SÉRIE INÉDITA REGISTRA OPERAÇÕES DE BUSCA E SALVAMENTO NO EVEREST


 
 
 
Discovery acompanha pilotos socorristas que trabalham no limiar entre controle e catástrofe
 
 

Cena da série

Para salvar vidas, os protagonistas de RESGATE NO EVEREST (Everest Rescue)  arriscam as suas próprias vasculhando uma das regiões mais perigosas e instáveis do planeta em busca de pessoas em apuros.

A partir de quarta-feira, 22 de fevereiro, às 23h10, o Discovery coloca o telespectador no centro da ação durante missões reais de resgate assumidas por seis pilotos especializados em busca e salvamento com a estreiaRESGATE NO EVEREST.  Em seis episódios de uma hora, a série apresenta os dramas da profissão que consiste, por definição, no desfio aos limites: das aeronaves, dos recursos, da altitude e da fisiologia humana.

O trabalho de Siddartha, Jason, Lorenz, Surendra, Ryan e Ananda é sobrevoar o entorno do Everest, onde o ar é rarefeito e as condições climáticas dificultosas, atendendo a chamados de emergência. O objetivo é encontrar alpinistas, guias ou moradores de comunidades isoladas que precisam de atendimento de urgência. Durante os salvamentos, os próprios pilotos estão sujeitos a imensos riscos, da hipotermia a acidentes com as aeronaves; poucos deles previsíveis.

Atos de heroísmo, coragem e reverência à natureza implacável surgem durante os resgates captados por lentes que seguem os pilotos durante todo o processo. A série vai ao aeroporto de Lukla, a Catmandu, às casas dos protagonistas, e a pontos de pouso localizados além dos seis mil metros de altitude para documentar histórias de vida ou morte, encontros críticos entre as trajetórias de socorristas e pessoas que têm no resgate aéreo a única chance de sobrevivência.

Depoimentos dos pilotos e seus familiares fornecem a perspectiva individual, a dimensão íntima de um ofício cuja rotina depende de equilíbrio entre urgência e perícia para decisões em circunstâncias nas quais qualquer erro pode ser fatal.

Junto aos guias locais, os sherpas, pilotos de resgate são coadjuvantes das conquistas de alpistas que chegam ao topo do Everest. A série foi gravada ao longo de três meses, um ano após o terremoto que atingiu o Nepal em 2015 – o tremor causou milhares de mortes, 22 delas ocorridas em virtude de avalanche no Everest.

A seguir, o breve perfil dos pilotos de RESGATE NO EVEREST e a descrição do primeiro episódio.

Siddartha Gurung

Capitão e diretor de operações

Idade: 41 anos

O nepalês Siddartha comanda as equipes e trabalha nas missões de busca e resgate há dezoito anos. Perdeu seu melhor amigo e colega de profissão em 2012, enquanto ele trabalhava em um salvamento.

 

Jason Laing

Piloto de altitude

Idade: 48 anos

Recebeu o prêmio de piloto do ano de 2016, concedido pela Associação Internacional de Helicópteros, por sua atuação nos salvamentos em virtude do terremoto de 2015. Neozelandês, vive com a noiva Robyn e a filha de um ano, Tara.

 

Lorenz Nufer

Piloto

Idade: 42 anos

Com 16 anos de experiência, passa a sua primeira temporada no Nepal. Deixou a esposa e dois filhos na Suiça, onde trabalha como instrutor de voo.

 

Surendra Paudel

Piloto de altitude

Idade: 35 anos

Apesar de jovem, tem muita experiência: trabalhou por oito anos como piloto do exército nepalês e é o sucessor direto de Siddartha – junto a Jason é um dos poucos qualificados a fazer salvamentos de altíssimo risco, com pessoas "penduradas" para fora da aeronave.

 

Ryan Skorecki

Piloto

Idade: 42 anos

Ryan também chegou há pouco ao Nepal para a sua primeira experiência de resgate em altitude. Trabalhou em salvamentos no Alasca e agora se reveza entre Nepal e Antártida.

 

Ananda 'Andy' Thapa

Piloto de altitude

Idade: 30 anos

Também serviu ao exército nepalês como piloto por oito anos. Recentemente, conseguiu qualificar-se para resgates de altíssimo risco.

No primeiro episódio, Ryan atende a chamado no acampamento que fica na base da montanha para resgatar um montanhista com sintomas severos de mal de altitude.

Jason está com a família quando recebe telefonema de emergência – imediatamente ele dirige sua moto até o aeroporto, onde encontra Siddartha. Juntos, eles planejam e executam uma missão de busca em uma região remota e pouco explorada – um grupo de alpinistas está perdido e pode sucumbir se a noite chegar antes do resgate. A possibilidade de terem que ir além do que os protocolos de segurança permitem traz um dilema para a equipe de Siddartha e Jason. Ananda atende moradores de um vilarejo local para salvarem a vida de um mulher que apresenta hemorragia pós-parto.

 

SERVIÇO

RESGATE NO EVEREST (Everest Rescue)

Estreia: quarta-feira, 22 de fevereiro, às 23h10

Classificação indicativa: 14 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado