DISCOVERY REVELA FUSÃO ENTRE ESPORTE E CONTRACULTURA NOS LENDÁRIOS PAREDÕES ROCHOSOS DA CALIFÓRNIA



 

Parque Nacional de Yosemite abrigou gerações de atletas que buscaram na escalada um novo estilo de vida

 
 
 
 
John Bachar, Mike Graham e Ron Kauk 
 
Domingo, 25 de dezembro, às 23h10, a faixa de programação "Discovery Documenta" revela a fusão entre escalada e contracultura que se desenvolveu no Parque Nacional de Yosemite, Califórnia, com a estreia do documentário ESCALADORES REBELDES: DESAFIANDO A GRAVIDADE(Valley Uprising). Apresentada pelo ator Dudu Azevedo, "Discovery Documenta" traz, sempre no último domingo do mês, trabalhos investigativos que representam a evolução do gênero de programação e abordam temas como ciência, tecnologia, história natural e preservação ambiental.
 
ESCALADORES REBELDES: DESAFIANDO A GRAVIDADE fecha 2016 com uma história sobre aventura e comprometimento com o desconhecido, mas também sobre a quebra de padrões e rivalidades, sempre com os paredões rochosos do Parque Nacional de Yosemite como cenário.
 
No vale californiano circundado por rochas gigantescas e verticais, homens e mulheres continuam a testar os limites do corpo e a evoluir as técnicas de escalada inspirados nos pioneiros. Com uma hora e quarenta minutos de duração, a produção revisita três gerações de escaladores que transformaram Yosemite em um epicentro de revoluções culturais, a partir da década de 1950. Ali, a escalada deu origem a um estilo de vida que consegue misturar a reverência à natureza ao desafio a suas leis, assim como às leis dos homens. O documentário reúne fotos e vídeos de arquivo que registram as façanhas dos principais personagens reais dessa história e traz os depoimentos de muitos deles.
 
Tudo começa na década de 1950: o sonho americano não combinava com aventura, mas um grupo de dissidentes renunciou à tranquilidade e estabilidade da vida nos subúrbios em busca de outras emoções. Foram pioneiros que escalavam as formações de Yosemite com cordas comuns amarradas à cintura e tênis convencionais. Inspirados no mentor John Salathe, nomes como Royal Robbins, Yvon Chouinard, Tom Frost, Steve Roper e Chuck Pratt formaram um grupo que ficaria para sempre na história da escalada, não apenas por seus feitos, mas pelo comportamento rebelde.
 
Royal Robbins, um expoente da primeira geração, revive no documentário a intensa rivalidade entre ele e Warren Harding. Ambos compartilhavam do mesmo apetite pela glória e pelo título de rei de Yosemite, mas tinham personalidades e estilos de escalada completamente opostos: enquanto Robbins defendia a comunhão entre homem e natureza com o mínimo de grampos, Harding adotava o estilo beberrão e pendurava centenas de grampos nas pedras. A disputa entre os dois durou mais de uma década, com tentativas sucessivas de ambas as partes para superação dos feitos do rival.
 
Já na década de 1970, surgiram os Stone Masters, uma nova geração que introduziu o estilo livre de escalada – com equipamentos de segurança, mas com a rocha como único suporte. No grupo estava Lynn Hill, que viria a ser a primeira pessoa a vencer a rota conhecida como The Nose no estilo livre, em uma das faces da lendária formação rochosa El Capitan.
 
Dessa geração também fez parte John Bachar, um ícone que seria por mais de duas décadas adepto da escalada livre e solo, modalidade praticada sem quaisquer equipamentos de segurança. Nomes como o líder Jim Bridwell, John Long, Dale Bard e Ron Kauk levaram o estilo de vida hippie e psicodélico em Yosemite, continuando a tradição de rebeldia e a animosidade com a polícia do parque.
 
A partir da década de 1990, surgem os Stone Monkeys, a terceira geração da escalada no Yosemite, que perdura até hoje. A atividade consagra-se como esporte de alto rendimento e Dean Potter inicia uma nova prática: a escalada estilo livre em velocidade. O prodígio Alex Honnold tenta bater as marcas de Potter e leva o estilo solo ao extremo. Driblando a permanência anual máxima permitida no parque, que hoje é de apenas sete dias, eles testam modalidades novas e ainda mais radicais, como o base jumping – que, a propósito, também é proibido pelas leis do parque. Os recordes dos pioneiros ficam para trás, mas sobrevive o espírito de transgressão que parece povoar os majestosos paredões de Yosemite.
 
 
SERVIÇO – DISCOVERY DOCUMENTA
 
ESCALADORES REBELDES: DESAFIANDO A GRAVIDADE
(Valley Uprising)
Estreia: Domingo, 25 de dezembro, às 23h10
Classificação indicativa: 12 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado