Ferreira Gullar é homenageado pelo SescTV


O canal exibe quatro programas com o poeta, entre os dias 07 e 10/12

 

"Eu tenho consciência da minha existência, mas na hora 

que ela se apagar, não existirei mais. Eu vou apenas existir para 

os outros, na memória dos que conviveram comigo"

 

Ferreira Gullar, no episódio Poesia, a Inútil Essencial, da série Super Libris.

 

SescTV presta homenagem a Ferreira Gullar, um dos mais importantes poetas da literatura brasileira, exibindo, entre os dias 07 e 10/12, quatro programas de seu acervo com a participação do escritor. Registrado José Ribamar Ferreira, Gullar nasceu em São Luís, no Maranhão, e ocupava, desde dezembro de 2014, a cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras. O poeta morreu ontem (dia 5), aos 86 anos de idade, vítima de pneumonia.

 

No primeiro programa, Autor por Autor – Ferreira Gullar, que vai ao ar no dia 06/12, terça, às 24h, o escritor conversa sobre momentos relevantes de sua vida, como o período em que esteve exilado, as fases de seu trabalho e a opção pelo espanto em sua poesia. Coproduzida pelo SescTV e TV Cultura, a série tem direção de Ricardo Elias. 

 

Já no dia 07/12, quarta, às 24h, e 08/12, quinta, às 19h, o documentário A Vida Não Basta, com o título inspirado em uma frase de Gullar: "A arte existe porque a vida não basta", aborda a relação entre a vida e a arte e as motivações que levam uma pessoa a criar. Dirigida por Caio Tozzi e Pedro Ferrarini, a produção traz depoimentos do próprio poeta e de personalidades, como a atriz Denise Fraga, o escritor Milton Hatoum, a cineasta Laís Bodanzky e o cantor e compositor Toquinho. 

 

Ainda no dia 08, às 24h, no episódio Tertúlia -Encontros da LiteraturaFernando Pessoa, por Ferreira Gullar, o escritor brasileiro traça o perfil do poeta português, considerado um dos nomes mais relevantes da literatura portuguesa e mundial.  Com direção de Albert Klinke, o programa é apresentado também em 09/12, sexta, às 19h.

 

Fechando a programação, o episódio Poesia, a Inútil Essencial, da série Super Libris, traz entrevista com Gullar, um dos fundadores do neoconcretismo, que fala o que pensa sobre poesia; comenta sobre o verso livre, sem metrificação, que não obedece a regras da poesia tradicional; sobre o nascimento da poesia; sobre a Academia Brasileira de Letras; e sobre a imortalidade e a morte. "Eu tenho consciência da minha existência, mas na hora que ela se apagar, não existirei mais", acredita e completa: "Eu vou apenas existir para os outros, na memória dos que conviveram comigo". O programa tem direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero e vai ao ar nos dias 09/12, sexta, às 24h, e 10/12, sábado, às 20h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado