A visão de estrangeiros da Alemanha, Síria, do Senegal e dos Estados Unidos sobre o Brasil estão em destaque na série OLHARES, produção da BBC Brasil, na cobertura especial das Olimpíadas


 


Olhares é uma série original de vídeo da BBC Brasil, produzida para o serviço de notícias internacionais da BBC durante cobertura os Jogos Olímpicos Rio 2016.  Com foco nos estrangeiros que vivem ou estão de passagem pelo Brasil, a produção multimídia tem o objetivo de trazer um novo olhar e uma perspectiva diferente sobre o país e seus habitantes.

Os episódios podem ser assistidos no site bbcbrasil.com, no Facebook, no canal de YouTube da BBC Brasil e no BBC World News – canal de TV de notícias internacional da BBC – presente no Brasil e outros países.

Conheça as histórias de OLHARES:

Alemão que vive no Vidigal é personagem da série

O pintor alemão Jan Siebert está no Brasil desde 2005. Ele morou em Copacabana e sabe bem a diferença entre viver no asfalto e em uma comunidade. Graças a sua preferência de pintar à noite, foi alvo de um disparo de um policial da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) que confundiu seu pinel com uma arma. Escapou por pouco. "Fui tratado como um cidadão da favela", reconhece. "O perigo não vem do lado que se espera".

Siebert fez registros da paisagem urbana do Rio, como do viaduto da Perimetral, demolido como parte das obras relacionadas aos Jogos Olímpicos. Ele escolheu morar no Brasil, mas não perdeu a visão crítica. "Esta cara bonita do Rio de Janeiro não chega a 10% da cidade", afirma. "Nos outros lugares, o olhar do turista não chega".

Senegalesa sustenta a família trabalhando nas ruas do Rio de Janeiro

Amina Ngom veio do Senegal há seis anos. Muçulmana e separada do marido, ela ganha a vida trabalhando como vendedora de artesanato africano nas ruas do Rio. Agora, ela luta para conseguir dinheiro e evitar que o ex-marido case sua filha com apenas 11 anos de idade. Ela conta em programa da série Olhares, como pretende trazer a menina para o Brasil antes do compromisso.

"Algumas pessoas me fazem sentir em casa, outras não", afirma Ngom. Apesar das dificuldades financeiras e do racismo, Amina mantém um casal de filhos, mãe e sobrinhos no Senegal com o dinheiro de seu trabalho.

Refugiado Sírio conta como quer trazer sua mãe para o Brasil

Quando tinha 19 anos, Adel Bakkour deixou Síria e veio para o Brasil fugindo da guerra. Agora, todos os dias, conversa com a mãe pela internet e sonha trazê-la da cidade de Aleppo para viver no Rio de Janeiro. "Se você corre atrás, consegue", afirma em episódio da série Olhares.

Adel ensina árabe na ONG Abraço Cultural, que tem aulas de idiomas dadas por refugiados. Mas sua chegada ao Brasil foi difícil e marcada pela pobreza. Mesmo matriculado na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Adel teve de dormir por seis meses em uma barraca dentro do alojamento universitário. 

Maestro norte-americano é regente titular da OSB

O americano Lee Mills candidatou-se no concurso de maestro assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira, a mais tradicional do país, com mais de 70 anos de existência. No ano passado, com a saída do maestro titular, acabou se tornando o principal regente da OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira), aos 27 anos de idade. Sua trajetória no Brasil e a visão que construiu sobre a cultura brasileira estão na série Olhares.

Para ele, a cultura brasileira "é muito forte" e precisa ser exportada para além de Tom Jobim e Heitor Villa-Lobos, provavelmente os mais conhecidos compositores brasileiros no exterior. Atualmente, Mills vive em Copacabana e se sente adaptado à vida social no Rio de Janeiro. "'No Brasil, você faz melhores amigos por uma noite", reconhece.

Série Olhares

Olhares faz parte do projeto da BBC Brasil de ampliar a produção audiovisual com foco nos dispositivos móveis, com duração e legendas para serem assistidos com facilidade em celulares, por exemplo. Segundo Silvia Salek, "O acesso aos conteúdos da BBC Brasil por celular já representam metade da audiência". O impacto da BBC Brasil tem aumentado significativamente ao longo do último ano. Seu site bbcbrasil.comalcançou 20,1 milhões de usuários únicos em junho de 2016 (Fonte: ComScore).

BBC Brasil oferece conteúdo multimídia em seu website bbcbrasil.com e também é fonte de notícias para os portais  UOL, MSN Brasil, IG, Terra, G1 e Folha. Os novos aplicativos da BBC Brasil estão disponíveis para os usuários de Android, iPhone e iPod touch, assim como para aparelhos da Série 40 da Nokia. A BBC Brasil é parte da BBC World Service.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado