".

Revelação da nova geração do samba, o carioca Ferrugem se apresenta com um sucesso do grupo Só Pra Contrariar, a música "Que Se Chama Amor". Natural do Rio de Janeiro, ele é recebido aos gritos pela plateia e logo se juntou a ela, para a alegria das fãs. "Fiquei muito feliz com o convite. Sou novo no samba e nem eu mesmo teria lembrado de mim para integrar esse time", brinca. Em seguida, a baiana Mariene de Castro canta "Desde que o Samba É Samba", um dos clássicos que não poderia ficar de fora desta seleção musical.

Salgueirense assumido, Xande de Pilares é o próximo a se apresentar. Ele interpreta "Explode Coração", samba-enredo que garantiu à escola o título do carnaval carioca em 1993. Na vez de Erasmo Carlos, o roqueiro canta "Coqueiro Verde". "Já fiz parceria com Jorge Ben Jor, Zeca Pagodinho, Nara Leão, João Gilberto. Já fiz várias! São sambistas que amo, ídolos.".

Baby do Brasil também marca presença no especial com a música "Brasil Pandeiro" e sua performance extravagante, que leva o público ao delírio. "É uma música histórica da minha carreira, da época dos Novos Baianos. Sinto-me muito feliz de estar representando os Novos Baianos no palco do 'Globo de Ouro'.".

Um encontro que marcou as gravações encerra o programa. Amigos de longa data, Alcione e Diogo Nogueira unem seus talentos em "Não Deixe o Samba Morrer". "O Diogo é um dos maiores nomes da nova geração do samba. Tenho o maior carinho por ele", elogia Marrom. Ele retribui: "Ela é uma pessoa muito importante na minha carreira. Quando eu larguei o futebol, ela foi a primeira artista a me convidar para cantar no palco. Eu nem imaginava! Alcione é nossa diva.".



Em uma parceria com a Rádio Globo, entrevistas com os artistas que participaram do "Globo de Ouro Palco VIVA Samba" poderão ser ouvidas nos programas "Tá Rolando Música" e "Samba de Primeira", a partir do dia 11.



VIVAVIVAVIVAVIVA
VIVAVIVAVIVAVIVA


VIVA - Canal Globosat
Globo de Ouro Palco VIVA Samba - inédito

VIVAVIVAVIVAVIVA
VIVA
VIVA

Estreia 11 de julho

VIVA
VIVA
VIVAVIVAVIVAVIVA

Horário principal: segunda a sábado, de 11 a 16 de julho, às 21h
Maratona seis episódios: sábado, 16 de julho, a partir das 17h15;
e domingo, 17 de julho, a partir das 10h30


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado