TLC SEGUE AVENTURA DE MOCHILEIROS QUE VIAJAM PELA AMÉRICA LATINA SEM DINHEIRO

 
 

Jornada se inicia no Brasil, onde Rob Greenfield e James Levelle contam com a generosidade de estranhos para seguir adiante

 
 
Nove mil quilômetros, pés descalços e nenhum centavo no bolso – esse é o plano de viagem de Rob Greenfield. Ativista que busca subverter a lógica da relação com o dinheiro, ele recruta o cinegrafista James Levelle para uma aventura registrada pelo TLC na série, FREE RIDE.
 
No ar a partir de sexta-feira, 17 de março, às 22h10, a produção documenta em seis episódios com uma hora cada a jornada da dupla por sete países da América Latina, começando em terras brasileiras. Pela frente eles têm 72 dias de caronas, improvisos e situações insólitas que a produção capta em detalhes.
 
Partindo do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Rob e James têm o Panamá como destino e, ao longo do percurso, percebem que cada dia representa um novo desafio de sobrevivência, parte de um experimento social com possibilidades tão fascinantes quanto perigosas.
 
Sem refeições garantidas ou locais para dormir, eles precisam explicar a proposta da viagem a desconhecidos, na esperança de encontrar almas generosas e dispostas a ajudar. A primeira pernoite, por exemplo, acontece no Morro do Vidigal, onde eles limpam a casa da anfitriã em troca de abrigo.
 
Rob é um especialista em sobrevivência e vegetariano, com credenciais e métodos heterodoxos – revirar lixeiras em busca de comida é parte do repertório que ele utiliza para vencer os desafios das paisagens urbanas. Para ele, viver além dos limites da conveniência e do conforto é mais do que o pretexto para a viagem, é a escolha por um estilo de vida.
 
Junto a Rob está James, o cineasta responsável por documentar toda a aventura. A dupla precisará descobrir maneiras alternativas para garantir o alimento, para providenciar transporte e, em muitas ocasiões, dependerá da hospitalidade e da ajuda dos desconhecidos que aparecerem pelo caminho. Rob e James levam consigo apenas itens e ferramentas básicas, como cantil e saco de dormir.
 
Os dois não se conheciam até o início das filmagens. Apesar de já ter filmado em circunstâncias extremas e viajado o mundo como cinegrafista, James nunca praticou os métodos de Rob. Recém-apresentados, eles embarcam em uma jornada que promete tempos difíceis e ocasiões que pedirão confiança na nova amizade e fé na humanidade.
 
Rob mora em San Diego, Califórnia. Lá, ele cultiva o próprio alimento e vive em uma casa onde cabem apenas a cama e uma estante com roupas e livros. Adaptado à vida minimalista, ele se orgulha de suas escolhas e diz ter tudo que precisa.  A viagem pela América Latina não é a primeira; Rob já cruzou os Estados Unidos  a bordo de uma bicicleta, recolhendo alimentos de lixeiras. Agora, ele quer ir além da própria zona de conforto com FREE RIDE.
 
"FREE RIDE é uma aventura que coloca à prova a minha própria capacidade de solucionar problemas, de procurar e criar recursos, de confiar em minha capacidade e de acreditar na bondade do outro", diz Rob. "As pessoas dizem que o dinheiro move o mundo, mas o que acontece quando você resolve mover-se pelo mundo sem nenhum centavo?", acrescenta Levelle.
 
A seguir as descrições dos três primeiros episódios de FREE RIDE.
 
Episódio 1
Estreia: sexta-feira, 17 de março, às 22h10
Rob e James estão determinados a vencer a primeira etapa: ir do Rio de Janeiro para a fronteira com a Argentina. Eles dormem onde podem – o que inclui um campingimprovisado em um posto de gasolina e passar a noite sentados em um vaso sanitário. Para ganhar o sustento, eles faxinam, cozinham e ajudam a limpar entulhos. Diante das barreiras impostas pelo português, um idioma que nenhum dos dois domina, a dupla precisa se explicar para estranhos e evitar ciladas.
 
Episódio 2
Estreia: sexta-feira, 24 de março, às 22h10
Rob e James continuam firmes na tentativa de atravessar a América do Sul sem dinheiro.  A filosofia de Rob exige trabalho duro, criatividade, e generosidade por parte de estranhos. Enquanto caminham pela Argentina, eles são apanhados por uma tempestade que ameaça destruir o equipamento de filmagem e seus escasso pertences. Quando James encontra trabalho em uma fazenda de gado, o vegetariano Rob enfrenta seu pior pesadelo. Depois eles tentam abrigo em uma comunidade menonita e seguem  rumo à fronteira com a Bolívia.

Episódio 3
Estreia: sexta-feira, 31 de março, às 22h10
Sem dinheiro e nenhum lugar para ficar, Rob faz um acordo para conseguir chegar à paisagem deslumbrante do Salar de Uyuni. Mas, apesar das descobertas incríveis, a exaustão já se manifesta. Na movimentada cidade de La Paz, Rob procura restos de comida em restaurantes – algo completamente novo para James. Enquanto tentam passar para o Peru, a aventura quase chega a um desfecho trágico e precoce na famosa "Estrada da Morte".
 
FREE RIDE é uma produção da Raw TV para a Discovery Networks International. Sam Maynard e Rebecca North são os produtores executivos para Raw TV. Da parte da Discovery, Liz Brach e Marion Haberman são as produtoras. Marjorie Kaplan é a presidente de conteúdo para Discovery Networks International.
 
 
FREE RIDE
 
Estreia: sexta-feira, 17 de março, às 22h10
Classificação indicativa: 10 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado