Saiba qual o sistema de áudio mais indicado para sua sala


Home theaters oferecem qualidade de som e imagem de cinema no conforto de casa 

Momentos de lazer são sempre bem-vindos: passear com a família, sair para jantar com os amigos. Mas o programa queridinho de muita gente ainda é passar o bom e velho tempo em frente à TV. E nada melhor do que assistir filmes, séries e clipes musicais em um equipamento de ótima qualidade. Os sistemas de áudio para home theaters são perfeitos para proporcionar os melhores momentos nessas horas. Mas você sabe a diferença entre um sistema Surround e um sistema Stereo, bem como qual é a melhor escolha para cada casa e/ ou ambiente?

Os sistemas Surround são mais indicados para quem gosta de ver um bom filme, pois o envolvimento que ele traz é muito maior, já que as diversas caixas de som são espalhadas pelo ambiente, criando um campo sonoro de 360 graus. O Surround divide o áudio entre as várias caixas de som, fazendo com que a emissão coincida com os microfones usados durante a gravação da cena, criando um ambiente de áudio mais realista.

Esse sistema ainda possui duas variações, a 5.1, formada por cinco caixas de som e um subwoofer(responsável por reproduzir os sons graves), e a 7.1, com sete caixas de som e um subwoofer. Para o sócio proprietário da Heime Climatização e Automação, Igor Kaufeld, a qualidade do sistema Surround traz ainda mais realidade aos filmes. "Este sistema aumenta o envolvimento sonoro em filmes já gravados com esta tecnologia (Surround), pois distribui melhor o som em todo o ambiente", ressalta. A empresa é revendedora da marca italiana de caixas acústicas Sonus Faber, em Curitiba.

Já o sistema Stereo é mais indicado para ambientes pequenos, pois possui apenas duas caixas de som e umsubwoofer. Menos potente, alguns aparelhos televisores e de som já têm esta tecnologia embutida. "O tamanho do ambiente é muito importante, instalar um sistema surround em um ambiente muito pequeno não adianta, pois as caixas de som estarão muito próximas umas das outras, anulando o efeito esperado. Neste caso, o ideal é um sistema 2.1 estéreo", destaca Igor Kaufeld. Outra situação em que o Stereo é indicado é para ambientes em que o usuário vai utilizar o aparelho somente para ouvir música, pois ele representa com mais fidelidade o som gravado em estúdio.

Mas, qual a função de cada caixa?

Além de saber quais caixas são as melhores para cada ambiente, é importante conhecer um pouco sobre a função delas, para obter resultados ainda mais satisfatórios na hora de compor seu home teather. As caixas frontains podem ser de embutir no teto, bookshelf ou torres, estas possuem a função de reproduzir o som estéreo. Durante a reprodução de uma música ou um filme, elas intercalam a reprodução dos sons em sincronia com as imagens. Em geral, as caixas frontais reproduzem sons de fundo e efeitos especiais que se produzam fora do campo de visão, como um barulho de um carro se aproximando.

A caixa de som central, a principal do conjunto em um home theater, tem como função a reprodução dos diálogos e vocais primários. As caixas de som laterais e traseiras têm como objetivo gerar uma atmosfera envolvente, ampliando a sensação de estar dentro do filme ou série que assiste. Elas são responsáveis pelos sons periféricos, como o som da chuva caindo ou barulhos do mar e do vento.

Por fim, o subwoofer é um dos principais elementos de um bom home teather, é ele que oferece a sensação de que a batida de carro no filme parece ter sido na frente da sua casa, ou que o celular que está tocando é o seu. A maioria dos filmes e músicas possuem um canal de baixa frequência dedicado, cujo objetivo é fazer com que todos os sons pareçam ainda mais realistas.

Sent with SndLatr for Gmail

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado