PROGRAMAÇÃO FUTURA – 21 a 26 de novembro


Destaque da semana, a série Almanaque Saúde estreia no dia 22/11

 

Na segunda-feira, 21/11, às 20h30, o Turma da Robótica, apresenta a equipe de São José do Rio Preto para mostrar por que seus alunos se definem como a "geração da robótica". No Rio, uma turma que leva a sério o trabalho coletivo como ferramenta de aprendizado. Já em Novo Hamburgo, um grupo de alunos mantém tudo sob controle e, com muita dedicação, participam até de competições internacionais.

Ainda na segunda, às 22h, Regina Casé mostra tudo sobre o milho no Um Pé de Quê?. Vamos à região do Cariri, no Ceará, seguindo os passos da primeira expedição científica brasileira, capitaneada pelo médico e naturalista Francisco Freire Alemão, que  tinha o objetivo de corrigir os erros dos naturalistas estrangeiros e, principalmente, mostrar ao mundo que o Brasil tinha capacidade de encabeçar pesquisas científicas.

Na terça-feira, 22/11, às 20h30, estreia o programa Almanaque Saúde, uma revista eletrônica sobre saúde e bem-estar no trabalho com reportagens, conversas com especialistas e quadros informativos. No primeiro episódio, qualidade de vida é o tema. Fundamental para um dia a dia saudável, no trabalho ou no lar, questões como alimentação balanceada e prática de atividades físicas são indispensáveis para o bem-estar.

Na quinta-feira, 24/11, às 21h, chega ao fim mais uma temporada do Destino: Educação – Escolas Inovadoras. O último episódio engloba exemplos de 12 escolas inovadoras em todo o mundo, com o propósito de inspirar e contribuir para novas práticas no processo educativo brasileiro. Através de fatos concretos, este episódio documental traz a reflexão de que é possível construir novas experiências de educação inovadora.

Também na quinta, às 23h, o TED – Compartilhando Ideias exibe a palestra "Por que um bom livro é uma passagem secreta", do escritor Mac Bennet. No estúdio, Suzana Herculano-Houzel recebe Ana Maria Machado para discutir sobre a importância da fantasia no imaginário infantil, o mercado editorial do Brasil e as particularidades das narrativas criadas para crianças. 

Na sexta, 25/11, às 21h30, a série Revelando os Brasis apresenta o curta "Mulher Guerreira", dirigido pela pedreira Carlúcia de Melo Soares. O filme conta a história da diretora, uma descendente quilombola que não desistiu diante das dificuldades, estudando, aprendendo a profissão de pedreira e conquistando sonhoss no município de Arraias, no Tocantins.

 

 

CONFIRA AS SINOPES:

 

TURMA DA ROBÓTICA

21/11, segunda-feira, 22h

Nossa primeira equipe vem de São José do Rio Preto para mostrar por que seus alunos se definem como a "geração da robótica". No Rio de Janeiro, vamos encontrar uma turma que leva a sério o trabalho coletivo como ferramenta de aprendizado. Já na cidade de Novo Hamburgo, um grupo de alunos mantém tudo sob controle e, com muita dedicação, participam até de competições internacionais.

 

O programa Turma da Robótica viaja pelas cinco regiões do Brasil atrás de alunos e professores que são destaques no assunto. Eles compartilham com o espectador suas alegrias em aprender e ensinar robótica, mostram como a matéria deixa as aulas mais interessantes e comprovam que saber montar e programar um robô pode mudar a vida de cada um, reforçando sentimentos de trabalho em equipe e de amizade.

 

 

ALMANAQUE SAÚDE

22/11, terça-feira, 22h

Qualidade de Vida

Qualidade de vida é fundamental para um dia a dia saudável. No trabalho ou no lar, questões como alimentação balanceada e prática de atividades físicas são indispensáveis para o bem-estar. Almanaque Saúde discute esses temas em meio a reportagens, conversas com especialistas e quadros informativos.

 

Almanaque Saúde traz informações sobre alimentação, esportes e curiosidades. A série de 26 episódios de 26 minutos conta com o apresentador Robson, que recebe um especialista em estúdio, e a repórter Mariana, que visita as empresas com projetos voltados à saúde dos trabalhadores, público-alvo do programa.

 

 

UM PÉ DE QUÊ?

22/11, segunda-feira, 22h

Milho

Em 2013, o Um Pé de Quê? vai continuar falando de viajantes, sejam eles homens ou plantas. Vamos à região do Cariri, no Ceará, seguindo os passos da primeira expedição científica brasileira, capitaneada pelo médico e naturalista Francisco Freire Alemão, que  tinha o objetivo de corrigir os erros dos naturalistas estrangeiros e, principalmente, mostrar ao mundo que o Brasil tinha capacidade de encabeçar pesquisas científicas. As espécies retratadas serão a UMBURANA Amburana cearensis, o ANGICO Anadenanthera colubrina e a JANAGUBA  Himatanthus drasticus.  E também vamos falar de plantas viajantes, que partiram de seus lugares de origem para hoje serem consideradas brasileiríssimas, como o mexicano MILHO (Zea mays) e a africana MELANCIA Citrullus lanatus.

 

24/11, terça-feira, 22h

Umburana

Em 2013, o Um Pé de Quê? vai continuar falando de viajantes, sejam eles homens ou plantas. Vamos à região do Cariri, no Ceará, seguindo os passos da primeira expedição científica brasileira, capitaneada pelo médico e naturalista Francisco Freire Alemão, que  tinha o objetivo de corrigir os erros dos naturalistas estrangeiros e, principalmente, mostrar ao mundo que o Brasil tinha capacidade de encabeçar pesquisas científicas. As espécies retratadas serão a UMBURANA Amburana cearensis, o ANGICO Anadenanthera colubrina e a JANAGUBA  Himatanthus drasticus.  E também vamos falar de plantas viajantes, que partiram de seus lugares de origem para hoje serem consideradas brasileiríssimas, como o mexicano MILHO (Zea mays) e a africana MELANCIA Citrullus lanatus. 

Em 15 anos de Um pé de quê?, apresentado por Regina Casé e dirigido por Estevão Ciavatta, da Pindorama Filmes, a série apresentou 138 árvores, do umbuzeiro típico da caatinga à sakura (cerejeira) do Japão. A equipe do programa rodou por 82 cidades no Brasil (em 20 estados) e em sete países como Índia, Moçambique e França. Dos 155 episódios filmados, 120 serão reexibidos no Futura. Criado em 2000, a atração usa a árvore como ponto de partida para explorar, de forma interdisciplinar, ou seja, relacionando diferentes áreas do conhecimento, temas como música, literatura, culinária, geografia, botânica, história e antropologia.

Exibição: Segunda a quinta-feira, 22h

Reprises: terça a sexta-feira, 13h

Maratona: domingos, 19h às 21h

Duração: 30 min

Classificação: livre

 

O OUTRO ESCRITOR

23/11 – Ilhúmbria

Aqui a atriz Leona Cavalli é uma mulher em busca do amor. Ela quer um homem sem as qualidades "ideais". Ao contrário, ela quer o pior, o fraco, o perdedor: o mais humano. Para igualar-se a ela em sua dor existencial. Nesta busca, ela depara-se com um perfume, que identifica como o cheiro dos seres vivos. 

A série "O Outro Escritor" traz leituras cênicas de contos e poemas de Thelma Guedes, feitas por atores brasileiros consagrados. Cada episódio dialoga com a obra de um escritor da literatura brasileira ou universal, que tenha sido essencial na formação da autora.

   

TED – COMPARTILHANDO IDEIAS

24/11 – Por que um bom livro é uma passagem secreta

Este episódio de TED Compartilhando Ideias convida a autora Ana Maria Machado para falar sobre a palestra "Por que um livro é uma passagem secreta", do escritor Mac Bennet. Entre os temas abordados na palestra e no papo com Suzana Herculano-Houzel estão a importância da fantasia no imaginário infantil, o mercado editorial do Brasil e as particularidades das narrativas criadas para crianças. 

TED – Compartilhando Ideias é uma série que convida o público a conhecer a conhecer e debater as provocadoras palestras promovidas pelo grupo americano TED - Technology, Entertainment, Design. Cada um dos 26 episódios da série parte de uma inspiradora "palestra-ted" estrangeira para abordar questões pertinentes à realidade do Brasil. A neurocientista Suzana Herculano-Houzel é quem conduz a série, que a cada episódio recebe um convidado diferente para um instigante e dinâmico bate papo sobre a palestra, abordando temas atuais como ciência, tecnologia, mente humana, comunidade, meio ambiente e comunidade.

 

Exibição: quinta-feira, 23h

Reprises: Domingos, 17h e Segundas, 13h

Duração: 30min

Classificação: livre

  

DESTINO EDUCAÇÃO

17/11 - GERAL

O último episódio desta temporada engloba exemplos de 12 escolas inovadoras em todo o mundo, com o propósito de inspirar e contribuir para novas práticas no processo educativo brasileiro. Através de fatos concretos, este episódio documental traz a reflexão de que é possível construir novas experiências de educação inovadora.

Assim, o documentário mostra como o projeto Âncora, escola situada na cidade de Cotia (SP-Brasil), não se configura por séries, mas por núcleos de aprendizagem que permitem que os alunos estudem de maneira personalizada. Também aborda o modelo de ensino adotado pela Bath Studio School, situada na cidade de Bath (Inglaterra), que se estrutura por meio de projetos empreendedores, dando a oportunidade para os jovens desenvolverem, em ambientes fora da sala de aula, atividades que o prepararão para o mercado de trabalho.

A escola E3 CIVIC, localizada em San Diego (Estados Unidos), se apresenta como a única escola do mundo que coexiste dentro de uma biblioteca de nove andares, possibilitando que todos os alunos tenham acesso aos seus vastos recursos durante o processo de aprendizagem. No Colégio Fontán, localizado na cidade de Chia (Colômbia), o ensino é personalizado e os alunos têm autonomia para organizar de forma independente sua rotina de estudos através de um sistema informatizado.

O foco da escola High Tech High, em Chula Vista (Estados Unidos), se dá através da realização de projetos práticos com grande embasamento teórico, que permitem aos alunos desenvolverem suas habilidades intelectuais e técnicas ao longo do processo, a partir da investigação e do engajamento em solução de problemas e desafios específicos. Um dos principais destaques da escola Orestad Gymnasium, localizada em Copenhague (Dinamarca), é sua arquitetura, que se configura por espaços de aprendizagem abertos, sendo construída praticamente sem paredes e projetada para um ensino do futuro.

Na Escola Ritaharju, localiza em Oulu (Finlândia), os alunos se organizam em "cores", formando grupos de acordo com o temperamento e características de cada um, personalizando a aprendizagem. Já na Riverside, localizada na longínqua Ahmedabad (Índia), a proposta pedagógica visa a formação de cidadãos na criação de soluções para um mundo melhor, em que a aprendizagem não tem barreiras e o foco é a ajuda ao próximo.

A inovação da Ross School, situada em New Hamptons (Estados Unidos), é notória, com seu currículo espiral que contempla toda a história da humanidade e um laboratório maker onde os alunos fazem experimentos científicos e desenvolvem projetos que são levados para fora da sala de aula. Um critério muito interessante estabelecido pela Steve JobsShool, em Amsterdam (Holanda), é o ensino com base na confiança, em que os estudantes possuem liberdade para estudar em diversos lugares da escola através do uso de Ipads.

Já na Escuela de La Nueva Cultura La Cacília, localizada na zona rural de Santa Fé, Argentina, os alunos são divididos por grupos sócio-afetivos, ao invés de séries. A escola se baseia na Teoria das Múltiplas Inteligências como um de seus pilares pedagógicos, reforçando que crianças e jovens apenas aprendem a partir de seus interesses e paixões, e busca estimular a vocação de cada um. E por último, o programa ainda traz a experiência do Núcleo Avançado em Educação Avançada-NAVE, escola técnica situada na cidade de Recife (Brasil), que oferece aos estudantes de Ensino Médio os cursos profissionalizantes de Programação e Multimídia, ambos focados em Jogos Digitais, onde o desenvolvimento integral do aluno é a essência do programa educacional.

 

A série Destino: Educação, idealizada pelo Canal Futura em parceria com o SESI e produzida pela Cinegroup, chega a sua terceira temporada, após uma primeira série de documentários com foco no sistema de educação dos países que se destacaram nas avaliações do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos); e uma segunda temporada nacional, retratando escolas que tiveram um bom desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Destino: Educação - Escolas Inovadoras volta seu olhar para escolas em todo mundo que adotaram práticas e metodologias visando o desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões. Estas escolas apresentam novos valores para o ensino e vão além dos modelos tradicionais de educação, dialogando com as questões e demandas da sociedade contemporânea. São escolas que apostam na autonomia do aluno, na personalização do ensino, na aprendizagem baseada em desenvolvimento de projetos, no uso da tecnologia, na construção de espaços maker que estimulem a construção do conhecimento através da prática, e na valorização de competências como liderança, proatividade, comunicação, sociabilidade, cooperação ou talentos artísticos. Ao documentar essas práticas inovadoras, a série vem contribuir para o debate sobre o desenvolvimento da educação no Brasil, mostrando como algumas escolas estão transformando seu modelo de educação através de diferentes experiências em vários países. A terceira temporada terá 13 episódios de 52 minutos, e mostrará escolas do Brasil, Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Finlândia e Índia.

 

Exibição: quintas-feiras, 21h00

Reprises: sextass-feiras, às 13:30h

Duração: 60 min

Classificação: livre

 

REVELANDO BRASIS

25/11 – Mulher Guerreira

A apresentadora Lisia Palombini conversa com a pedreira Carlúcia de Melo Soares, que dirigiu o curta "Mulher Guerreira". O filme conta a história da diretora, uma descendente quilombola que não desistiu diante das dificuldades, estudando, aprendendo a profissão de pedreira e conquistando sonhos s no município de Arraias, no Tocantins.

Exibição: sextas-feiras, 21h30

Reprises: segundas-feiras, às 14h e às 2h

Duração: 30 min

Classificação: livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado