Embratel Star One anuncia lançamento do Star One D1 para complementar a maior frota de satélites da América Latina


Nova capacidade satelital será oferecida pelo Grupo América Móvil

 

Embratel Star One, a maior operadora de satélites da América Latina, anuncia o lançamento bem-sucedido do Star One D1. O novo satélite é resultado de mais de US$ 400 milhões de investimento e garantirá a oferta de uma nova capacidade satelital sem precedentes no Brasil e nas Américas do Sul, do Norte e Central. Está equipado com Bandas C, Ku e Ka para permitir novos serviços de Internet e Banda Larga de baixo custo via satélite.

"Estamos muito felizes com o anúncio de hoje, que reforça nossa liderança de mercado no Brasil. Vamos ampliar as transmissões de dados do grupo, ter uma nova estrutura de backhaul de telefonia celular e acelerar a disseminação de Banda Larga no Brasil", comemora José Felix, Presidente da América Móvil no Brasil, grupo de telecomunicações responsável pela Embratel Star One, Embratel, Claro e NET.

Como nono integrante da frota da empresa, o Star One D1 é o maior já construído pela Embratel Star One. Faz parte da quarta geração, batizada como Família D, e complementa a estrutura já composta por cinco satélites em órbita geoestacionária (Star One C1, C2, C3, C4 e C12) e por três em órbita inclinada (Brasilsat B2, B3 e B4).

"Com esse lançamento, fortalecemos nossa posição como uma das maiores empresas de satélites no mundo e reafirmamos nosso compromisso em assegurar o crescimento e a qualidade da frota da Embratel Star One", diz José Formoso, CEO da Embratel.

A Embratel Star One foi pioneira na comunicação via satélite no Brasil ao lançar, em 1985, o Brasilsat A1, que também deu início à primeira geração de satélites brasileiros para comunicação doméstica na América Latina. "O Star One D1 inicia a quarta geração de satélites da empresa e se destaca por oferecer as mais avançadas tecnologias do mundo", afirma Gustavo Silbert, Presidente da Embratel Star One.

O Star One D1 ocupa a posição orbital de 84° W e está equipado com as Bandas C, Ku e Ka – tecnologia que disponibiliza novas aplicações satelitais a custos atrativos. Com 6,3 toneladas, o novo satélite foi construído pela empresa canadense-americana SSL – Space Systems Loral e foi lançado em órbita por um foguete da francesa Arianespace. Possui 28 transponders (receptores e transmissores de sinais) em Banda C para garantir a disponibilidade de sinais de voz, TV, rádio e dados, incluindo Internet. Tem 24 transponders na Banda Ku paraassegurar a oferta de serviços de transmissão de vídeos, além de Internet e telefonia para localidades remotas. Cerca de 300 transponders em Banda Ka permitem o acesso à Banda Larga de baixo custo via satélite e a transmissão de dados em altíssima velocidade. Com a Banda Ka, ampliará também o uso de aplicações corporativas de praticamente todo o território brasileiro e criará uma nova estrutura de backhaul de telefonia celular para toda a América Latina, integrando o backbone do Grupo América Móvil com suas redes periféricas, criando, assim, uma infraestrutura de telecomunicações ainda maior.

Por meio de sua frota, a Embratel Star One oferece capacidade satelital para as maiores empresas do País, principais emissoras de TV, canais independentes, bancos e diversos órgãos do Governo Brasileiro, recebendo e transmitindo sinais de televisão, rádio, telefonia, Internet e dados para aplicações de entretenimento, telemedicina, tele-educação e atividades empresariais. "Com o Star One D1, vamos assegurar ao mercado a continuidade dos serviços em Banda C e ampliar as ofertas disponíveis de dados, vídeos e Internet de alta velocidade", diz Silbert.

 

 

 

O maior centro de controle do Brasil

A Embratel Star One possui o maior e mais moderno centro de operações de satélites do Brasil e da América Latina. Localizado em Guaratiba (Rio de Janeiro), o local controla, monitora e gerencia sua frota satelital por meio de uma equipe de engenheiros e técnicos brasileiros altamente especializados. O espaço tem um dos maiores parques de antenas da América Latina e tecnologias para uso por empresas dos mais diversos setores e por órgãos do governo.

Além de líder e precursora de soluções via satélite na América Latina, a Embratel Star One foi a primeira empresa no mundo a receber o certificado ISO 9001:2000 pelo serviço de gerenciamento satelital a partir de seu Centro de Controle de Guaratiba. Essa certificação coloca a companhia como uma das mais confiáveis do planeta devido à qualidade de seus sistemas e sua equipe altamente capacitada. A Embratel Star One é credenciada de acordo com as normas do Inmetro (Brasil), da Ansi-Rab (Estados Unidos) e RVA (Holanda). Pioneira em vários aspectos, a empresa continua um passo à frente em termos de qualidade. Em 2011, para garantir a melhor segurança de operação de sua frota, associou-se a SDA (Space Data Association), principal instituição que presta serviços de vigilância espacial a Operadores de Satélites. Além disso, a companhia tem participação ativa na entidade e, atualmente, ocupa posição na diretoria da SDA.

Os serviços satelitais do Star One D1 já podem ser contratados e as entregas começam a valer a partir do primeiro trimestre de 2017, quando o satélite inicia a fase de operação comercial.

 

Sobre a Embratel Star One

       A Embratel Star One é a maior operadora de satélites do Brasil e da América Latina, além de ser uma das mais representativas empresas do mundo em seu setor. Criada em dezembro de 2000 como uma subsidiária da Embratel, possui uma frota com nove satélites. Além do Star One D1, controla cinco satélites em órbita geoestacionária (Star One C1, C2, C3, C4 e C12) e três em órbita inclinada (Brasilsat B2, B3 e B4). O controle e monitoramento dessa frota é feito a partir de seu Centro de Guaratiba (RJ), o primeiro do mundo a receber o certificado de qualidade ISO 9001:2000. Com seus satélites, a Embratel Star One oferece serviços de transmissão de dados, telefonia, TV, rádio e Internet. Para mais informações, acesse www.starone.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado