Alzheimer - tratamento com medicamento aducanumab pode aliviar a perda de memória



Exiba imagens para confirmar leitura

Trata-se de estudo com o medicamento aducanumab, publicado na revista científica Nature, que é uma das melhores notícias para a pesquisa sobre doença de Alzheimer. O aducanumab tem como objetivo inibir o acúmulo de beta amiloide, proteína tóxica para o cérebro e a principal causadora desta doença.

O estudo teve 165 pessoas que foram divididas em diferentes grupos, alguns dos quais receberam a droga e um que recebeu um placebo. No grupo que recebeu infusões de aducanumab, 103 pacientes receberam a droga uma vez por mês e por até 54 semanas experimentaram uma redução na quantidade de emaranhados beta amiloide em seus cérebros. Estes resultados confirmaram um outro estudo com ratos, em que a droga parecia limpar placas de beta amiloide do cérebro dos animais.

O uso do medicamento no tratamento de pessoas vai ter que esperar até a conclusão de outros dois estudos maiores de fase III. Eles estão agora em andamento com conclusão prevista para até 2020. "Bloquear o acúmulo de proteínas tóxicas no cérebro é o maior desafio no desenvolvimento de novos tratamentos para a Doença de Alzheimer, motivo pelo qual este estudo abre perspectivas bastante otimistas para o futuro", afirma Dr. Renan Domingues, neurologista e doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo e University of Alabama at Birmingham (EUA).

De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado