Luis Maluf Art Gallery recebe exposição do artista Alexandre Orion


Mostra individual questiona a relação das pessoas com as imagens

No próximo dia 18 de maio, quinta-feira, a partir das 19 horas, a Luis Maluf Art Gallery, nos Jardins, apresenta a exposição individual e itinerante do artista Orion. A exposição fica em cartaz na Luis Maluf Art Gallery Jardins até o dia 27 de maio. E de 1º de junho a 22 de junho, a mostra será exibida na Luia Maluf Art Lab, na Vila Madalena.

Composta por 17 obras, a mostra do artista multimídia Alexandre Orion, revela um incômodo visual. Construídas em peças de PVC expandidorecortados, a cor turquesa aplicada como background resulta em um efeito similar ao do cromaqui de televisão, onde aquilo que se vê (ou que se escolhe ver) é sempre uma construção.

A cor turquesa é usada em todas as peças do artista, que propõe uma relação conceitual com a ausência, a abstração e a invisibilidade. Como no cromaqui, usado nos falsos cenários, o público que passar pela exposição poderá preencher este vazio, com a imagem mental que melhor lhe convier.

"A obra Inimigo Número Um, por exemplo, apresenta um rosto pintado com os olhos vazados, dando a impressão de ser uma máscara. O que pressupõe que você pode vestí-la ou colocá-la em qualquer espaço. A ideia é fazer alusão ao inimigo cultural, aquele que é inventado de forma midiática. O inimigo da vez, quem escolhe é quem vê: podem ser um imigrante de outra cultura, ou o próprio observador", explica o artista Alexandre Orion.

Paralelamente, a exposição apresenta uma relação explícita com a velocidade e a repetição. Com imagens dispostas repetidamente quadro a quadro, o artista disseca o movimento à semelhança dos arquivosde GIFs, amplamente utilizados nas redes sociais. Com isso, provoca uma reflexão sobre o frenesi e liquidez, com o qual a sociedade contemporânea se relaciona com as imagens e com a identidade humana, diantedos vínculos criados entre as pessoas nestas interfaces"A nossa reaçãàs imagens foi reduzida a uma relação de superfície, de cliques. Nós somos espectadores impacientes e evasivos. Não fruímos a imagem, pelo contrário, a consumimos, como se a absorvêssemosao clicar duplamente nela", finaliza Orion.

--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

INVESTIGADOR PARTICULAR FAMOSO POR SUAS ARTIMANHAS, BRIAN WOLFE RECONSTITUI CASOS DE SEU ARQUIVO EM SÉRIE INÉDITA

BIS estreia terceira temporada de "Versões" em 19 de julho