Funk, jazz, blues, ska e reggae se misturam na sonoridade da pequena orquestra argentina Don Sonorama


 

O grupo é atração de documentário e show inéditos que o SescTV exibe no dia 4/6, domingo, a partir das 21h



Foto: Piu Dip

Concebida em 2011, em Buenos Aires, Don Sonorama é uma pequena orquestra, com sete integrantes, que toca música instrumental dançante, mesclando funkjazzbluesska e reggae. Em sua primeira visita ao Brasil, em novembro do ano passado, o grupo participou de dois programas na capital paulista: um documentário da sériePassagem de Som - no qual seus músicos falam sobre o estilo musical do conjunto; conversam com Greg Fernandes, DJ e pesquisador brasileiro de música jamaicana; e discutem sobre música e futebol com o ex-jogador argentino de futebol Juan Pablo Sorín - e um show da série Instrumental Sesc Brasil, onde tocam composições autorais de seu primeiro álbum. Com direção geral de Max Alvim, as produções estreiam no dia 4/6, domingo, a partir das 21h, noSescTV (Assista também em sesctv.org.br/aovivo).

 

No Passagem de Som, os artistas lembram que o ska, ritmo jamaicano formado por uma fusão de diversos sons, é anterior a outros dois estilos musicais também surgidos naquele país: o rocksteady  e o reggae. "O que caracteriza oska é justamente o ritmo alegre e vibrante que coincidiu com a independência da Jamaica, em 1962", conta Greg Fernandes, que faz parte do Jurassic Sound System, coletivo que estuda as raízes da música jamaicana. De acordo com ele, os músicos produziam essa melodia mais agitada porque pensavam que a vida na Jamaica iria melhorar.

 

Entretanto, segundo o estudioso, depois de um tempo, esses artistas perceberam que não tinham o que comemorar e inventaram o rocksteady, um ritmo mais lento que o ska. O reggae veio depois, em 1968. Os músicos argentinos recordam o dia em que começaram a ouvir música jamaicana e citam como principal referência a banda The Skatalites, considerada por muitos como criadora do ska.

 

Além da música, os integrantes do Don Sonorama também são apaixonados por futebol. E como passar pelo Brasil e não falar sobre o esporte que mexe com o coração de argentinos e brasileiros, e sobre o intercâmbio cultural que há entre essas duas nações? Em um bar, no bairro da Mooca, na capital paulista, os artistas conversam com o ex-craque do futebol argentino e comentarista Juan Pablo Sorín e com sua esposa, a cantora argentina Sol Alac, adepta ao pop rock com um pouco de sonoridade eletrônica. O ex-jogador revela que sua mulher já o levou a diversas apresentações musicais de diferentes estilos, entre elas, shows do Caetano Veloso e do João Gilberto, quando se apresentaram em Buenos Aires.

 

Passagem de Som mostra ainda o ensaio da pequena orquestra para o show da série Instrumental Sesc Brasil, exibido na sequência. No repertório, composições autorais do primeiro álbum, que tem o nome do conjunto, e canções da The Skatalites e do trompetista e compositor norte-americano de jazz Dizzy Gillespie.

--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado