Novo episódio de Heroes traz a comovente história da moradora de bairro violento em São Paulo que, para superar a trágica morte do filho, criou projeto de corrida para as mulheres e crianças


 


 

A corredora Neide Silva é a segunda personagem de Heroes, série da BBC Brasil
destaque na cobertura global da BBC sobre as Olimpíadas 2016

BBC Brasil estreia nesta semana novo episódio de Heroes (Heróis), série original de vídeo produzida para o serviço de notícias internacionais da BBC sobre os JogosOlímpicos Rio 2016Heroes pode ser assistida no site, facebook e no canal de You Tube da BBC Brasil no link bbcbrasil.com e, a partir de 6 de agosto, no BBC World News – canal de TV de notícias internacional da BBC – presente no Brasil e outros países.

Heroes apresenta incríveis trajetórias de cinco brasileiros que superaram grandes obstáculos por meio do esporte e que, agora, usam a atividade física para mudar vidas no Brasil. A trajetória da baiana Neide Silva, moradora do Capão Redondo, considerado o bairro mais violento de São Paulo, foi modificada pela corrida como esporte.

Correr diariamente, todas as manhãs, pelas ruas do Capão Redondo, ajudou a costureira Neide Silva se concentrar no esporte para superar, primeiro, a dor da trágica morte do marido. Logo, passou a ser seguida por mulheres do bairro. "As mulheres vieram até mim porque queriam o direito de fazer uma atividade física. Na comunidade, só os homens jogavam futebol e tinham acesso à prática esportiva". Assim nascia o projeto Vida Corrida.

O mais velho dos seus três filhos, Mark, ajudava a mãe viúva com as corridas. Pediu que ela incluísse no projeto crianças do bairro que, sem atividades após a escola, estavam vulneráveis à influencia do crime e do tráfico de drogas. "Eu disse que não tinha tempo", lembra Neide. Um ano depois, em setembro de 2000, Mark foi assaltado e assassinado por um menor de idade, de apenas 14 anos. "Eu decidi que ia ajudar essas crianças", disse Neide. Atualmente, o projetoatende a 200 adultos e 250 crianças e, segundo Neide, mais de 80% são do sexo feminino.  Ela, aos poucos, reduziu os trabalhos como costureira e hoje se dedica quase que exclusivamente à coordenação das atividades do Vida Corrida.

Cobertura bilíngue durante todo evento

A BBC Brasil levará ao mundo duas séries originais de vídeo produzidas para o serviço de notícias internacionais da BBC sobre os Jogos Olímpicos Rio 2016. As séries Hidden Rio (Rio Escondido) Heroes (Heróis) serão exibidas noBBC World News – canal de TV de notícias internacional da BBC – e também por meio do serviço de notícias BBC World Service (canal de TV, facebook e canal do YouTube), em português, inglês e outros idiomas.

Além das séries especiais, os jornalistas da BBC Brasil, no Rio, farão cobertura bilíngue para o público brasileiro e para o serviço internacional de notícias da BBC revelando histórias exclusivas sobre o impacto dos jogos na cidade.

A Diretora de Redação da BBC BrasilSilvia Salek, comenta: "Nosso objetivo tem sido produzir conteúdo interessante não apenas para brasileiros, mas também para uma audiência mundial. Para o público estrangeiro, oferecemos uma narrativa aprofundada do que significa, para o Brasil, receber os jogos, destacando dilemas e controvérsias, mas também histórias inspiradoras de brasileiros que vêm, de forma anônima, ajudando a mudar o país. São temas de apelo universal que também atraem nossa audiência no próprio Brasil".

BBC Brasil oferece conteúdo multimídia em seu website bbcbrasil.com e também é fonte de notícias para os portais  UOL, MSN Brasil, IG, Terra, G1 e Folha. Os novos aplicativos da BBC Brasil estão disponíveis para os usuários de Android, iPhone e iPod touch, assim como para aparelhos da Série 40 da Nokia. A BBC Brasil é parte da BBC World Service.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado