Fortuna apresenta Novos Mares na TV Cultura


O programa Clássicos desta semana exibe gravação feita pela TV Cultura de Novos Mares. Vai ao ar no próximo domingo, dia 1º de janeiro, às 12h.

 

São Paulo, 29 de dezembro de 2016 – O espetáculo Novos Mares com a cantora Fortuna tem como ponto de partida uma ligação profunda com as músicas interpretadas pelos judeus que levaram a sua cultura e sua música para várias partes do mundo. A edição vai ao ar no domingo (01/01/2017)às 12h.

 

Mais autoral, Fortuna assina a composição de cinco das 13 músicas do repertório do espetáculo. Ela traça o percurso dos judeus orientais que saíram de Alepo (Síria) e do Oriente Médio, cantando temas em árabe, hebraico e francês. Esse percurso passa pela Península Ibérica e chega ao Brasil, onde a figura de Branca Dias – cuja lembrança é tema de uma das novas composições - simboliza o encontro do Velho com o Novo Mundo.

 

Entre os destaques de Novos Mares está a canção Branca Dias, composição de Fortuna em parceria com Gabriel Levy (música) e Leo Cunha (letra). A obra faz referência à personagem que entrou para a história como uma mulher de hábitos e beleza não convencionais, que fugiu de Lisboa pelo mar, até Olinda, e acabou condenada à fogueira da Inquisição por suas práticas judaizantes. A história de Branca Dias está intimamente ligada à presença da primeira comunidade Judaica no Brasil.

 

Fortuna é uma cantora e compositora brasileira, que pesquisa o cancioneiro sefardita desde 1992. Já gravou nove CDs e Novos Mares é seu terceiro DVD. Realizou diversos trabalhos com o Coro de Monges Beneditinos do Convento de São Bento em São Paulo e com o Coro do Guri, composto de crianças e adolescentes da cidade.

 

Fortuna canta principalmente em hebraico e ladino, idioma utilizado pelos judeus sefarditas que habitaram a Península Ibérica até o século XV quando foram expulsos pelos Reis Católicos e se dispersaram por vários países do Mediterrâneo.

 

Paralelamente, Fortuna tem um trabalho notável para o público infantil, com dois CDs e dois DVDS, lançados pelo Selo SESC.

 

Atualmente, apresenta o programa Todos os Cantos, pela Rádio Cultura FM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado