De Pixote a Toshio, a Infância Usurpada é tema de ciclo de filmes na Biblioteca Mário de Andrade


Programa que começa hoje (5.10) traz 12 produções, entre elas o curta Vinil Verde, de Kleber Mendonça Filho, e clássicos de Rossellini, Babenco e Truffaut   

 

Um olhar diferente sobre a infância é a proposta em outubro do Cinemário, o ciclo de sessões gratuitas de cinema da Biblioteca Mário de Andrade.

De 5 a 30 de outubro serão exibidos 12 filmes em que os personagens – crianças e adolescentes – entram em contato com o lado mais cruel ou sombrio da vida.

A série Infância Usurpada terá sessões às quartas, sextas e domingos. O programa começa hoje com Os incompreendidos (05.10), a venerada obra-prima de François Truffaut, e prossegue até a exibição de O Garoto Toshio, de Nagisa Oshima (30.10), passando por obras dirigidas por Babenco, Rossellini e Kiarostami, entre outros. Kleber Mendonça Filho, diretor do polêmico Aquarius, será representado pelo curta Vinil Verde (23.10).

 

Programação Completa:

Dia: 5, quarta-feira, às 22h30 – Os incompreendidos, de François Truffaut (1959; 90 min.)

O filme narra a história do jovem parisiense Antoine Doinel, um garoto de 14 anos que se rebela contra o autoritarismo na escola e o desprezo dos pais. Rejeitado, Doinel passa a faltar nas aulas para frequentar cinemas ou sair com os amigos, principalmente René. Com o passar do tempo, ele acaba vivenciando descobertas e cometendo pequenos delitos em busca de atenção.

 

Dia: 7, sexta-feira, às 23h59 – Pixote – A lei do mais fraco, de Hector Babenco (1980; 128 min.) Reprise no domingo, 9, às 16h

Abandonado pelos pais, Pixote convive desde seus primeiros anos de vida com a dura realidade de crimes, prostituição e violência que permeiam tanto as ruas da cidade quanto os reformatórios para os quais ele é enviado. Sucesso de público na década de 1980, sendo um dos filmes mais famosos da carreira de Babenco, Pixote expõe com crueza um retrato da vida dos marginalizados na cidade de São Paulo.

 

Dia: 9, domingo, às 18h30– Vizinhança do tigre, de Affonso Uchoa (2013; 90 min.)

Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem. Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias. Vencedor do 17° festival de Tiradentes.

 

Dia: 14, quarta-feira, Alemanha, ano zero, de Roberto Rossellini (1948; 78 min.) Reprise no domingo, 16, às 17h

O capítulo final da trilogia da guerra de Roberto Rossellini é também o mais devastador deles: um retrato de uma Berlim obliterada, vista através dos olhos de um menino de doze anos. Vivendo em um prédio de apartamentos bombardeado com seu pai doente e dois irmãos mais velhos, o jovem Edmund vaga ao léu pelas ruas, onde acaba se enredando nas falcatruas do mercado negro junto com outros jovens – tudo isso sob a influência nefasta de um ex-professor nazista.

 

Dia: 16, domingo, às 19h – Paisagem na neblina, de Theo Angelopoulos (1988; 127 min.)

A viagem de iniciação de duas crianças que saem, da Grécia em direção à Alemanha, em busca de seu pai ainda desconhecido para ambas. Durante a viagem, elas descobrirão tanto a lado bom quanto o mal do mundo, suas verdades e mentiras, o amor e a morte, o silêncio e a palavra, ao mesmo tempo que inventam o seu universo secreto.

 

Dia: 19, quarta-feira, às 22h30 – No quarto da Vanda, Pedro Costa (2000; 179 min.)

Vanda Duarte é uma jovem toxicodependente. Fechada em seu quarto pobre, vive com mágoa e desencanto, sentimentos que partilha com alguns familiares e amigos. Paralelamente, o bairro das Fontainhas, no norte de Lisboa, onde ela mora, começa a ser destruído por escavadeiras e buldozeres.

 

Dia: 21, sexta-feira, às 23h59 – Últimas conversas, de Eduardo Coutinho (2015; 87 min.) Reprise no domingo, 23, às 16h

A partir de entrevistas feitas com jovens estudantes realizadas pelo cineasta Eduardo Coutinho antes de sua morte (em fevereiro de 2014), o filme busca entender como pensam, como sonham e como vivem os adolescentes de hoje. O material foi editado por sua parceira de longa data, a montadora Jordana Berg, e a versão final é assinada por João Moreira Salles.

 

Dia: 23, domingo

18h – Vinil Verde, de Kleber Mendonça Filho (2004; 17 min.)

Mãe dá à filha uma caixa cheia de velhos disquinhos coloridos. A menina pode ouvi-los, exceto o vinil verde. Um filme de horror para crianças.

 

18h20 – Zero de conduta, de Jean Vigo (1933; 44 min.) 

Remetendo às experiências escolares das crianças francesas baseadas nas memórias de Vigo sobre sua própria infância, o filme retrata um sistema educativo burocrático e repressivo diante do qual os estudantes empreendem verdadeiros atos de rebelião – por vezes, surreais, resultado de leituras libertárias da infância. Proibido na França até 1946, Zero de Conduta é tido como um dos maiores filmes ficcionais anarquistas do século XX.

 

Dia: 26, quarta-feira, às 22h30 – A infância de Ivan, Andrei Tarkovski (1961; 97 min.)

Depois que sua mãe é fuzilada pelos nazistas, o jovem Ivan engaja-se na guerra contra os alemães. Os soldados russos querem afastá-lo para a retaguarda, mas ele insiste em assumir missões suicidas. O filme foi defendido por Sartre como um exemplar de "surrealismo socialista".

  

Dia: 28, sexta-feira, às 23h59 – Onde fica a casa do meu amigo?, de Abbas Kiarostami (1987; 90 min.) Reprise no domingo, 30, às 16h

Um garoto procura a casa de seu amigo, querendo devolver-lhe seu caderno. Aflito com o risco do amigo ser expulso da escola caso retorne novamente sem o seu material, ele segue seu caminho de busca motivado simplesmente pelos sentimentos de boa vontade e solidariedade.

 

Dia: 30, domingo, 18h – O garoto Toshio, Nagisa Oshima (1969; 105 min.)

Inspirado em um caso real ocorrido nos anos 1960, o filme mostra um casal com dois garotos praticando várias vezes uma vigarice que consistia, primeiro para a mãe e depois para o filho mais velho, em atirar-se contra automóveis, simular atropelamentos e contusões e, assim, extorquir dinheiro dos automobilistas, ameaçando-os com queixas à polícia.

 

Serviço

Cinemário Infância Usurpada

De 5 a 30 de outubro

Local: Auditório da Biblioteca Mário de Andrade

175 lugares

R. da Consolação, 94

Próximo às estações Anhangabaú e República

tel. 11 3775-1402

Grátis - Senha distribuída com 1 hora de antecedência

Sent with SndLatr for Gmail

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado