PROGRAMAÇÃO FUTURA – 23 a 28 de janeiro

 
  
Na segunda-feira, 23/01, às 20h30, o Turma da Robótica vai até Rio Verde, em Goiás, onde alunos descobriram uma paixão em comum: desmontar eletrodomésticos para entender seu funcionamento.
Na terça-feira, 24/01, às 22h, oAlmanaque Saúde fala sobre a saúde auditiva, incluindo cuidados que devem ser tomadas em diferentes segmentos do mercado, de modo que o trabalhador não tenha a audição afetada por sua função.
Na quarta-feira, 25/01, às 14h, a sérieDestino: Educação – Escolas Inovadoras Destino Educação traz a experiência da Ritaharju School, localizada em Oulu, no Norte da Finlândia. Um das 12 escolas do mundo selecionada pelo programa “Microsoft School of The Future”, um projeto de transformação digital a fim de melhorar o ensino e aprendizado, neste colégio os alunos se organizam em “cores”, formando grupos de acordo com o temperamento e características de cada um, personalizando a aprendizagem.
Na quinta-feira, 26/01, às 21h, oMundo.DOC exibe “Hotel Red Forest”. Mika Koskinen, documentarista finlandês, vai até a China para retratar a atuação controversa da empresa Stora Enso, fabricante de papel conterrânea do cineasta. Através de entrevistas com trabalhadores e especialistas, Mika mostra os métodos reprováveis da companhia, que além de implementar técnicas de monocultura nocivas ao meio ambiente, explora trabalhadores locais, que chegam a ser agredidos fisicamente por seus superiores.
Na sexta, 27/01, às 20h30, o Minha Rua narra a história e experiências de Bhega Silva, morador da Favela Parque União, localizada na cidade Rio de Janeiro. Bhega desde a infância sonhava em ser músico, mas o que ele não sabia é que quando adulto, se tornaria bem mais que um simples músico.
Às 21h30, a série Revelando os Brasis apresenta o curta “Amor e Renúncia”, dirigido professora Benedita Benilda de Souza. Baseado em fatos reais, o filme conta a história de um romance proibido entre um padre e uma menina índia que aconteceu em meados do século XVII, dando início ao processo de formação da cidade de Aiuaba, no estado do Ceará.

CONFIRA AS SINOPES:

TURMA DA ROBÓTICA
23/01, segunda-feira, 20h30
Vamos até Rio Verde, Goiás, onde alunos descobriram uma paixão em comum: desmontar eletrodomésticos para entender seu funcionamento. Em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, uma escola abre caminhos para um futuro promissor através da robótica. E em Rio Claro, São Paulo, uma equipe se inspira em Newton e se diverte ao aprender os conceitos de física na prática.

O programa Turma da Robótica viaja pelas cinco regiões do Brasil atrás de alunos e professores que são destaques no assunto. Eles compartilham com o espectador suas alegrias em aprender e ensinar robótica, mostram como a matéria deixa as aulas mais interessantes e comprovam que saber montar e programar um robô pode mudar a vida de cada um, reforçando sentimentos de trabalho em equipe e de amizade.


ALMANAQUE SAÚDE
24/01, terça-feira, 22h
Ouvidos
A audição é o primeiro sentido que usamos desde o nascimento, e talvez por isso mesmo, acabamos não pensando muito no impacto dos ouvidos em nosso dia a dia, e do cuidado que devemos ter com esse sistema de órgãos. O episódio foca em informações em prol da saúde auditiva, incluindo precauções (como uso de equipamentos de proteção individual - EPI) que devem ser tomadas em diferentes segmentos do mercado, de modo que o trabalhador não tenha a audição afetada por sua função.

Almanaque Saúde traz informações sobre alimentação, esportes e curiosidades. O programa serve como um apoio à gestão das empresas, incentivando atividades de promoção à saúde. A série de 26 episódios de 26 minutos conta com o apresentador Robson, que recebe um especialista em estúdio, e a repórter Mariana, que visita as empresas com projetos voltados à saúde dos trabalhadores, público-alvo do programa.


DESTINO EDUCAÇÃO
25/01, quarta-feira, 14h
Ritaharju (Finlândia)
Este episódio aborda a experiência da Ritaharju School, localizada em Oulu, no Norte da Finlândia. A Ritaharju foi escolhida entre 12 escolas do mundo pelo programa “Microsoft School of The Future”, um projeto de transformação digital a fim de melhorar o ensino e aprendizado.

Trata-se de uma escola inovadora que funciona também como um “Centro Comunitário” e ponto de encontro da população do bairro. O edifício comporta 1100 alunos e é dividido em cinco células. Os alunos também se organizam em “cores”, formando grupos de acordo com o temperamento e características de cada um, personalizando a aprendizagem. A arquitetura da escola foi projetada para criar um ambiente que traz a sensação de felicidade e bons sentimentos para os alunos, com grandes espaços e paredes que se abrem, proporcionando diferentes situações para o estudo.

A abordagem acadêmica é baseada na integração da tecnologia em um currículo inovador, que inclui aulas como economia doméstica, marcenaria, esportes e também a realização de projetos de pesquisa. Os professores avaliam os alunos em tempo real, através de um aplicativo on-line. Outra forma de avaliação é através das reuniões com os pais, duas vezes por ano, com o debate de metas e objetivos para cada aluno, mediante a sua vontade, e também com o acompanhamento do seu rendimento. O papel do professor deixa de ser controlador e se torna facilitador, já que os alunos possuem mais autonomia.

A série Destino: Educação, idealizada pelo Canal Futura em parceria com o SESI e produzida pela Cinegroup, chega a sua terceira temporada, após uma primeira série de documentários com foco no sistema de educação dos países que se destacaram nas avaliações do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos); e uma segunda temporada nacional, retratando escolas que tiveram um bom desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Destino: Educação - Escolas Inovadoras volta seu olhar para escolas em todo mundo que adotaram práticas e metodologias visando o desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões. Estas escolas apresentam novos valores para o ensino e vão além dos modelos tradicionais de educação, dialogando com as questões e demandas da sociedade contemporânea. São escolas que apostam na autonomia do aluno, na personalização do ensino, na aprendizagem baseada em desenvolvimento de projetos, no uso da tecnologia, na construção de espaços maker que estimulem a construção do conhecimento através da prática, e na valorização de competências como liderança, proatividade, comunicação, sociabilidade, cooperação ou talentos artísticos. Ao documentar essas práticas inovadoras, a série vem contribuir para o debate sobre o desenvolvimento da educação no Brasil, mostrando como algumas escolas estão transformando seu modelo de educação através de diferentes experiências em vários países. A terceira temporada terá 13 episódios de 52 minutos, e mostrará escolas do Brasil, Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Finlândia e Índia.

Exibição: quartas-feiras, 14h00
Reprises: sextas-feiras, às 13:30h
Duração: 60 min
Classificação: livre

MUNDO.DOC
26/01, quinta-feira, 21h
Brasil Orgânico
O espectador acompanha o crescimento da produção sem agrotóxicos em diferentes estados, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amapá, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, com seus biomas particulares, como Pantanal, Amazônia, Pampa, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. O documentário também mostra o lado do consumo, que se torna cada vez mais responsável e exigente, buscando o selo de produção orgânica, que, por sua vez, passou a ser mais regularizado e confiável.

MINHA RUA
27/01, sexta-feira, 20h30
Bhega Silva
O episódio narra a história e experiências de Bhega Silva, morador da Favela Parque União, localizada na cidade Rio de Janeiro. Bhega desde a infância sonhava em ser músico, mas o que ele não sabia é que quando adulto, se tornaria bem mais que um simples músico. Seria um propagador de paz, alegria e cultura. Bhega trabalha divulgando os comércios locais das favelas do Complexo da Maré, e montado em uma bicicleta, equipada com um caixa de som, Bhega ainda recolhe óleo de cozinha usado para vender para a reciclagem. O dinheiro da venda do óleo é revertido para o Cineminha do Beco, ação desenvolvida por Bhega para levar o cinema às crianças das comunidades. Através do cineminha e de suas canções (sucesso nas rádios comunitárias da Maré), Bhega espalha mensagens carregadas de positividade e cuidado com o meio ambiente por onde passa.

Na terceira temporada da série “Minha Rua”, o apresentador Leandro Firmino volta às ruas do Brasil e faz um tour pela Bahia, Ceará, Sergipe, Minas Gerais e Rio de Janeiro para conhecer mais de perto algumas personalidades já reconhecidas nos locais onde moram, pelos trabalhos culturais, ecológicos e sociais que realizam e carisma com todos a sua volta.                                    

REVELANDO BRASIS
27/01, sexta-feira, 21h30
Amor e Renúncia
A apresentadora Lisia Palombini conversa com a professora Benedita Benilda de Souza, diretora do curta “Amor e Renúncia”. Baseado em fatos reais, o filme conta a história de um romance proibido entre um padre e uma menina índia que aconteceu em meados do século XVII, dando início ao processo de formação da cidade de Aiuaba, no estado do Ceará.

Exibição: sextas-feiras, 21h30
Reprises: segundas-feiras, às 14h e às 2h
Duração: 30 min
Classificação: livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado