General Sérgio Etchegoyen conversa com Roberto D’Avila sobre a função das Forças Armadas e a atual crise política do país



A GloboNews exibe na noite desta terça-feira, dia 30, a entrevista de Roberto D'Avila com o ministro-chefe da Secretaria de Segurança Institucional Sérgio Etchegoyen. Ele fala sobre a atual crise política no país, sobre a recente determinação do Presidente Temer para que o Exército fosse para as ruas, sobre a real função das Forças Armadas e sobre o crime organizado como a maior ameaça da sociedade brasileira atualmente.

Entre outros assuntos, o general comenta o fato de o Presidente Michel Temer ter convocado as Forças Armadas para garantir a lei e a ordem no Distrito Federal na semana passada, quando alguns edifícios da Esplanada dos Ministérios foram depredados por manifestantes. Foi a primeira vez que o recurso foi utilizado para barrar atos de vandalismo, mas o presidente foi muito criticado por fazer uso das Forças, uma vez que, segundo o Ministério da Defesa, esse recurso é utilizado quando há um esgotamento das forças tradicionais de segurança pública. "Não é bom as Forças Armadas voltadas para a segurança pública. Isso não é as Forças Armadas. Sua principal missão é a defesa da pátria, a defesa externa e, subsidiariamente, a garantia da lei da ordem, como diz a constituição. Mas o emprego banalizado disso não faz sentido. Agora temos tido situações para as quais não se encontra outra solução", pondera o general, que não se opõe às manifestações, mas é contra a violência que contamina os atos.

Sérgio Etchegoyen também reflete sobre o crime organizado atualmente. "O crime organizado hoje é a maior ameaça que a sociedade brasileira enfrenta. Ou o Estado e a sociedade brasileira se insurgem contra isso e encontram instrumentos capazes de fazer frente e desarticular o crime organizado ou corremos o risco de viver o que outros países já viveram ou estão vivendo. Hoje vivemos um momento muito sério no que diz respeito à estruturação das organizações criminosas", reflete o ministro.

A entrevista do general Sérgio Etchegoyen a Roberto D'Avila vai ao ar esta noite, às 21h30, será reexibida amanhã, às 23h30, e nos outros horários de reprise do programa na GloboNews.
--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho