Todos cantam São Paulo: SescTV exibe programação especial em homenagem ao aniversário da cidade


 

Shows e documentário destacam artistas e músicas que expressam sua relação com a metrópole


Foto: Rodolfo Ancona.

 

São Paulo, a maior e mais populosa cidade do Brasil, ficará mais velha no dia 25 de janeiro, quarta-feira, quando completará 463 anos. Em sua homenagem, o SescTVlevará ao ar, nesse dia, o especial Todos cantam São Paulo. São seis shows e um documentário, que apresentam artistas e músicas que ajudaram a compor a trilha sonora da capital paulista. (Assista também em sesctv.org.br/avivo)

 

Logo cedo, às 7h, o show Neurópolis apresenta a Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo, coordenada pelo compositor e maestro Livio Tragtenberg. A orquestra reúne 17 artistas que atuam nas ruas, praças, estações de trem e metrô do município aniversariante, procedentes de várias regiões do Brasil e imigrantes. Com direção para TV de Marcelo Amiky, a produção traz composições do próprio Tragtenberg e de outros autores, como Súplica Cearense, de Gordurinha.

 

Às 10h, o cantor, violonista e compositor paulistano Eduardo Gudin e seu grupo Notícias Dum Brasilinterpretam samba e bossa nova, na companhia dos cantores Luciana Alves, Fabiana Cozza, Maulise Rossato, Maria Martha, Edson Montenegro, Mônica Salmaso, Luiz Bastos, Renato Braz e Márcia Lopes.  No repertório, sucessos da carreira de Gudin. O espetáculo tem direção artística de Fernando Faro e direção para TV de Antonio Carlos Rebesco.

 

A partir das 11h, vão ao ar, na sequência, dois programas com o compositor, cantor e escritor Tom Zé: um documentário da série Passagem de Som, no qual o músico passeia pelo centro da cidade de São Paulo, que foi cenário da Tropicália, e recorda a época desse movimento; e um show da série Instrumental Sesc Brasil, com sucessos de sua carreira, como Ave Dor Maria, de sua autoria; e Xique-Xique, em parceira com Miguel Wisnik; além de Pisa na Fulô, de João do Valle, Silveira Jr. e Ernesto Pires. As produções têm direção de geral de Max Alvim.

 

Às 14h, o show Era Iluminada - Vanguarda Paulistareúne Arnaldo Antunes, Arrigo Barnabé, Luiz Tatit, Maurício Pereira e Wandi Doratiotto para relembrar o movimento cultural que surgiu no final da década de 1970. Acompanhados pela banda formada por Mário Manga, Dona Zica e Loop B, os artistas se juntam a convidados como Chico César, Alzira Espíndola, Vânia Bastos, Suzana Salles, o rapper Xis e Renato Braz. A direção musical é de Dante Ozzetti, com apresentação de Carlos Careqa e direção para TV de Antonio Carlos Rebesco.

 

O tributo continua, às 16h, com o show Itamar Assumpção Inéditos, que destaca composições dos álbuns Pretobrás II e III do cantor e compositor, que foi um dos ícones do movimento Vanguarda Paulista, nos anos 1970 e 1980. Falecido em 2003, Assumpção tem suas canções interpretadas por Elza Soares, Zélia Duncan, Nana Vasconcelos, BNegão, Andréia Dias, banda Isca de Polícia, além da participação de outros artistas convidados. Daniel dos Santos assina a direção para TV.

 

Fechando as exibições, às 22h, o show Paulo Vanzolini – 85 anos – realizado, em 2009, com a presença do compositor paulistano - recebe alguns de seus principais intérpretes para cantar músicas consagradas de Vanzolini (1924 – 2013), como RondaCuitelinho e Volta por Cima. A atração tem direção musical de Ítalo Perón, que também toca violão no programa, e direção para TV de Sol Serafim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado