Evento de empreendedorismo em São José dos Campos reúne startups e grandes empresas para formentar a cocriação


No último ranking que seleciona as empresas mais inovadoras de 2016, quatros startups de São José dos Campos estão na lista


No próximo dia 15 de setembro, empreendedores, executivos e investidores de São José dos Campos (SP) têm um compromisso: o encontro regional do movimento 100 open startups, que avalia e classifica as 100 startups mais interessantes para investimento e as conecta com empresários e com investidores.


Os participantes do 100 open startups se dividem nas chamadas "capitais da inovação"  e São José dos Campos é uma delas, ao lado de outras cidades brasileiras como Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. Neste ano, o movimento sai do Brasil e chega também a cidades de países na América Latina, EUA, Europa e Ásia.


O Parque Tecnológico São José dos Campos, instituição que recebe o 100 open nesta edição, também se destaca neste contexto, sendo um dos maiores fomentadores de inovação e sinergia da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

"Apoiar programas como o 100 open startups é importante para o Parque que por meio de sua incubadora de negócios e centros empresarias promove um ambiente cada vez mais sinergético e gerador de oportunidades de negócios e parcerias.  A realização na cidade de eventos como esse também confirma que São José é uma das capitais brasileiras da inovação", disse Alexandre Barros,  coordenador da equipe de Gestão de Empresas e Instituições do Parque Tecnológico.

No geral, quatro das 100 open startups no ranking de 2016 - o primeiro da série - vieram de São José de Campos. É o caso da Treevia Forest Technologies (45º lugar na classificação), da Intelectron (69º), da Livre (72º) e da Go Touch  (77º).  São startups que vão da agricultura aos transportes, e do estágio de incubação (caso da Treevia) a maturidade, com investimentos superiores a R$ 100 mil (caso da Livre).

Na Intelectron, por exemplo, o engenheiro do ITA e empreendedor, Lincoln Lepri, desenvolveu sozinho o "snake" - um robô-cobra capaz de trabalhar em lugares e máquinas confinadas. "Há espaços em que mal cabe um braço humano", diz. Pelo 100 open startups ele busca parceiros para desenvolver o produto.

Durante a última edição do movimento cada startup participante recebeu uma média 30 avaliações. Até agora 53 contratos já foram firmados entre empresas e startups, além de 692 parcerias que estão em negociação.

"Startups têm muitas ideias, muitas alternativas e muitos possíveis caminhos a seguir. Se as startups não obtêm o compromisso e acesso a recurso de instituições estabelecidas em suas fases iniciais - empresas ou fundos de investimento - elas têm muita pouca chance de prosperar", diz o engenheiro Bruno Rondani, criador do 100 open startups.

COMO FUNCIONA

Para entrar para o movimento, é preciso escolher um dos desafios que tem mais sinergia com sua solução. Neste ano, o 100 Open Startups parte com 20 desafios de inovação propostos pela rede de empresas e de investidores, em áreas como saúde, agronegócios e sociedade da informação. Quem ainda está no plano das ideias na sua startup também pode se inscrever, assim como startups que já receberam aportes financeiros.

 O processo de avaliação das startups acontece em cinco etapas. Inicialmente, as avaliações são feitas de maneira online, em uma plataforma do Wenovate, pela rede de especialistas e executivos das 200 grandes empresas que participam do movimento 100 Open Startups –o triplo do número de empresas do ano passado.

 As propostas das startups com mais combinações com executivos de grandes empresas são convidadas a participar de um pitch pessoalmente. Quem tiver mais matchs com empresas e contratos fechados, recebe mais pontos no ranking de startups. As inscrições das startups no movimento 100 open startups devem ser feitas  no site http://www.openstartups.org.br/

 # Conheça o movimento "100 Open Startups": http://www.openstartups.org.br/ 

# Sobre o Open Innovation Week: http://www.openinnovationweek.com.br/index.php

# Sobre o Parque Tecnológico São José dos Campos http://www.pqtec.org.br/conheca-o-parque/quem-somos.php

 

100 open startup

ENCONTRO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - CAPITAL DA INOVAÇÃO


Data:
 15 de setembro (quinta-feira)
Horário: 9h às 12h
Local: Centro de Convenções do Parque Tecnológico 
Doutor Altino Bondensan, 500 - Distrito de Eugênio de Melo | São José dos Campos - SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado