TV Cultura lança no MASP documentário sobre Ballet Stagium


A história grupo paulista que nasceu em plena ditatura com o espírito de contestação e inovação que resiste até os dias de hoje, é contada em um longa inédito produzido pela emissora

 

 

São Paulo, 2 de dezembro de 2016 - A TV Cultura lança na próxima terça-feira (6/12), a partir das 20h, o documentário Ballet Stagium – Um discreto heroísmo, em um evento especial realizado no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP.  

 

O longa, produzido pelo Núcleo de Conteúdo Musical da TV Cultura, conta um pouco da história desta singular companhia de dança, que ainda hoje é administrada pelos seus fundadores – Márika Gidali e Décio Otero - e agora completa 45 anos, seguindo sempre a sua filosofia: "Pra quem dançar? O que dançar? Como dançar?".

 

Fundada em outubro de 1971, a Companhia contou com o apoio e influência da classe teatral e ficou reconhecida nacionalmente por seu projeto de engajamento político. O repertório do Ballet Stagium, em parceria com Ademar Guerra, enfocou temas como o racismo, violência, opressão e genocídios, dançando textos proibidos pela censura.

 

A companhia, entre tantas inovações, foi a primeira a utilizar música popular brasileira na sua trilha sonora. Optou por abandonar o eixo Rio-São Paulo e, desde sua criação, fez inúmeras viagens por todo o Brasil. Do extremo norte ao extremo sul do país, num convés da barca Juarez Távora, durante quinze dias no Rio São Francisco ou no chão batido das terras indígenas do Alto Xingu, sempre incorporando em seus espetáculos as linguagens dos locais por onde passava.

 

O documentário explora a rica trajetória desta importante companhia de dança, atravessando os períodos mais conturbados da história do país. Com direção de José Roberto Walker e depoimentos de Márika Gidali, Décio Otero, Cássia Navas, Helena Katz, Oswaldo Mendes, entre outros, e imagens raras do acervo da Companhia e da TV Cultura, o programa é uma verdadeira aula de história da dança do Brasil contemporâneo.


O longa Ballet Stagium – Um discreto heroísmo será exibido na TV Cultura, no programa Clássicos, no dia 10 de dezembro (sábado), às 21h30.

 

 

Serviço:

Lançamento em sessão única

6 de dezembro, às 20h

Auditório do MASP (Av. Paulista, 1578)

Entrada Franca (retirada de ingressos com 1 hora de antecedência, lugares limitados)

 

No ar pela TV Cultura

10 de dezembro, 21h30

Clássicos

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado