PROGRAMAÇÃO FUTURA – 22 a 26 de maio



Na segunda-feira, 22/05, às 22h15, o programa Entrevista aborda temas relacionados à cultura, questões étnicos-raciais e juventudes. Apresentado pela ativista Djamila Ribeiro, o episódio da semana recebe MC Linn da Quebrada para debater sobre a solidão da mulher trans.

Na terça-feira, 23/05, às 20h30, o Minha Rua narra a história de Alicia, uma das fundadoras da Associação das Catadoras de Mangaba em Indiaroba (Ascamai), em Sergipe, e luta pela demarcação de uma reserva ecológica de mangabeiras.

Também na terça, às 22h, Sebastiana Quebra-Galho faz compras pela web, num grupo de brecholeiras de Madureira. É aí que conhece a personagem da vez: a Nice, que se uniu a uma rede de mulheres que vivem de suas feiras, brechós e bazares, virando uma verdadeira empreendedora.

        Na quarta-feira, 24/05, às 22h, o Um pé de quê? apresenta a urtiga. Apesar de ser conhecida como a “planta das mil virtudes”, ninguém tem coragem de chegar perto dela. Suas folhas são mundialmente conhecidas e temidas. Mas a urtiga, tão perigosa, é gostosa!

Quinta-feira, 25/05, às 21h, Mundo.DOC exibe “José Mujica – Observador e Crítico de seu tempo”, uma entrevista com Mujica, ex-presidente do Uruguai, que abrange desde a política pública voltada aos mais desassistidos, ao lugar da América Latina em um mundo cada vez mais globalizado.

Em seguida, às 22h, o Janelas de Inovação apresenta a escola municipal Zeferino Lopes De Castro. Turmas multisseriadas, tecnologia, protótipos e trabalho em equipe são apenas alguns diferenciais na metodologia de ensino apostada na Zeferino. É fácil perceber que a conexão está em tudo: netbooks, tablets, ensino e aprendizagem.

Ainda na quinta, às 23h, o segundo episódio de TED -  Compartilhando Ideias, apresenta a palestra “Nossa política para refugiados está fracassando. Veja como podemos consertá-la” de Alexander Betts. Ele oferece soluções para a crise que o mundo enfrenta no acolhimento de refugiados. No estúdio, a jornalista Flávia Oliveira conversa com o sírio Adel Bakkour , que relata sua experiência como refugiado no Brasil.

Na sexta, 26/05, às 21h30, a série Revelando os Brasis apresenta o curta “Sonho Novo”, dirigido por Sandra Oliveira Buriti. O filme conta a história do jovem Romário que vive na região do Curimataú paraibano e sonha em ser universitário, mas a seca o obriga a procurar emprego em outro Estado.

CONFIRA AS SINOPES:

 ENTREVISTA
22/05, segunda-feira, 22h15
Linn da Quebrada - A solidão da mulher trans
A nova temporada da série Entrevista fala de "Cultura, questões étnico-raciais e juventudes". Neste episódio, a apresentadora Djamila Ribeiro, feminista e mestre em filosofia, recebe a performer e terrorista de gênero MC Linn da Quebrada.

23/05, terça-feira, 22h15
Linn da Quebrada - Terrorismo de gênero 
A nova temporada da série Entrevista fala de "Cultura, questões étnico-raciais e juventudes". Neste episódio, a apresentadora Djamila Ribeiro, feminista e mestre em filosofia, recebe a performer e terrorista de gênero MC Linn da Quebrada.

24/05, quarta-feira, 22h15
Gabriele Roza - Negros na universidade 
A nova temporada da série Entrevista fala de "Cultura, questões étnico-raciais e juventudes". Neste episódio, a apresentadora Djamila Ribeiro, feminista e mestre em filosofia, recebe a universitária e militante negra Gabriele Roza.

25/05, quinta-feira, 22h15
Gabriele Roza - Ocupação e militância 
A nova temporada da série Entrevista fala de "Cultura, questões étnico-raciais e juventudes". Neste episódio, a apresentadora Djamila Ribeiro, feminista e mestre em filosofia, recebe a universitária e militante negra Gabriele Roza.

Programa jornalístico baseado em temporadas temáticas de entrevistas, com, aproximadamente, 13 minutos, sem intervalos e sobre a relação de assuntos de interesse público com as trajetórias pessoais dos entrevistados.


MINHA RUA
23/05, terça-feira, 20h30
Alicia
Alícia é uma das fundadoras da Associação das Catadoras de Mangaba em Indiaroba (Ascamai), em Sergipe, e luta pela demarcação de uma reserva ecológica de mangabeiras.

Na terceira temporada da série “Minha Rua”, o apresentador Leandro Firmino volta às ruas do Brasil e faz um tour pela Bahia, Ceará, Sergipe, Minas Gerais e Rio de Janeiro para conhecer mais de perto algumas personalidades já reconhecidas nos locais onde moram pelos trabalhos culturais, ecológicos e sociais que realizam e carisma com todos a sua volta.      


SEBASTIANA QUEBRA-GALHO
23/05, terça-feira, 22h
Very Nice
Sebastiana faz compras pela web, num grupo de brecholeiras de Madureira. É aí que conhece a personagem da vez: a Nice, que se uniu a uma rede de mulheres que vivem de suas feiras, brechós e bazares, virando uma verdadeira empreendedora.

Sebastiana é neta de Nenzinha Machado Salles, autora do livro “Sebastiana Quebra-Galho”. De sua avó, Sebastiana herdou o gosto pelas soluções simples e o hábito de trocar o que sabe com as pessoas. Até que, um belo dia, Sebastiana se deu conta de que o quebra-galho pode ser muito mais do que uma dica doméstica ou um jeitinho caseiro.                   
        
ALMANAQUE SAÚDE
24/05, quarta-feira, 20h30
Cuidado Materno
Mulheres enfrentam desafios de conciliar maternidade e vida profissional. Vamos explorar questões relacionadas à maternidade, amamentação, readaptação ao ambiente de trabalho e construção de vínculos.

Almanaque Saúde traz informações sobre alimentação, esportes e curiosidades. O programa serve como um apoio à gestão das empresas, incentivando atividades de promoção à saúde. A série de 26 episódios de 26 minutos conta com o apresentador Robson, que recebe um especialista em estúdio, e a repórter Mariana, que visita as empresas com projetos voltados à saúde dos trabalhadores, público-alvo do programa.

UM PÉ DE QUÊ? – UM PÉ NA COZINHA
24/05, quarta-feira, 22h
Urtiga
Apesar de ser conhecida como a “planta das mil virtudes”, ninguém tem coragem de chegar perto dela. Suas folhas são mundialmente conhecidas e temidas.. Mas a urtiga, tão perigosa, é gostosa!

De sua cozinha, Regina Casé parte para uma viagem de descobertas, apresentando uma planta comestível a capa episódio, encontrando chefs, indo a cultivos, entrevistando acadêmicos e conhecendo histórias, pessoas e deliciosas receitas.

DESTINO EDUCAÇÃO
25/05, quinta-feira, 20h
Riverside (Índia)
A Riverside School, sediada na Índia foi construída de forma transparente, com poucos muros, espaços abertos e o objetivo de que a aprendizagem dos alunos possa acontecer em qualquer lugar. A escola atende a cerca de 25% dos seus alunos gratuitamente, como uma forma de inclusão das crianças de baixa renda. A Riverside visa a formação de cidadãos na criação de soluções para um mundo melhor.

A série Destino: Educação, idealizada pelo Canal Futura em parceria com o SESI e produzida pela Cinegroup, chega a sua terceira temporada, após uma primeira série de documentários com foco no sistema de educação dos países que se destacaram nas avaliações do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos); e uma segunda temporada nacional, retratando escolas que tiveram um bom desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Destino: Educação - Escolas Inovadoras voltam seu olhar para escolas em todo mundo que adotaram práticas e metodologias visando ao desenvolvimento do aluno em todas as suas dimensões. Estas escolas apresentam novos valores para o ensino e vão além dos modelos tradicionais de educação, dialogando com as questões e demandas da sociedade contemporânea. São escolas que apostam na autonomia do aluno, na personalização do ensino, na aprendizagem baseada em desenvolvimento de projetos, no uso da tecnologia, na construção de espaços maker que estimulem a construção do conhecimento através da prática, e na valorização de competências como liderança, proatividade, comunicação, sociabilidade, cooperação ou talentos artísticos. Ao documentar essas práticas inovadoras, a série vem contribuir para o debate sobre o desenvolvimento da educação no Brasil, mostrando como algumas escolas estão transformando seu modelo de educação através de diferentes experiências em vários países. A terceira temporada terá 13 episódios de 52 minutos, e mostrará escolas do Brasil, Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Finlândia e Índia.

Exibição: quartas-feiras, 14h00
Reprises: sextas-feiras, às 13:30h
Duração: 60 min
Classificação: livre

JANELAS DE INOVAÇÃO
25/05, quinta-feira, 22h
EMEF Zeferino Lopes De Castro
Turmas multisseriadas, tecnologia, protótipos e trabalho em equipe são apenas alguns diferenciais na metodologia de ensino apostada na Zeferino. É fácil perceber que a conexão está em tudo: netbooks, tablets, ensino e aprendizagem.

Com apresentação da filósofa e escritora Viviane Mosé, os documentários sobre iniciativas inovadoras na educação brasileira foram produzidos e dirigidos por jovens realizadores nas 5 regiões brasileiras, que participaram dos projetos Geração Futura Universidades Parceiras e Curtas Universitários.

TURMA DA ROBÓTICA
22/05, segunda-feira, 20h30
Gênius GF5 / SESI Candeias (BA)
Do Sul, vamos ao interior da Bahia descobrir como a robótica está integrada a várias disciplinas de uma escola, da matemática às artes.

23/05, terça-feira, 20h30
Mega Snakes (SP)
Em São Paulo, uma equipa mostra como as dificuldades estimulam a cooperação entre os colegas.

24/05, quarta-feira, 20h30
Bazinga / Kabum / Shazam - Objetivo indaiatuba (SP)
Vamos até Indaiatuba, no interior de São Paulo, para ver como a robótica melhora o rendimento de alunos em todas as matérias.

25/05, quinta-feira, 20h30
Robolon/Vicente Rijo (PR)
No Paraná, a gente mostra como um projeto da Universidade Estadual de Londrina leva a robótica para as escolas públicas da cidade.

O programa Turma da Robótica viaja pelas cinco regiões do Brasil atrás de alunos e professores que são destaques no assunto. Eles compartilham com o espectador suas alegrias em aprender e ensinar robótica, mostram como a matéria deixa as aulas mais interessantes e comprovam que saber montar e programar um robô pode mudar a vida de cada um, reforçando sentimentos de trabalho em equipe e de amizade.


MUNDO.DOC
25/05, quinta-feira, 21h
José Mujica – Observador e Crítico de seu tempo
Uma entrevista com Mujica, ex-presidente do Uruguai, que abrange desde a política pública voltada aos mais desassistidos, ao lugar da América Latina em um mundo cada vez mais globalizado.

TED COMPARTILHANDO IDEIAS
25/05, quinta-feira, 23h
Nossa política para refugiados está fracassando. Veja como podemos consertá-la
Na palestra-ted, Alexander Betts oferece soluções para a crise que o mundo enfrenta no acolhimento de refugiados. No estúdio, o sírio Adel Bakkour relata sua experiência como refugiado no Brasil.

Série de palestras promovidas pelo grupo americano TED - Technology, Entertainment, Design. A neurocientista Suzana Herculano-Houzel recebe convidados diferentes para um bate papo instigante sobre as palestras, abordando temas atuais.

REVELANDO OS BRASIS
26/05, sexta-feira, 21h30
Sonho Novo
Conversamos com Sandra Oliveira Buriti, diretora do curta “Sonho Novo”. O filme conta a história do jovem Romário que vive na região do Curimataú paraibano e sonha em ser universitário, mas a seca o obriga a procurar emprego em outro Estado.

Exibição: sextas-feiras, 21h30
Reprises: segundas-feiras, às 14h e às 2h
Duração: 30 min
Classificação: livre
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

REPÓRTER POLICIAL REVELA INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS SOBRE CASOS DE GRANDE REPERCUSSÃO

“QUILOS MORTAIS” CHEGA À QUINTA TEMPORADA COM NOVAS HISTÓRIAS DE LUTA CONTRA OBESIDADE MÓRBIDA

GNT começa 2017 com documentários inéditos