General Sérgio Etchegoyen conversa com Roberto D’Avila sobre a função das Forças Armadas e a atual crise política do país



A GloboNews exibe na noite desta terça-feira, dia 30, a entrevista de Roberto D'Avila com o ministro-chefe da Secretaria de Segurança Institucional Sérgio Etchegoyen. Ele fala sobre a atual crise política no país, sobre a recente determinação do Presidente Temer para que o Exército fosse para as ruas, sobre a real função das Forças Armadas e sobre o crime organizado como a maior ameaça da sociedade brasileira atualmente.

Entre outros assuntos, o general comenta o fato de o Presidente Michel Temer ter convocado as Forças Armadas para garantir a lei e a ordem no Distrito Federal na semana passada, quando alguns edifícios da Esplanada dos Ministérios foram depredados por manifestantes. Foi a primeira vez que o recurso foi utilizado para barrar atos de vandalismo, mas o presidente foi muito criticado por fazer uso das Forças, uma vez que, segundo o Ministério da Defesa, esse recurso é utilizado quando há um esgotamento das forças tradicionais de segurança pública. "Não é bom as Forças Armadas voltadas para a segurança pública. Isso não é as Forças Armadas. Sua principal missão é a defesa da pátria, a defesa externa e, subsidiariamente, a garantia da lei da ordem, como diz a constituição. Mas o emprego banalizado disso não faz sentido. Agora temos tido situações para as quais não se encontra outra solução", pondera o general, que não se opõe às manifestações, mas é contra a violência que contamina os atos.

Sérgio Etchegoyen também reflete sobre o crime organizado atualmente. "O crime organizado hoje é a maior ameaça que a sociedade brasileira enfrenta. Ou o Estado e a sociedade brasileira se insurgem contra isso e encontram instrumentos capazes de fazer frente e desarticular o crime organizado ou corremos o risco de viver o que outros países já viveram ou estão vivendo. Hoje vivemos um momento muito sério no que diz respeito à estruturação das organizações criminosas", reflete o ministro.

A entrevista do general Sérgio Etchegoyen a Roberto D'Avila vai ao ar esta noite, às 21h30, será reexibida amanhã, às 23h30, e nos outros horários de reprise do programa na GloboNews.
--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado