São Paulo deve atingir a digitalização necessária para interromper o sinal analógico na TV aberta


O presidente da Anatel e do Gired  (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), Juarez Quadros do Nascimento, informou, em entrevista à imprensa na capital paulista nesta sexta-feira (17/2), que a expectativa é que 93% dos domicílios da cidade de São Paulo e de 38 municípios vizinhos deverão estar aptos a receber a TV aberta digital até o dia 29 de março, data do desligamento da TV analógica. Desta forma, deve ser cumprida a condição para o desligamento do sinal analógico da TV Aberta conforme estabelecido na Portaria nº 481, de 9 de julho de 2014.

Juarez Quadros visitou também o posto do "Programa de Distribuição de Kits" para recebimento do sinal de TV Digital na região central de São Paulo,  onde fez a entrega do kit número 500 mil. Entre os beneficiados está Beatriz da Silva, moradora de Pirituba, bairro da Zona Oeste de São Paulo. Beatriz destacou que recebeu o aviso para retirada do kit pelo correio. No total, deverão ser disponibilizados cerca de 1,9 milhão de kits em 60 pontos de distribuição na Grande São Paulo.

O kit é composto por uma antena, um conversor do sinal analógico para o sistema digital, e um controle remoto. Ele deve ser ligado em televisões que não tenham receptor de sinal digital integrado. As famílias cadastradas nos programas sociais do governo federal têm direito a receber gratuitamente os conversores. Os kits continuarão a ser distribuídos até 45 dias após o término do sinal analógico na capital paulista, como aconteceu em Brasília.

Com o desligamento, a programação das emissoras da região de São Paulo estará disponível somente no formato digital, que possui mais qualidade de som e imagem. Com o desligamento da TV analógica, será possível a entrada em operação do Serviço Móvel Pessoal do 4G, que permite o acesso da internet móvel com mais velocidade, na faixa de 700 MHz. Quem sintonizar os canais analógicos depois do fim das transmissões verá, durante 30 dias, uma cartela fixa informando onde obter informações sobre como proceder para ter acesso ao sinal digital.

A próxima região a ter o sinal desligado é a de Goiânia (GO) e mais 28 cidades. A data agendada para o procedimento é 31 de maio. Rio Verde (GO) foi a primeira cidade onde o sinal analógico foi desligado, em março do ano passado, e ela serviu de projeto piloto para a implantação do sistema. Em Brasília e em nove municípios do entorno, o desligamento ocorreu no fim de 2017.

O processo de digitalização total da TV aberta brasileira é coordenado pelo Gired e executado pela EAD (Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e  Digitalização de Canais de TV e RTV), associação sem fins lucrativos composta pelas empresas de telefonia móvel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado