RBS TV dá início a ações informativas sobre TV digital e desligamento do sinal analógico em SC


A um ano do "switch-off" na Grande Florianópolis, emissora veicula campanhas de comunicação e investe em conteúdos especiais para esclarecer dúvidas da população


Clique na imagem e assista à reportagem exibida no Jornal do Almoço desta segunda-feira (30)

Uma importante mudança está acontecendo em Santa Catarina: cinco cidades do Estado estão a um ano do switch-off, o desligamento do sinal analógico de televisão. Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Paulo Lopes são os primeiros municípios catarinenses a passar pelo processo, previsto para ocorrer em 31 de janeiro de 2018. A transformação é decorrente de uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão do governo federal, e tem em vista uma série de benefícios, como o ganho em qualidade de som e imagem na TV aberta e melhorias nos serviços de telecomunicação no país, inclusive maior oferta de internet 4G.

Sintonizada nesse processo, a RBS TV dá início agora a uma série de ações informativas para garantir que os telespectadores estejam preparados para a recepção do sinal digital até o desligamento do analógico. Já nesta segunda-feira (30), a emissora destaca o tema em seus telejornais e os demais veículos da RBS em Santa Catarina também esclarecem dúvidas sobre o assunto nas páginas dos jornais Diário CatarinenseJornal de Santa CatarinaA NotíciaHora de Santa Catarina e em conteúdos especiais na CBN Diário e no G1 SC. Campanhas de comunicação passam a ser veiculadas ainda na Atlântida e na Itapema, além dos demais veículos.

Um dos destaques está no Jornal do Almoço desta segunda-feira. O telejornal apresentou para a região de Florianópolis o símbolo conhecido como "azinho", que aparecerá a partir de agora para os telespectadores que ainda estão captando o sinal analógico. Serão dois os formatos em que o "azinho" surgirá  na tela: um que integra a campanha de comunicação obrigatória do governo federal e outro da Rede Globo.

Além disso, a RBS TV também prepara uma campanha de comunicação própria e já se organiza para o tratamento editorial do assunto ao longo de todo o ano. A emissora disponibiliza ainda um canal para esclarecimento de dúvidas, no e-mail tvdigital@rbstv.com.br. O endereço será útil para difundir informações sobre os temas que mais geram questionamentos, como os motivos da mudança e a instalação de antenas e conversores digitais.

Este é apenas o início do switch-off em Santa Catarina. A previsão é de que o sinal analógico em Blumenau e Joinville seja desligado em dezembro de 2018 e, nos demais municípios do Estado e do país, até 2023. Assim, todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital.

Confira mais informações na reportagem exibida na edição desta segunda-feira do Jornal do Almoço de Florianópolis, disponível no G1 SC.

Foto: Laine Valgas, apresentadora do Jornal do Almoço, apresenta o "azinho". Crédito: Juliana Gomes | G1.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado