DISCOVERY HOME & HEALTH SOCORRE CONSUMISTAS EM APUROS COM PRODUÇÃO LOCAL INÉDITA

 
 

MENOS É DEMAIS traz mudanças práticas a famílias que querem deixar o consumo excessivo no passado

Fe Cortez e Chiara Gadaleta

 
 

Armário abarrotado, controle de gastos inexistente, pilhas de objetos sem uso, ansiedade e frustração – a vida dos consumistas inveterados não é fácil. A partir de 27 de abril, às 20h30, as "Quintas em Casa" do Discovery Home & Health oferecem alternativas para famílias que desejam viver com o necessário – e nada além dele – com a estreia da sérieMENOS É DEMAIS. Semanalmente serão exibidos dois episódios de meia hora, em sequência.

A série transforma espaços e rotinas dos participantes ao incentiva-los à prática do desapego e consumo consciente. Cada um dos 13 episódios da primeira temporada vai a uma casa onde as pessoas precisam descobrir como conter o impulso de compra e definir um destino para as centenas de bugigangas, eletrodomésticos, roupas e calçados que já possuem, mas pouco – ou nunca – usam.

A visita é feita por Chiara Gadaleta, especialista em moda sustentável e criadora do Movimento ECOERA, e Fe Cortez, empresária, ativista ambiental e especialista em consumo consciente. Elas são responsáveis por colocar em  prática soluções para um problema comum a todos os participantes: aquelas coisas que supostamente deveriam facilitar a vida só servem para ocupar espaços preciosos que poderiam ser agradáveis e funcionais.

Primeiro, as apresentadoras conversam com as famílias e visitam suas casas para descobrir a dimensão do problema. Depois de quantificar o consumismo com a contagem de peças e objetos, elas mostram o tamanho do acúmulo espalhando as coisas todas em um mesmo ambiente – momento em que as pessoas são confrontadas pela própria capacidade de gastar dinheiro com inutilidades que ficam por anos escondidas em armários.

Depois, as duas confabulam em busca de soluções específicas para cada caso. Os planos incluem o auxílio de estabelecimentos, empresas e especialistas convidados que embarcam na missão. Os próprios participantes separam os itens que manterão consigo, tendo o limite restrito estabelecido pela dupla de especialistas. Por fim, Chiara e Fernanda ajudam a organizar os espaços antes tomados por objetos sem uso. Surgem novas utilidades e consciência em relação à função do consumo.

Menos É Demais é uma coprodução entre Discovery Home & Health e FJ Productions. Por parte da FJ Productions, Fábio Golombeck responde pela produção e André Barmack pela direção.  Da parte da Discovery Networks, o projeto foi supervisionado por Michela Giorelli, Adriana Cechetti, Maria Carolina Telles, Luciana Soligo e Raquel Longo.

A seguir, as descrições dos três primeiros episódios da série e breves perfis das apresentadoras.

Episódio 1

Estreia: quinta-feira, 27 de abril, às 20h30

Heloísa e Joaquim são recém-casados e têm seus planos interrompidos por uma pilha bagunçada de roupas e sapatos - todos dela. Embora o apartamento dos dois tenha um quarto extra, eles não têm espaço para o primeiro filho porque os cômodos  estão tomados por armários, sapateiras e cabides com peças que Heloísa dificilmente usa. Os corredores também estão abarrotados de roupas e sapatos – ela perdeu a conta do que tem.  Ela mesma admite "se afogar" no mar de roupas que tem em casa. Depois da contagem, mais de 400 itens, entre eles 156 pares de sapato. Fe e Chiara recrutam uma organizadora e apresentam para Heloísa a Roupateca: um guarda-roupa compartilhado com assinatura mensal onde ela pode deixar os looks que gosta, mas quase nunca usa. Os desapegos vão para as Casas André Luiz como doação e, no fim, ficam apenas 15 pares de sapatos, 10% do acervo original.

Episódio 2

Estreia: quinta-feira, 4 de maio, às 20h30

Na segunda semana, MENOS É DEMAIS visita a família da Edna. Ela, o esposo e a filha caçula adoram viajar e sentem prazer em comprar – não podem ver promoções e quinquilharias "baratinhas" que logo levam para casa. O critério relacionado a qualidade nem sempre existe e muitas das compras vão parar  em um quarto que concentra a bagunça – Edna finalmente aceita "desentulhar" o acervo que conta, entre os 874 objetos, com 30 tapetes.

Episódio 3

Estreia: quinta-feira, 11 de maio, às 20h30

Rosiane e a família trocaram a cozinha espaçosa e um quintal amplo em Minas Gerais por um apartamento menor em São Paulo. O espaço é pouco para o acervo gigantesco de utensílios e eletrodomésticos.

MENOS É DEMAIS - APRESENTADORAS

Fe Cortez é ativista ambiental e idealizadora do movimento "Menos 1 Lixo", que repensa o consumo a partir de pequenos atos, e substitui copos descartáveis por um retrátil, símbolo do movimento, e economizou mais de 1600 copos em apenas um ano. Artistas famosos e amigos embarcaram neste projeto de sucesso e começaram a divulgar seus novos hábitos nas redes sociais. Fe ganhou visibilidade e investiu em estudos sobre consumo consciente, tornou-se voz ativa no assunto e atualmente tem  uma plataforma digital que já atingiu mais de 2 milhões de pessoas com suas dicas para estímulo a rotina sustentável – desde a decoração da casa ao reuso da água.

Chiara Gadaleta é apresentadora e consultora de sustentabilidade na indústria da moda. Construiu uma trajetória de sucesso como modelo e desfilou nas principais passarelas do mundo. Depois, se formou em estilismo no famoso Studio Berçot, em Paris. De volta ao Brasil, se especializou em styling e imagem de moda. Assinou editoriais nas principais revistas do mercado e ganhou destaque como consultora de estilo para marcas de peso. Em 2008, criou o Movimento EcoEra, cujo desafio é integrar o mercado de moda, beleza e design às questões sociais e ambientais por meio de um conjunto de atividades, práticas e ações que aproximem toda a cadeia produtiva de moda à sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural. Esse esforço ajudou esses mercados a quebrar paradigmas e a inaugurar um novo capítulo em sua história, onde toda a cadeia – indústria, marcas, estilistas, arquitetos e público final – se unem para criar uma indústria mais consciente, em que ética e estética possam andar lado a lado.

MENOS É DEMAIS
Estreia: quinta-feira, 27 de abril, às 20h30
Classificação Indicativa: 12 anos
--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

REPÓRTER POLICIAL REVELA INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS SOBRE CASOS DE GRANDE REPERCUSSÃO

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

GNT começa 2017 com documentários inéditos