Primeiro método de educação totalmente flexível ao aluno é criado no Brasil


 O mais novo e moderno sistema de organização acadêmica, que já foi aprovado pelo MEC, permite que o aluno escolha, de maneira autônoma, os assuntos que ele deseja estudar optando, por exemplo, por matérias que tenham maior relevância e contribuição para o momento de sua carreira 

 

Blox, o primeiro sistema de educação superior totalmente flexível ao aluno.Com um investimento de um pouco mais de R$ 1 milhão em dois anos, a FAPPES (www.fappes.edu.br/blox), instituição de ensino superior, desenvolveu o Blox (goo.gl/rndsRY), um inédito sistema de educação por competências que teve toda sua concepção baseada em gamificação. Foi a partir da dinâmica de jogos que a FAPPES construiu um modelo que tem como objetivo engajar ainda mais os alunos, mas principalmente, respeitar a natureza de aprendizagem, a liberdade de escolha e a importância das relações humanas durante o desenvolvimento individual e coletivo. 

Só no segundo semestre deste ano mais de 1.100 alunos ingressarão neste novo sistema de ensino e a expectativa da FAPPES é que até o final de 2017 este número cresça em, pelo menos, 47%.  "Sempre tivemos a vontade de fazer algo diferente e atualizado para a educação, principalmente no Brasil, e há dois anos começamos a desenvolver um sistema de crédito, mas sentíamos que ainda não era aquilo. Foi, então, que a partir de uma desconstrução criativa, na qual, paramos de olhar para o mercado e voltamos nossa atenção para a regulamentação do MEC, que conseguimos criar um método único, inovador e que pretende promover uma disrupção na organização do ensino superior brasileiro", afirma Leandro Berchielli, Mestre em Educação pela PUC e diretor geral da FAPPES. 

Dividido em quatro áreas de conhecimento, o Blox é 100% flexível ao aluno, que precisa escolher até dez matérias por semestre para preencher a grade semanal. Só no período noturno serão possíveis realizar mais de 322 mil combinações de grade. "O nosso novo método de ensino não organiza mais os alunos em "turmas" divididas por "semestre". Eles são agrupados por interesses ao escolher um Blox. Isso significa que o nível de atenção e dedicação à aula será muito maior, uma vez que ninguém estará lá por obrigação", declara Vanessa Dohme, Mestre em Gamificação e Coordenadora do Projeto Blox, na FAPPES. 

Atualmente, existem 56 combinações diferente de competências que um Blox pode propor.  O novo sistema de ensino da Instituição permitirá que alunos com as mais variadas experiências de vida e habilidades profissionais e, até mesmo, que estejam cursando semestres diferentes, tenham a oportunidade de trabalharem juntos, enriquecendo ainda mais a experiência de aprendizagem ativa. 

"A forma de nos comunicamos mudou, o modo como as pessoas se relacionam hoje já não é mais o mesmo e a FAPPES acredita que a educação também precisa evoluir. Foi pensando nisso que criamos o Blox, um sistema que permitirá ao aluno escolher "o que", "quando" e "como" vai estudar", afinal são as escolhas que definem o que cada um de nós será. E isso muda tudo", finaliza Berchielli.  Para saber mais sobre o Blox acesse www.fappes.edu.br/blox


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado