Documentário 'Copan 60 Horas' é lançado nesta quarta-feira em São Paulo


 

Personagens da vida real, os moradores do Copan, icônico edifício projetado por Oscar Niemeyer, estiveram na plateia da pré-estreia do documentário 'Copan 60 horas', realizada na noite desta quarta-feira, dia 05, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Com direção e roteiro de Cristina Aragão - que com sua equipe ocupou uma quitinete do prédio por 60 horas -, o filme aborda a forma como a arquitetura interfere na vida de quem vive lá. "Meu coração está cheio de alegria por estar aqui com as pessoas que me ajudaram a contar essa história. O Copan é o exemplo de um Brasil bonito, onde as pessoas convivem em suas diversidades", comemorou Cristina.

 

Antes da exibição, Eugenia Moreyra, diretora da GloboNews, falou sobre o investimento do canal no gênero. "O 'Copan 60 Horas' é um projeto muito querido e um belíssimo exemplo do crescente investimento da GloboNews em documentários. No momento, temos em torno de 80 títulos em produção", contou. Ao final do filme, Cristina Aragão convidou o arquiteto Paulo Mendes da Rocha para um bate-papo com a plateia, formada também por estudantes de arquitetura, fotografia, designer e empreendedores sociais. "A ideia de fazer o documentário surgiu após ter entrevistado o Mendes da Rocha para o programa Milênio. Ali ele citou o Copan como símbolo da democracia do convívio e desde então fiquei isso na cabeça", explicou Cristina. "Fiquei muito surpreendido com a maravilha do filme, pelo enfoque diferente do usual quando se fala de arquitetura, que normalmente se restringe a aspectos formais e acadêmicos. A relação entre o Copan e as vidas que o habitam foram retratadas extraordinariamente", elogiou o urbanista, vencedor do prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura.

No coração de São Paulo, a obra de Oscar Niemeyer tem seis blocos, totalizando 1.160 apartamentos que variam de tamanho: desde amplos espaços com mais de 200 m² até quitinetes com um pouco mais de 30 m². Mais de 5 mil pessoas, de diferentes classes sociais, vivem nos 35 andares do condomínio e segundo Affonso de Oliveira, síndico do Copan, apesar do número de moradores a convivência é pacífica: "Estou há 24 anos nessa função e para não dizer que não há briga, de vez em quando alguém se desentende, que é para eu sair do marasmo", brincou.  

A GloboNews exibe o 'Copan 60 horas'  no próximo sábado, dia 08 de abril, às 21h.

 

Ficha Técnica 'Copan 60 horas'

Roteiro e Direção: Cristina Aragão

Produção: Henrique Picarelli

Fotografia: Sandiego Fernandes

Edição: Aldrin Gázio

 

Fotos: Cristina Aragão e o arquiteto Paulo Mendes da Rocha conversam com a plateia durante pré-estreia do documentário.

Crédito: Globo/Ramon Vasconcelos

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho