Trio paulistano Mental Abstrato é atração de documentário e show no SescTV


 

Inéditos, os programas serão exibidos no dia 4/9, domingo, a partir das 21h



Foto: Divulgação.


SescTV apresenta documentário da série Passagem de Som e show da série Instrumental Sesc Brasil com grupo Mental Abstrato, que mistura hip hopjazzsoul music afrobeat, unindo performances de músicos convidados, samplers e batidas eletrônicas. Com direção geral de Max Alvim, os programas vão ao ar no dia 4/9, domingo, a partir das 21h (assista também emsesctv.org.br/aovivo).

 

Fundado em 2005 pelos beatmakers (produtores das batidas de rap) e compositores Omig One e Calmão Tranquis, o Mental Abstrato tornou-se trio com a chegada do baixista e também beatmaker Guimas Bass. O grupo mescla rap e jazz a partir do sampler, instrumento que grava e processa sons gravados. Seu único álbum, Pure Essence, foi lançado apenas no Japão em 2010, e a música Baião, que integra o CD, já esteve no Top 10 da rádio BBC de Londres. Em 2015, em comemoração aos 10 anos do trio e cinco do disco, o Mental Abstrato decidiu lançar o álbum em vinil, em série limitada.

 

No Passagem de Som, os integrantes do grupo falam sobre suas referências na música, que passeiam pela brasileira, afro e norte-americana.  "A gente tem influências que não têm limite, vai desde Cartola a Miles Davis, Baden Powell e John Coltrane", expõe Oming One, que toca percussão. Tranquis, que toca MPC (Music Production Center), comenta que a batida do trio é rap de raiz, entretanto, por ter muito jazz, às vezes não se percebe. "Mas é puro rap", afirma.

 

Na capital paulista, os músicos visitam dois espaços culturais: a Casa Brasilis, em Pinheiros, que abriga uma gravadora, uma escola de música, uma loja de discos e um evento semanal chamado Beat Brasilis; e o Casarão do Vinil, na Mooca, cuja arquitetura da construção data da década de 1940.

 

O programa mostra ainda ensaio do grupo para show da série Instrumental Sesc Brasil, que o canal exibe na sequência. No repertório, canções como TripDown; e O Mar, todas compostas por Oming One e Calmão Tranquis. Com Guimas Bass no baixo, os músicos são acompanhados pelos artistas convidados: Kiko de Sousa, nos teclados; Cauê Vieira, no sax, e Gil Duarte, no trombone. O show também conta com participação de Beto Montage, no vibrafone; Guizado, no trompete; Marcelo Monteiro, no sax; e Ronaldo Camilo e Thiago Duar, nas guitarras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado