BENEDITO RUY BARBOSA DÁ ENTREVISTA EMOCIONANTE AO “DONOS DA HISTÓRIA” DESTE DOMINGO

Em depoimento ao VIVA, autor revela: ""Pantanal" foi a

realização de um sonho"  

Neste domingo, dia 4 de junho, às 18h30, o VIVA exibe a emocionante entrevista de Benedito Ruy Barbosa ao programa "Donos da História". Com 86 anos, mais de 50 dedicados à dramaturgia, o autor acumula um universo ficcional vasto, que abrange desde as tramas rurais brasileiras até histórias de paixões quase impossíveis e sagas familiares. O homenageado também tem seu perfil marcado pela criação de heróis que conquistam o público. "Escrevi 34 novelas, que representam mais de 200 mil páginas. Somando as novelas que eu era orientador, acompanhava, tem 45, 46 no total. Sempre trabalhei com as melhores figuras também. Aprendi muito. Sempre fui muito sério nas minhas coisas. Até demais", conta.  

Natural de Gália, interior de São Paulo, Benedito lançou o primeiro livro, Fogo Frio, que virou peça teatral, em 1959. Em seguida, iniciou a carreira como jornalista e roteirista. "Também fui redator de grandes empresas e foi uma escola maravilhosa que tive. A publicidade naquele tempo, a criatividade era uma outra coisa. Nem tinha televisão. Tínhamos que inventar mesmo", recorda.

Como novelista, passou pelas emissoras Excelsior, TV Tupi e Record. Em 1971, foi contratado como assessor especial pela TV Cultura e assinou a obra "Meu Pedacinho de Chão", coproduzida com a Globo. A história virou remake em 2014, também pelas mãos de Benedito. Ainda na década de 1970, o autor escreveu "O Feijão e o Sonho" (1976), "À Sombra dos Laranjais" (1977) e "Cabocla" (1979). Em 1986, estreou um dos principais sucessos de sua carreira: "Sinhá Moça". A trama ganhou remake vinte anos depois.

Em 1990, após uma breve passagem pela Rede Manchete com "Pantanal", Benedito retornou a Globo e se consolidou como um dos transformadores da teledramaturgia brasileira inserindo de vez o ambiente rural nas novelas. "Pantanal foi a realização de um sonho", recorda. Entre seus clássicos estão "Renascer" (1993), "O Rei do Gado" (1996), "Terra Nostra" (2000), "Esperança" (2002) e "Velho Chico" (2016). Benedito destaca a importância da troca entre autores e diretores, e elogia a parceria com Luiz Fernando Carvalho. "Há sempre um problema sério entre o autor e o diretor, porque o diretor é o homem que lida com o elenco, com o seu texto. Se ele tiver uma boa leitura daquilo que você escreve, você esta sossegado. Se ele não tiver, você está roubado. Tem diretor que estraga a novela. Isso estamos falando sem citar nomes, porque não há quem citar. Nenhum diretor estragou novela minha, graças a Deus! Mas o Luiz Fernando Carvalho, ele acrescenta.". 

Ao longo do programa, Benedito se emociona ao assistir os depoimentos de Antonio Fagundes e do saudoso Cláudio Marzo. "Ele é o autor com quem mais trabalhei na Globo. Devo ter feito seis ou sete trabalhos com ele. Todos maravilhosos, personagens bem acabados. Cheios de emoção, como ele é. Você sabe que fazer um personagem do Benedito vai ter uma carga emocional muito grande e isso é muito bom para o ator. Acho que para o público também", comenta Fagundes. Benedito agradece o carinho do ator e conta como lhe convenceu a aceitar o convite para viver José Inocêncio, na novela "Renascer" (1993). "Saímos para jantar e contei sobre os primeiros e último capítulo. Ele chorou...".  

SOBRE "DONOS DA HISTÓRIA"
 
A série dá continuidade ao sucesso de "Damas da TV" (2013) e "Grandes Atores" (2014). Também idealizado por Hermes Frederico, o projeto homenageia alguns dos mais emblemáticos escritores brasileiros da televisão, criadores de clássicos e personagens inesquecíveis, que marcam a teledramaturgia brasileira.

"Donos da História" resgata as recordações e aborda as trajetórias dentro e fora da telinha de consagrados autores: Aguinaldo Silva, Alcides Nogueira, Antonio Calmon, Benedito Ruy Barbosa, Gilberto Braga, João Emanuel Carneiro, Manoel Carlos, Maria Adelaide Amaral, Miguel Falabella, Ricardo Linhares, Silvio de Abreu, Walther Negrão e da dupla Duca Rachid e Thelma Guedes. 

A cada semana, um convidado conta sua história para as câmeras, em depoimentos repletos de emoção e revelações. As memórias profissionais e pessoais desse time renomado ainda são recordadas por declarações especiais de diretores e atores parceiros, que participam da história de cada um deles: Arlete Salles, Ary Fontoura, Betty Faria, Dennis Carvalho, Fernanda Montenegro, Gloria Pires, Juliana Paes, Laura Cardoso, Lília Cabral, Malu Mader, Mateus Solano, Ney Latorraca, Paolla Oliveira, Regina Duarte, Renata Sorrah, Taís Araújo, entre outros.

Além de idealizador do projeto, Hermes Frederico é coprodutor, roteirista e comanda as entrevistas da série por trás das câmeras. Ele é professor de comunicação oral na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), um dos diretores da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) e da Faculdade CAL, e produtor de peças teatrais. "Donos da História" tem direção de Bernardo Portugal e produção da SeuFilme, em parceria com o VIVA. 

* "Donos da História" também poderá ser assistido pelo VIVA Play e pelas plataformas VOD das operadoras NET, VIVO e Oi. Os episódios serão disponibilizados sempre no dia seguinte à exibição na TV. 


VIVA - Canal Globosat
"Donos da História" - Benedito Ruy Barbosa - inédito

Horário principal: 
domingo, dia 4 de junho, às 18h30
Horários alternativos: sábado, dia 10 de junho, às 18h30; e domingo, dia 11 de junho, às 18h

Classificação: Livre

--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado