Telefónica Open Future estimula a contratação de mulheres por startups


 

  • Até 23/10, empresas digitais de todo o país poderão cadastrar vagas na plataforma online que também terá espaço para as candidatas
  • Ação culminará com a realização do evento #womensage, no dia 18 de novembro, na Wayra Brasil
  • O recrutamento será feito em parceria com a startup Gupy, que atua em gestão de recrutamento e é acelerada pela Wayra 

São Paulo, 27 de setembro de 2016 – O Telefónica Open Future, programa de inovação aberta e de apoio ao empreendedorismo da Telefónica (dona da marca Vivo), lança um movimento inédito no Brasil para ampliar a participação de mulheres em startups. A ideia é promover um processo de recrutamento de mão de obra feminina, que aproxime candidatas e empresas, auxiliando-as em todas as fases da seleção. Segundo pesquisa da empresa de recrutamento e seleção Harvey Nasch, menos de um terço dos funcionários de tecnologia das empresas são mulheres.

Até o dia 23 de outubro, startups de todo o país que tenham interesse em contratar mulheres poderão cadastrar suas vagas pelo site gupy.io. No mesmo endereço, empreendedoras que queiram trabalhar em uma dessas startups poderão concorrer às vagas, clicando em "inscreva-se como candidata". Com isso, as empresas receberão a base de talentos femininos já pré-selecionada com a indicação das profissionais mais adequadas para cada vaga, a partir da análise do perfil empreendedor e do potencial das candidatas.

Estão aptas a participar empresas de base tecnológica que desenvolvam soluções de software, hardware ou serviços de TI com no mínimo 1 e no máximo  5 anos de existência. Todas as startups interessadas poderão enviar suas vagas, mas será reservada à Telefónica Open Future e à Gupy a seleção de até 60 empresas para a ação de recrutamento. Desse total, 30 empresas participarão da Feira de Recrutamento do #womensage, evento que ocorrerá no dia 18 de novembro na aceleradora Wayra Brasil, em São Paulo.

As empresas serão escolhidas com base no seu potencial de atração, estágio de crescimento e número de vagas. As startups selecionadas também participarão de debates e palestras sobre a inserção de mulheres no mercado empreendedor. 

Ao longo do mês de outubro, as empresas participantes terão assistência da Gupy, startup acelerada pela Wayra que faz a gestão de processos de recrutamento e seleção online, com base em People Analytics. As startups selecionadas receberão instruções sobre como avaliar as candidatas e realizar entrevistas, preparando-se para a etapa final, em novembro, que será presencial.

"O ambiente de startups está diretamente ligado à inovação e à tecnologia que muitas mulheres acreditam não ser adequado para elas, mas a diversidade traz uma complementaridade de características que pode ser o diferencial para o sucesso de um negócio inovador", diz Renato Valente, country manager do Open Future Brasil. De acordo com estudo realizado pela Peterson Institute for International Economics, empresas com pelo menos 30% de presença feminina em cargos executivos seniores têm lucro 15% maior do que aquelas cuja presença é menor.

Temos vagas

Durante o mesmo período, o Open Future abrirá também as inscrições para as candidatas, que serão selecionadas conforme os perfis profissionais solicitados pelas startups. O contato e o treinamento das finalistas será realizado via Webinar para aumentar suas chances de contratação no mundo empreendedor. Elas receberão dicas sobre como é trabalhar em startup, em áreas como tecnologia, marketing, produto e atendimento ao cliente.

No dia 18 de novembro, durante a Feira de Recrutamento do evento #womensage, organizada pela Telefónica Open Future, candidatas e startups selecionadas se encontrarão na sede da Wayra, para a finalização do processo seletivo. Paralelamente à feira de recrutamento, o evento discutirá como motivar o empreendedorismo feminino e estimular a contratação de mulheres para cargos de liderança nas empresas.

Sobre a Gupy

A Gupy é uma plataforma online que faz a gestão do recrutamento e a seleção online dos candidatos através de testes de perfil e habilidades baseada em People Analytics. A Gupy começou suas operações há 1,7 ano e nesse período mais de 170 empresas já utilizam a versão Beta do software, entre elas a Kraft Heinz, Pearson e Movile. Já foram realizados mais de 30.000 matchings entre candidatos e empresas pela plataforma. Em novembro, a startup lança oficialmente a nova versão da plataforma, com novas features e interface.   Também estreia sua versão em espanhol para países da América Latina.

Sobre o Telefónica Open Future:

O Open Future_ é o programa global de inovação aberta e empreendedorismo da Telefónica, dona da marca Vivo. Além da aceleradora Wayra, o Open Future desenvolve iniciativas de apoio ao empreendedorismo no Brasil, como o Pense Grande (programa realizado pela Fundação Telefônica Vivo), e os Crowds, espaços colaborativos para inovação, já presentes em três cidades brasileiras: Santa Rita do Sapucaí, Londrina e São Paulo. A Telefónica também tem fundos de investimento de risco para apoiar empresas digitais, como o Telefónica Ventures e o Amerigo.

Sent with SndLatr for Gmail

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado