Especiais do BBC Earth respondem dúvidas sobre alimentos e estilos de vida saudáveis neste domingo, 15 de janeiro


Abrindo a programação, os médicos Chris e Xand van Tulleken
investigam como o consumo de álcool afeta o organismo
no especial 'Is Binge Drinking Really That Bad?'

Comer carne vermelha faz mal? Beber muito realmente causa algum dano à saúde? Jogar videogame faz com que as pessoas fiquem mais violentas? Para responder estas e outras perguntas o canal BBC Earth reuniu um time de especialistas na programação As Dúvidas: tudo aquilo que você tinha medo de perguntar que faz parte do Especial Ano Novo Saudável que vai ao ar todos os domingos de janeiro. A série sobre dúvidas traz vários programas que respondem às mais variadas questões a partir das 19h40 do domingo, dia 15 de janeiro, até as 15h30 de segunda-feira, dia 16.

O primeiro programa é Is Binge Drinking Really That Bad? (O álcool em excesso é mau?), que avalia uma dúvida recorrente – o que é pior: beber um pouco todos os dias ou beber muito de uma vez só?. Em Should You Really Play Video Games? (Você deve jogar videogame?), especialistas discutem o que muitos país questionam: jogar videogame fará das crianças adultos violentos?. Será que realmente é necessário fazer tantos exames clínicos quanto os médicos pedem? é a pergunta que será respondida no especial Are Health Tests Really A Good Idea? (Exames clínicos são uma boa ideia?).

As dúvidas sobre alimentação saudável são respondidas nos dois programas seguintes: Should I Eat Meat? (Carne: Comer ou não Comer?) e Eat To Live Forever (Comer para viver para sempre). O último documentário da programação especial, Infested! Living With Parasites (Infestado! Vivendo com parasitas), apresenta as curiosidades dos microorganismos que vivem no corpo humano.

● Domingo, 15 de janeiro – Programação Especial- As Dúvidas: tudo aquilo que você tinha medo de perguntar

Is Binge Drinking Really That Bad? (O álcool em excesso é mau?)

Tomar um porre de vez em quando é muito pior do que beber pequenas quantidades de álcool todos os dias? Considerando que o álcool é consumido desde os primórdios da civilização, a ciência tem se mostrado vaga e conflitante sobre o tema. Os médicos e gêmeos idênticos Chris e Xand van Tulleken investigam as últimas teorias e colocam seus próprios corpos à prova para ver o quanto o consumo de álcool realmente afeta o organismo.

Should You Really Play Video Games? (Você deve jogar videogame?)

Este programa investiga se o cérebro e o comportamento de uma geração inteira estão sendo moldados pelas horas que passam jogando videogames. Além disto, apresenta vários testes científicos que estão sendo realizados ao redor do mundo para entender o impacto dos jogos sobre o comportamento, a fisiologia e a neurobiologia. Games violentos tornam as pessoas mais agressivas? Jogar videogame traz algum benefício?  Os chamados "gamers" podem ficar viciados em jogos? Estas e outras perguntas serão respondidas no especial.

Are Health Tests Really A Good Idea? (Exames clínicos são uma boa ideia?)

Mesmo sem sentir nenhum sintoma de doença, milhares de pessoas fazem exames diariamente. Esta busca obstinada pela saúde é tema deste especial. Com apresentação do médico Michael Mosley o programa entrevista especialistas com posições diferentes sobre a utilidade e o excesso de alguns exames e até de cirurgias. Dr. Mosley é cobaia de vários testes sobre sua saúde e se surpreende com os resultados.

Should I Eat Meat? (Carne: Comer ou não Comer?)

A carne – mais especificamente a vermelha e processada - tem sido manchete dos noticiários. Há histórias que dizem que o consumo excessivo de carne mata, que causa câncer e que pode reduzir anos de vida. Michael Mosley quer descobrir se a carne vermelha e processada realmente faz tão mal. Neste programa, Michael encontra-se com especialistas que estudaram a carne há décadas e descobre o que acontece com o corpo humano quando se uma dieta repleta de carne.

Eat To Live Forever (Comer para viver para sempre)

Será que uma dieta radical e mudanças de estilo de vida podem aumentar a longevidade? O crítico gastronômico Giles Coren busca algumas respostas neste programa bem humorado e esclarecedor. Ele se encontra com os maiores fanáticos por alimentação do mundo, pessoas que seguem seus regimes saudáveis como uma religião. Imergindo nos universos deles e vivendo segundo suas regras, ele investiga três dietas: a restritiva de calorias, a paleolítica e o frutarianismo, e vê as possíveis vantagens e desvantagens de cada uma, conversando com pessoas que convivem com estas dietas há anos. Mas Giles não quer apenas observar. Desafiando os que defendem cada um destes estilos de vida, ele enxerga o lado positivo e negativo de cada regime, compartilhando suas opiniões francas sobre o que as pessoas comem. 

Infested! Living With Parasites (Infestado! Vivendo com parasitas)

Dos ácaros que vivem nos cílios às amebas que se reproduzem nas bocas, todos os seres humanos são hospedeiros de parasitas sem perceber. Neste programa, Michael Mosley infecta-se voluntariamente com alguns destes organismos para descobrir como essa fascinante relação funciona: incluindo solitárias, piolhos e sanguessugas. Ele é cuidadosamente monitorado por semanas enquanto seus parasitas se acostumam em seu novo lar, revelando como uma infestação toma conta e quais os efeitos sobre o corpo humano. Dr. Mosley também explora a crescente evidência científica que sugere que alguns parasitas podem até ser benéficos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado