Série “Invenções da Alma” estreia domingo no Arte 1



Produção foca processo criativo de artistas populares brasileiros que vivem de suas criações, mas nunca estudaram arte formalmente

 

Com 26 episódios, a série documental "Invenções da Alma", uma co-produção do canal Arte1 com a Plural Filmes, estreia neste domingo, dia 7 de maio, às 22h. Cada capítulo centra-se no processo criativo de um artista popular brasileiro.

A série atravessa o Brasil para apresentar um amplo panorama da arte popular brasileira e, paralelamente, revelar a formação de um povo e a abordagem artística de suas particularidades. Participam da produção pintores e gravuristas, escultores e mamulengueiros com algo em comum: o fato de não terem estudado artes formalmente. "Com a série 'Invenções da Alma', o Arte 1 amplia a sua cobertura no cenário da arte brasileira em uma direção muito rica e pouco divulgada", afirma Luciano Cury, diretor de conteúdo do Arte 1. 

Acompanhando o processo de criação no ateliê e no entorno, a produção investiga a fonte de inspiração de cada criador. Da pintura naïf, passando pelas esculturas em barro e madeiras até as rendas, "Invenções da Alma" é um retrato da cultura popular brasileira e do coração de seus artistas. 

"A exibição no canal propõe dialogar diretamente com um público que já possui um interesse natural pelas artes, divulgando o trabalho de tantos artistas, muitos desses fora da mídia convencional e sem acesso aos meios de promoção de seus trabalhos, todos únicos e especiais em suas estéticas", conclui Marcia Paraíso, diretora e roteirista da série.  

Assista ao teaser do primeiro episódio: https://vimeo.com/214926271

Confira abaixo os episódios da 1ª temporada:

1 - Artista: Artistas do Alto do Moura

Episódio: "Os Herdeiros de Vitalino"

Técnica: Escultura em barro

Local: Caruaru/PE

O Alto do Moura, em Caruaru, Pernambucano, é onde Mestre Vitalino viveu e criou suas peças de barro. Hoje, no local, há uma grande concentração de artistas e ateliês que vivem da transformação do barro em arte retratando bois, cavalos, cangaceiros, trio de forrozeiros e cenas cotidianas. 

Assista ao teaser do primeiro episódio: https://vimeo.com/214926271

Escultura de cangaceiro é uma das cenas do cotidiano retratadas em barro

2 - Artista: Ciro Fernandes

Episódio: "Cravado no Cangaço"

Técnica: Xilogravura

Local: Rio de Janeiro/RJ

O xilogravurista Ciro Fernandes expõe sua origem sertaneja pautada no mundo da literatura de cordel e, sobretudo, na cultura nordestina. Ele já foi ilustrador do Jornal do Brasil e fez capas de livros para Raquel de Queiroz, Ana Maria Machado, Gilberto Freire.

3 - Artista: Helena Coelho

Episódio: "A Beleza do Simples"

Técnica: Pintura em tela

Local: Rio de Janeiro/RJ

Depois de se aposentar, Helena Coelho passou a se dedicar à sua vocação artística. A pintora realizou exposições no Museu Internacional de Arte Naif no Rio de Janeiro e da Bienal de Arte Naif de Piracicaba, sempre retratando a capital fluminense em cores vibrantes.

4 - Artista: Nêgo

Episódio: "O Jardim do Pássaro"

Técnica: Escultura em barro

Local: Nova Friburgo/RJ

Geraldo Simpício, mais conhecido como o artista Nêgo, iniciou seu trabalho com restauração de imagens sacras e desenvolve, há mais de 20 anos, esculturas vivas moldadas no barranco de seu sítio, em meio a Mata Atlântica carioca.

5 - Artista: João das Alagoas

Episódio: "O Mestre do Boi"

Técnica: Escultura em barro

Local: Capela/AL

O episódio revela a história de João das Alagoas, que carrega a cultura da zona rural da região de Capela. Representando bois moldados em alto relevo, inspirou diversos artistas locais. 

6 - Artistas: Sil, Nena, Galego, entre outros

Episódio: "Os Discípulos do Mestre"

Técnica: Escultura em barro

Local: Capela/AL

Representantes de uma nova geração dos artistas do barro, Nena, Sil e Galego iniciaram seus trabalhos no ateliê de João das Alagoas e seguiram produzindo esculturas com bois como protagonistas e expressando os costumes da região, cada um com sua leitura e técnica.

7 - Artista: Nicola

Episódio: "Formas do Sagrado"

Técnica: Escultura em madeira

Local: Jaboatão/PE

As esculturas em madeira do artista Nicola se espalharam pelo Brasil e pelo exterior. Atualmente suas peças, na maioria anjos e asas, fazem parte das exportações da cultura pernambucana para os Estados Unidos e a Europa.

8 - Artista: Zuza

Episódio: "Olhares Santos"

Técnica: Escultura em barro

Local: Tracunhaém/PE

Mestre Zuza esculpe a sua origem africana e indígena nas feições de santos de barro, contrariando as tradicionais imagens sacras europeizadas. Sua peça mais emblemática é chamada Xifópaga, um monstro originado da ligação de dois indivíduos na altura do tórax. 

9 - Artista: Ermelinda Almeida

Episódio: "O Vulcão Azul"

Técnica: Pintura em tela

Local: Rio de Janeiro/RJ

Nome de expressão no cenário da arte naif, Ermelinda se utiliza da cor azul na composição da maioria dos seus quadros. Expôs e foi premiada em coletivas na Bélgica e no Salão de Piracicaba.

10 - Artista: Fida

Episódio: "Vento Ancestral"

Técnica: Cataventos em madeira

Local: Garanhuns/PE

Aprendiz da técnica de manuseio da madeira do povo da Quilombola do Timbó, mestre Fida conta com simplicidade como criou seus cataventos, esculpidos em madeira.

11- Artista: Tiago Amorim

Episódio: "O Sentir do Barro"

Técnica: Escultura em barro

Local: Olinda/PE

Misturando elementos da arte popular com formas elegantes e sóbrias e experimentando tipos e texturas do barro, Tiago Amorim esculpe pássaros, peixes e mulheres.

 12 - Artista: Tercília dos Santos

Episódio: "Sonhos em Cor"

Técnica: Pintura em tela

Local: São José - SC

Depois de um sonho revelador, Tercília dos Santos diz ter acordado com a habilidade de pintar. Duas décadas depois, ela calcula ter produzido mais de 300 quadros. Seu estilo tem como foco principal a arte naïf.

13 - Artista: Miro

Episódio: "O Real é Fantasia"

Técnica: Mamulengo

Local: Carpina/PE

Representante da nova geração do mamulengo de Carpina, Miro busca sustentabilidade e autonomia para a sua arte ao transformar madeira e tecido em bonecos. 

--
Line-UP - Divulgação de Programação e Distribuição de Canais de TV.
http://www.lineup.net.br
http://blog.lineup.net.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado