Começa amanhã em São Paulo a quarta edição da CIRANDA DE FILMES


Primeiro evento com foco em cinema, infância e educação, exibe gratuitamente mais de 60 títulos

Poesia Sem Fim, de Alessandro Jodorowski , Fonte da Juventude, de Estevão Ciavatta e curtas restaurados de Jacques Tati, estão entre os destaques da programação



CIRANDA DE FILMES, primeira mostra de cinema do Brasil com foco em cinema, infância e educação, chega à quarta edição em 2017 com o tema O QUE TE NUTRE? A pergunta provocação motiva a busca do alimento que mais dá sentido à vida de cada um e propõe refletir e debater corpo, razão e emoção.

As seções InéditosHumor à MesaResgateComKidsCarta Branca e Homenagens vão exibir uma cuidadosa seleção de filmes brasileiros e estrangeiros, de variados formatos e gêneros. Rodas de conversa, vivências lúdicas, oficinas e sessões especiais seguidas de encontros com pensadores, educadores, artistas e cineastas farão parte da programação gratuita que estará em cartaz no Espaço Itaú de Cinema | Augusta de 25 a 28 de maio (quinta a domingo).

A pré-estreia do documentário NUNCA ME SONHARAM, de Cacau Rhoden, abre o evento na quarta-feira, 24 de maio. Produzido pela Maria Farinha e Instituto Unibanco, o filme trata dos sonhos dos jovens brasileiros em relação à educação e à vida. Antecede a projeção do filme um sarau de poesia Slam, com curadoria de Roberta Estrela D'Alva e apresentação de Eugenio Lima, ambos do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

FILMES

Outros títulos brasileiros também farão pré-estreia em tela grande na CIRANDA DE FILMES 2017, como os longas Fonte da Juventude, de Estevão Ciavatta; Acabou A Paz! Isto Aqui Vai Virar o Chile-Escolas Ocupadas em São Paulo, de Carlos Pronzato; e Terreiros do Brincar, de Renata Meirelles e David Reeks; e os curtas Verdade Passageira, de Juliana Borges, Pedro Gorski e Roberto Vilela e Waapa, de Paula Junqueira, Renata Meirelles e David Reeks.

Entre os estrangeiros, destacam-se Poesia Sem Fim, longa do chileno Alejandro Jodorowski, exibido na Mostra Internacional de Cinema; Les Oiseaux De Passage, de Olivier Ringer; o turco Rauf, de SonerCaner e BarisKaya; a animação canadense Window Horses, de Ann Marie Fleming e os curtas A Bike A Ride, de Bernard Attal e El Origem de La abundancia, de Juan Gabriel Soler Alarcón.

Além dos inéditos, filmes com propostas temáticas que sugerem reflexão e debate, como Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé, terão sessão especial seguida de bate-papo com os respectivos diretores.

Duas homenagens completam a programação de filmes da Ciranda: a exibição de Diário de Naná, longa de Paschoal Samora; e Língua Mãe, de Fernando Weller e Leo Falcão, em tributo ao percussionista Naná Vasconcelos; e uma seleção de curtas dos mestres do riso, Charles Chaplin, Buster Keaton e Jacques Tati, que estão na seção HUMOR À MESA.

RODAS DE CONVERSA

Nem só de filmes é composta a programação da CIRANDA. Três rodas de conversa vão contemplar os temas Humanidades, Poéticas e Subjetividades, reunindo profissionais de diferentes áreas para pensar junto formas de ação e reação diante de temas relevantes do nosso cotidiano.

Na Roda de Conversa Humanidades, dia 25 de maio, estão confirmadas as participações de Reinaldo Nascimento, Sonia Hirsch e André Gravatá, que fará a mediação do encontroJá na conversa da Roda de Poéticas, na sexta, 26 de maio, Beth BeliChristiane Paoli Quito e Eliane Caffé serão mediadas por Ana Paula Sousa. E no sábado, 27 de maio, a terceira Roda conversará sobre Subjetividades, com a participação de Christian Dunker, Fátima Caldas, Kika Melham e Mariana David.

OFICINAS E VIVÊNCIAS

Além dos filmes e das Rodas de Conversas, a Ciranda de Filmes vai oferecer duas oficinas práticas: preparação artesanal do pão e elaboração do bordado; e uma vivência com exercício de meditação.

REALIZAÇÃO

Com curadoria de Patricia Durães, diretora do Grupo Espaço de Cinema, e Fernanda Heinz Figueiredo, cineasta, a CIRANDA DE FILMES tem o patrocínio do Itaú Unibanco, parceria institucional do Alana, e apoio do circuito Itaú Cinemas e da Aiuê Produtora de Conteúdo.

CURADORAS

  • FERNANDA HEINZ FIGUEIREDO

Dedica-se, juntamente com seus parceiros na Aiuê, à produção de conteúdo relacionado à educação, cultura e sustentabilidade. Sementes do Nosso Quintal, seu primeiro longa, que retrata a experiência de sua escola infantil, a Te-Arte, foi premiado pelo público da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e do Festival du Film d'Éducation na França. Dedica-se hoje a codirigir e produzir a série Coreografia, o desenho da dança no Brasil, que acaba de estrear no Canal Arte1, e a promover encontros e debates sobre educação por meio do audiovisual.

  • PATRICIA DURÃES

Desenvolve há mais de 20 anos projetos e cursos com cinema e educação para a formação de novas plateias. É diretora do Grupo Espaço de Cinema (Cinemas Itaú, Circuito Cinearte e Cinespaço), criadora do Projeto Escola no Cinema e do Clube do Professor e coordenadora do Festival da Juventude da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Na distribuidora Espaço Filmes é responsável pelo lançamento de filmes infantis no Brasil como O Pequeno Fugitivo e O Menino e o Mundo.

PATROCÍNIO ITAÚ UNIBANCO

O Itaú Unibanco apresenta a quarta edição da Ciranda de Filmes porque acredita que a educação e a infância são assuntos de primeira necessidade e que a fruição artística vivida por meio do cinema é inspiração para o desenvolvimento de uma visão crítica do mundo.

PARCERIA INSTITUCIONAL ALANA

O Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que reúne programas na busca pela garantia de condições para a vivência da plena infância. Criado em 2002, o Instituto é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão "honrar a criança".


CIRANDA DE FILMES

De 25 a 28 de maio, quinta-feira a domingo

A programação, com horários dos filmes, rodas de conversas e oficinas, será enviada na próxima semana.


--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho