Brasília já utiliza tecnologia 4,5G na banda larga móvel


Com a implantação da tecnologia conhecida como 4,5G, o Brasil se alinha com o estado da arte da banda larga móvel a nível mundial. Isso está sendo possível com o início da instalação da rede 4,5G utilizando a faixa de 700 MHz, licitada em 2014 pela Anatel.

As quatro operadoras que venceram a licitação já começaram a instalação dessa tecnologia em vários municípios brasileiros, sendo Brasília uma das primeiras capitais a disponibilizar esse avanço aos consumidores.

A principal vantagem sentida pelo usuário será a velocidade da banda larga, pois o 4,5G permite a agregação de várias portadoras (canais). A faixa de 700 MHz, além de aumentar o total de frequências disponíveis, apresenta vantagens na propagação do sinal. Adicionalmente, a faixa de 700 MHz facilita o acesso em ambientes fechados, o que melhorará a experiência do usuário dentro de suas residências.

Para sentir todos esses avanços, o usuário deve utilizar um aparelho compatível com a tecnologia, e no Brasil já há vários dispositivos certificados. Esses smartphones ou tablets dão suporte a velocidades de download de 300 Mbps ou mais e de upload de 50 Mbps ou superior. Isso permitirá navegar com mais velocidade, assistir vídeos de alta-definição e dar suporte para novas aplicações.

A implantação das redes em 700 MHz é possível com o desligamento das televisões analógicas. As capitais que já tiveram o sinal analógico desligado foram Brasília e São Paulo, sendo Goiânia a próxima capital a ter o desligamento.

A ativação das redes móveis em 4,5G na região de São Paulo capital e Grande São Paulo será a próxima e poderá ocorrer até junho de 2018, desde que se comprove a viabilidade técnica ou tão logo isso ocorra. Idêntico procedimento será levado pelo País inteiro.

O estudo de novas faixas de frequências é uma atividade contínua na Anatel, a fim de dotar as telecomunicações brasileiras de tecnologias modernas, padronizadas internacionalmente, com produtos de grande de escala mundial, facilitando a evolução tecnológica, barateando os custos e ampliando o acesso da população brasileira.
--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado