A EVOLUÇÃO DO ROCK BRASILEIRO É TEMA DE “OS ANOS 80 ESTÃO DE VOLTA”

VivaViva

Edição conta com depoimentos de Evandro Mesquita, Guto Graça Mello, João Barone,

Leo Jaime e Liminha 

Neste domingo, dia 22 de janeiro, às 18h30, o VIVA exibe o episódio de "Os Anos 80 Estão de Volta" sobre o estouro do rock nacional. A evolução do gênero musical no Brasil foi um dos principais fenômenos dos anos 1980. Eduardo Dussek, Evandro Mesquita, Guto Graça Mello, João Barone, Leo Jaime, Leoni e Liminha marcaram a década e não podiam estar de fora da série. 

Em 1985, foi realizado o primeiro grande festival de rock no Brasil, o Rock in Rio, que se tornou um divisor de águas para a própria história da música brasileira e colocou o país no mapa dos shows internacionais. "Esse movimento de rock, que no Brasil começa só nos anos 1980, o mundo já estava vivendo desde 69, 70. Nessa época, vivíamos a Ditadura. Então, atrasou. O Rock in Rio foi uma emoção enorme, com shows memoráveis", exalta Nelson Motta. 

Alguns artistas se consagraram no evento como as bandas Barão Vermelho e Os Paralamas do Sucesso. Já Kid Abelha e Eduardo Dussek foram muito vaiados. "Foi como se tivesse descido um disco voador no Brasil. Foi um negócio louco, sabe? Depois do Rock in Rio, a coisa entrou em outro patamar. Começamos a fazer ginásio lotado em tudo quanto é canto do Brasil. O rock estava indo para algum lugar que ninguém sabia e, de repente, se escolheu uma direção, que era rebuscar a sonoridade brazuca, brasileira, dentro do contexto do rock", explica João Barone, baterista do grupo Os Paralamas do Sucesso. 

O período também ficou conhecido pela explosão dos grupos RPM e Legião Urbana. Paulo Ricardo comenta o sucesso do RPM: "Foi em agosto de 1985 que realmente começamos a ter os primeiros sinais da beatlemania. Em março do ano seguinte, a gravadora nos chamou e avisou que estávamos em primeiro no Brasil inteiro, com uma música que nunca foi gravada. E aí fomos para outro patamar, já éramos uma das bandas de maior destaque, passamos a ser o disco mais vendido da história da indústria fonográfica.".

VIVA - Canal Globosat
"Os Anos 80 Estão de Volta" - inédito

Horário principal: domingo, dia 22 de janeiro, às 18h30
Horários alternativos: sábado, dia 28 de janeiro, às 18h30; e domingo, dia 29 de janeiro, às 18h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado