SescTV participa do MIRADA - Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos


 

O evento será realizado de 08 a 18/09 


Arquiteturas - Teatros Ameaçados (SP). Foto: Sergio Roizenblit e Humberto Bassanelli.

No mês em que o Sesc completa 70 anos, o SescTV participa da 4ª edição do MIRADA - Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, realizado de 08 a 18/09, na cidade litorânea, disponibilizando no Youtube uma  seleção de programas que abordam o universo do teatro. São documentários, show, espetáculos de dança, debates e entrevistas que integram o acervo do canal. Além disso, alguns desses programas serão exibidos no festival, no espaço Ponto de Encontro, diariamente, de 12 a 17/09, das 15h às 17h. O canal ainda expõe a Videoinstalação Olho-Urubu, que apresenta 26 videopoemas.

 

Essas produções trazem questões importantes sobre o fazer cênico, com a participação de profissionais da área, entre atores, diretores, pesquisadores, coreógrafos e bailarinos, que a partir de seus conhecimentos e impressões, fomentam a discussão sobre as artes do palco. A seleção conta com programas que tratam ainda o papel social do teatro e sua relação arquitetônica e política com a cidade.

 

Entre as produções estão o documentário Circo é... Circo, dirigido por Daniela Cucchiarelli, que traz a história do circo, conceitos, formação de artistas e a questão do risco; e o episódio Nelson Rodrigues, da sérieContraplano, dirigida por Luiz R. Cabral, no qual o professor e curador de Artes Plásticas Tadeu Chiarelli e oator, palhaço, dramaturgo e diretor Hugo Possolo analisam a influência da obra do escritor no cinema brasileiro a partir de alguns de seus filmes.

 

Destaque para o show Plínio Marcos em Prosa e Samba, com Juçara Marçal, Kiko Dinucci e banda, e direção para TV de Juliana Borges, e para o programa Plínio Marcos – Eu Fiz por Merecer: Entrevista com Oswaldo Mendes, dirigido por Miriam Portela, que mostra conversa com o ator e diretor Oswaldo Mendes, amigo de Plínio Marcos e autor de sua biografia Bendito Maldito, lançada em 2007.

 

Também estão na seleção o episódio Teatros Ameaçados (SP), da série Arquiteturas, dirigida por Paulo Markun e Sergio Roizenblit, que traz um panorama dos teatros de rua de São Paulo; e a coreografia  Revêrie – Morena Nascimento, da série Dança Contemporânea, com direção para TV de Antonio Carlos Rebesco. O espetáculo solo é coreografado e interpretado por Morena Nascimento, com direção, criação e dramaturgia de Carolina Bianchi e inspiração nas imagens da fotógrafa alemã Grete Stern.

 

O festival recebe ainda a Videoinstalação Olho-Urubu. Composta por módulos interativos, a instalação exibe 26 videopoemas, com duração entre um minuto e meio e cinco minutos, que atravessam as diversas realidades do MIRADA - a arte, a cidade, o homem e a arquitetura - e embaralham as fronteiras entre cinema, artes visuais, ficção e realidade. Os curtas-metragens experimentais têm direção geral do diretor teatral e cineasta André Guerreiro Lopes e são frutos do trabalho dos participantes da oficina Imersão Olho-Urubu - Laboratório Audiovisual SescTV, ministrada durante a última edição do festival.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado