TV Cultura exibe programação especial na Semana do Aniversário de São Paulo


Os programas trazem histórias e fatos marcantes da cidade, que completa 463 anos nesta quarta-feira (25/1). Os destaques vão ao ar entre terça (24/1) e domingo (29/1)

São Paulo, 23 de janeiro de 2017 – Para comemorar os 463 anos da cidade de São Paulo, celebrados nesta quarta-feira (25/1), a TV Cultura leva ao ar uma programação especial. Na semana de aniversário, de 24 a 29 de janeiro, são exibidos documentários e programas que abordam histórias da terra da garoa, além de relembrar figuras marcantes da música local, como Itamar Assumpção e Adoniran Barbosa.

Na madrugada desta terça (24/1) para quarta-feira (25/1)à 00h30, será exibido o documentário São Paulo, Histórias Comuns. A atração traz momentos que ilustram aspectos diferenciados da cidade por meio de antigas imagens capturadas, que hoje compõem um precioso acervo.

Ainda nesta quarta (25/1)às 23h, a TV Cultura leva ao ar outro documentário histórico cultural, São Paulo: Retratos do Mundo, que, por meio da visão particular de pessoas comuns, conta a história de São Paulo, seu dia a dia, seu progresso desordenado, sua cultura, miscigenação, gastronomia, música, moda e mais. Estas visões particulares, de acordo com a profissão dos entrevistados, desvendam a cidade sob prismas específicos. Será possível conhecer a evolução física, geográfica e cultural da metrópole, sobretudo pelos contrastes que ela apresenta: riqueza e pobreza, beleza e feiura, consideradas pelo arquiteto Isay Weinfeld como seu principal atrativo: a feiura que a torna única. O programa é dividido em três módulos: Beleza Escondida, Solidões Ligadas e Desordem e Progresso.

Já na sexta-feira (27/1)às 22h, a TV Cultura dá início a uma sequência de sete episódios da série Histórias da História de São Paulo. Nela, é retratada a história do estado desde a descoberta do Brasil até os dias atuais, baseada no livro Breve História do Estado de São Paulo, do historiador Marco Antonio Villa. Os episódios, que começam a ser exibidos nesta semana, passam a ir ao ar às sextas-feiras, às 22h.

Para o fim de semana, na madrugada da sexta-feira (27/1) para o sábado (28/1)às 3h, o Repertório Popularapresenta um show gravado em 1983. Na atração, Itamar Assumpção e sua Banda Isca de Polícia mostram músicas do primeiro disco do cantor, Beleléu, Leléu, Eu, que explica bem porque Itamar é considerado o grande ícone da Vanguarda Independente Musical Paulistana. Na sequência, às 4h, começa a ser exibida a subsérieSamba na Garoa, do programa Samba na Gamboa, que conta com cinco episódios que serão levados ao ar a partir desta data: Existe Amor em Sampa, O Rock cai no Samba, Samba de Periferia, Samba de Madrinha para Afilhada e Samba para a Nossa Alegria. Eles vão ao ar aos domingos, às 11h, com horário alternativo aos sábados, às 4h.

No sábado (28/1), às 23h15, o Cine Brasil apresenta A Nave: Uma Viagem com a Jazz Sinfônica de São Paulo. O longa-metragem inédito mostra cinco anos de gravações e de convívio com a orquestra mais original do Brasil e, talvez, do mundo. O filme apresenta 90 músicos em suas rotinas de trabalho com imagens e sons muito próximos e vibrantes, dentre eles o maestro Cyro Pereira. É um original e emocionado encontro entre o cinema e a música.

Na madrugada do sábado (28/1) para o domingo (29/1), à 1h15, o programa Imagem do Som apresenta um episódio com um grupo musical brasileiro que surgiu no ano de 1974 para revolucionar a música da cidade: oGrupo Rumo. Já às 2h, o Mosaicos apresenta A Arte de Adoniran Barbosa, que revê a trajetória do compositor e traz participações de Paulo Vanzolini, Osvaldinho da Cuíca, Nasi, Pedro Miranda e Choro das 3. Adoniran é a principal referência do samba paulistano. Um compositor que, literalmente, imprimiu um novo sotaque à música brasileira. Aproveitando a linguagem coloquial falada nas ruas da sua cidade, ele soube criar versos que se tornaram sucesso popular e entraram para a história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado